Atualização – 19 de fevereiro

O novo manual para líderes e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (anunciado pela primeira vez em janeiro) está agora disponível em inglês em sua versão online e no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Nove dos 38 capítulos foram completamente reescritos e uma seção de outro capítulo foi atualizada. Veja o resumo das alterações abaixo e também uma lista das perguntas frequentes.

O intitulado Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, substitui o Manual 1 (para presidentes de estaca e bispos) e o Manual 2 (para todos os outros líderes). O novo manual (em formato apenas digital, com algumas exceções para algumas áreas) é acessível a qualquer pessoa e será atualizado regularmente para dar a flexibilidade necessária para ajudar milhares de líderes em todo o mundo a adaptar os vários programas, políticas e procedimentos da Igreja às suas circunstâncias com amor e cuidado.

Na versão publicada hoje, cerca de 80% do conteúdo foi transferido dos manuais antigos e reorganizado em uma nova estrutura. Por que só nove capítulos foram reescritos? Com mudanças em vários capítulos importantes concluídos em 2019, os líderes da Igreja decidiram agilizar a produção de um novo manual combinado em vez de atualizar os recursos antigos.

“O nosso plano original era reescrever completamente o manual e depois traduzi-lo. Isso nos deu uma data aproximada de entrega para 2022”, disse o Élder Anthony D. Perkins, Diretor Executivo do Departamento de Correlação da Igreja, que supervisiona a criação do manual. “Mas quando esses primeiros capítulos ficaram prontos, a Primeira Presidência e [Quórum dos] Doze sentiram que as atualizações eram importantes o suficiente para serem publicadas o mais rápido possível.”

A Igreja de Jesus Cristo acredita na revelação contínua dos profetas e apóstolos.

“E isso significa que a Igreja é verdadeira e viva. As coisas podem mudar”, disse Élder Perkins. “Ter um manual que é amplamente distribuído digitalmente nos permite atualizá-lo a medida que uma nova revelação é recebida enquanto a Igreja vai em novas direções como parte de seu crescimento mundial.”

Muitas mulheres e homens Santos dos Últimos Dias não estavam familiarizados com os manuais anteriores da Igreja — especialmente o Manual 1. Cada um dos capítulos atualizados disponibilizados hoje é baseado em princípios e tem ampla aplicação para todos os membros da Igreja.

“É tão importante que os membros compreendam — tanto homens como mulheres — que Deus está nos dando o Seu poder para então podermos sair e fazer as coisas que Ele nos pediu para fazer”, disse a Irmã Reyna I. Aburto da presidência geral da Sociedade de Socorro, que estava diretamente envolvida na criação do novo manual. “E Ele também nos deu Sua autoridade para que possamos receber revelação e obter Sua ajuda e Sua orientação a cada passo deste caminho.”

Os nove capítulos atualizados (todos os 38 serão reformulados até 2021) refletem um novo tom e uma nova abordagem que tem sido levada em consideração há vários anos.

“Se você olhar para a evolução do manual nos últimos cem anos, ele tem evoluído desde procedimentos administrativos até uma voz mais ministerial”, disse Élder Perkins. “O que queremos dizer com isso é que os manuais anteriores tinham sido projetados para grandes unidades — por exemplo em Utah — e precisamos de um manual que possa ser aplicado em unidades menores.”

A Irmã Aburto, uma nativa da Nicarágua que faz parte de um comitê que se reúne regularmente para rever cada palavra do manual, disse que o tom ministerial do texto ajudará líderes de diferentes origens a melhor compreender e aplicar seus princípios. Ela disse que sua experiência como tradutora profissional tem sido especialmente útil no processo de revisão.

“Tentei encontrar lugares onde a tradução [do inglês para o espanhol] poderia ser complicada e difícil”, disse ela. “Eu tentei me certificar de que a linguagem estivesse clara, para que quando fosse traduzida, o verdadeiro significado permanecesse na tradução.”

O manual está sendo traduzido para 51 idiomas o mais rápido possível. Os líderes da Igreja em congregações que não falam inglês devem usar os manuais antigos até que a nova versão esteja disponível em seu idioma.

Outra vantagem de um manual essencialmente digital é que ele acomoda diferentes estilos de aprendizagem.

“Algumas pessoas aprendem lendo, outras observando”, disse Élder Perkins. “E por isso o manual contará com vídeos incorporados mostrando como fazer algo.”

Abaixo, encontramos um resumo do novo conteúdo do manual.

preparación para el templo

Resumo dos nove capítulos re escritos

1: O plano de Deus e o papel dos membros no trabalho de salvação e exaltação

Este capítulo é novo e ajuda os Santos dos Últimos Dias a compreender o plano de felicidade de Deus, o trabalho de salvação e exaltação (a estrutura organizadora para o Manual Geral) e o propósito de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

2: Apoiar os indivíduos e as famílias no trabalho de salvação e exaltação

Os Santos são ensinados sobre o papel da família no plano de Deus, o papel central do lar no trabalho de salvação e exaltação e a relação entre o lar e a Igreja.

3: Princípios do Sacerdócio

Líderes e membros aprendem o que é o sacerdócio, qual é a sua origem e como ele  funciona e abençoa vidas. Isso inclui a verdade de que todos os Santos dos Últimos Dias, independentemente de seu gênero ou designação na Igreja, exercem a autoridade conferida do sacerdócio quando lhes são dadas oportunidades formais para servir em suas congregações. “Todos os membros da Igreja que cumprem com seus convênios – mulheres, homens e crianças — são abençoados com o poder do sacerdócio de Deus em suas casas para fortalecer a si mesmos e suas famílias”, diz a conclusão do capítulo.

4: Liderança na Igreja de Jesus Cristo

Os membros são ensinados sobre princípios para liderar como Cristo, incluindo como se preparar espiritualmente, aconselharem-se juntos e promover a união dentro de uma congregação e a importância de delegar..

15: Seminários e institutos de religião

Este capítulo descreve o programa de Seminário da Igreja (educação religiosa para adolescentes) e o programa do Instituto (instrução religiosa para os Santos dos Últimos Dias com idades entre 18 e 30 anos). O texto indica também aos leitores que acessem CES.ChurchofJesusChrist.org para mais informações sobre as escolas de ensino fundamental e médio, BYU–Pathway em todo o mundo e instituições de ensino superior da Igreja.

18: Ordenanças e bênçãos do sacerdócio

Este capítulo inclui links de recursos e vídeos instrutivos que mostram como realizar muitas das ordenanças do sacerdócio da Igreja. Mais vídeos serão adicionados com o tempo.

32: Arrependimento e conselhos de membros da Igreja

Este capítulo (anteriormente conhecido como” disciplina na Igreja”) tem revisões significativas. Aqui temos um guia para os líderes, de uma forma mais sequencial, por meio de decisões e ações importantes necessárias para ajudar as pessoas a se arrependerem de um pecado grave. O capítulo também foca em como ajudar a proteger os outros daqueles que representam uma ameaça física ou espiritual.

Ocorreram mudanças significativas na terminologia. Os conselhos disciplinares são agora chamados “conselhos de membros”*. Como antes, estes conselhos são uma expressão de amor, esperança e preocupação, projetados para ajudar os Santos dos Últimos Dias durante seu processo de arrependimento. Além disso, em vez de serem “desassociados”, os membros recebem “restrições formais de participação.”* E a excomunhão é agora rotulada como “retirada de participação.”*

“A idéia por trás dessas mudanças terminológicas é garantir que entendamos que quando cometemos um erro em nossa vida o Senhor está sempre estendendo Seus braços de misericórdia”, disse a irmã Aburto.

*tradução não oficial

36: Criar, mudar e nomear novas unidades

Este capítulo fornece orientações sobre a criação e ajuste de estacas, alas e ramos.

37: Estacas, alas e ramos especializados

Aqui, líderes e membros aprendem os parâmetros para criar estacas, alas e ramos que atendem a grupos específicos. Incluindo aqueles que falam uma língua específica, são estudantes, são solteiros, vivem em um centro de cuidados ou estão em alguma outra circunstância única.

Seção atualizada

38.6: Políticas e diretrizes da Igreja

As políticas e procedimentos da Igreja sobre uma variedade de questões morais estão delineadas aqui. Algumas políticas são novas, algumas foram atualizadas e outras podem ser atualizadas no futuro. Estas políticas morais incluem aborto, abuso, inseminação artificial, controle de natalidade, pornografia infantil, incesto, fertilização in vitro, casamentos entre pessoas do mesmo sexo, educação sexual, abuso sexual, futuros pais solos, doação de esperma, suicídio, esterilização cirúrgica, maternidade de substituição e um novo tópico sobre indivíduos transgêneros. Em conexão com isso, o conteúdo do site Mórmon e Gay mudou-se para uma nova parte de ChurchofJesusChrist.org (inglês), com um novo link. Uma nova seção de ChurchofJesusChrist.org para os transgêneros (inglês) também está disponível.

“Há uma série de políticas morais que agora colocamos no papel, que refletem a posição da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze”, disse Elder Perkins. “Uma dessas políticas morais, que é nova, está em torno de pessoas que se identificam como transgêneros. A razão pela qual esta política foi adicionada é porque tivemos um aumento nas perguntas vindas de bispos e presidentes de estacas dizendo: “Quais são as orientações para uma pessoa transgênero na Igreja? “A política de transgêneros afirma que todos são bem-vindos para frequentar nossas reuniões e que devemos criar um ambiente caloroso e acolhedor para todos – incluindo pessoas que se identificam como transgêneros. Ao mesmo tempo, a política esclarece que algumas coisas na igreja são específicas de gênero.”

Os líderes da Igreja continuarão a revisitar e atualizar as políticas e diretrizes do manual conforme necessário.

Fonte: Newsroom.ChurchOfJesusChrist.org


30 de janeiro – Em fevereiro Igreja publicará o novo manual geral para líderes e membros

Nesta quinta-feira (29 de janeiro), um novo manual para todos os líderes e membros foi apresentado às Autoridades Gerais e Oficiais Gerais da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Este manual mais acessível, foi criado sob a direção da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos. O manual intitulado como ‘Manual Geral: Servindo em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’, substituirá o Manual 1 (para presidentes de estaca e bispos) e Manual 2 (para líderes no geral).

Novo Manual

O novo livro será apenas digital e estará disponível ao público. Seu conteúdo será atualizado regularmente, oferecendo a flexibilidade necessária para ajudar milhares de líderes em todo o mundo a se adaptar aos vários programas, políticas e procedimentos da Igreja às suas circunstâncias com carinho e cuidado pastoral.

“Este novo manual faz parte da Restauração contínua do evangelho de Jesus Cristo que começou a 200 anos atrás”, disse o Élder D. Todd Christofferson, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, que ajudou a apresentar o novo manual aos líderes da Igreja.

“Esta Restauração tem sido e continuará a ser um processo de aprendizado sobre como ministrar como Jesus, para um mundo ricamente diversificado. Oramos para que este novo manual ajude os líderes da Igreja a usar os dons que receberam de Deus, para continuar a abençoar vidas através de seus ministérios. Sabemos que nesta Igreja há espaço para todos.”

38 capítulos

O novo manual terá 38 capítulos, que serão disponibilizados ao público em Inglês no site ChurchofJesusChrist.org e no aplicativo Biblioteca do Evangelho em 19 de fevereiro de 2020.

A tradução para 51 idiomas já começou. Nove capítulos já foram atualizados para refletir o novo tom e abordagem. Aproximadamente 80% do conteúdo será transferido do manual atual e reordenado em uma nova e reorganizada estrutura.

Os 29 capítulos remanescentes serão atualizados entre 2020 e 2021. Uma versão detalhada do novo conteúdo no manual, será postada em 19 de fevereiro em newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

Fonte: newsroom.churchofjesuschrist.org