fbpx

Estaria o Mar Morto Se Restaurando de Acordo com a Profecia?

No dia 27 de Julho de 2016, a mídia de Israel relatou que o Mar Morto está tornando-se “saudável” de acordo com profecias do Velho Testamento citadas em Zacarias 14:8 e Ezequiel 47:8-9.

Zacarias 14:8 relata:

“Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.”

Ezequiel 47:8-9 afirma:

“Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.”

O Vale da Jordânia, aonde o Mar Morto está localizado, é uma localização de grande irregularidade, correndo do Norte ao Sul através do centro. Outra falha corre do Oeste através do Monte das Oliveiras. As montanhas no Oeste são aquelas que incluem o Monte das Oliveiras e divide Jerusalém do Deserto Judeu. Os sítios arqueológicos de Qumran and Masada se encontram nestas montanhas. As montanhas ao leste do Mar Morto são as Montanhas de Moabe estão localizadas na Jordânia.

map of Jordan Rift Valley

Quando as cinco cidades da localidade foram destruídas nos tempos de Abraão (incluindo Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Bela), Esta planície exuberante e verdejante se tornou um inferno. Haviam já poços de alcatrão na área, provando sua atividade sísmica, mas agora afundaram-se completamente. O local do Mar Morto já é o ponto mais baixo da terra em uma elevação de mais de 395 metrosmais baixos do nível do mar. O próprio Mar Morto está aproximadamente no mesmo nível de profundidade.

Quão salgado é o Mar Morto?

A concentração de sal em águas salgadas é de aproximadamente 35 em cada 1000 partes. A concentração de sal nos Grandes Lagos Salgados dependem de quão cheios estão. Quanto mais baixo for o nível do lago, mais salgado se torna. A medida tem variado de um pouco menos salgado do que águas salgadas convencionais para aproximadamente 280 partes a cada 1000. Isso é aproximadamente 28% e não é possível para água tornar-se muito mais salgada do que isso.

O Grande Lago Salgado pode sustentar vida. É o habitat de milhões de aves nativas, camarões e gaivotas. Mas o que dizer do Mar Morto? Chamado em Hebraico de “mar salgado” ou “mar da morte,” o Mar Morto tem a salinidade de 340 a cada 1000 partes, ou mais de 34% em salinidade. Na verdade, algumas pessoas já morreram sufocadas devido a seu conteúdo.

Apenas quantias mínimas de vida já foram encontradas no Mar Morto, e se trata apenas de minúsculas bactérias e pequenos fungos.

Mas recentemente, algumas pessoas tem notado a presença de peixes e patos.

Água fresca no Mar Morto?

O nível de água do Mar Morto tem decaído e encolhido. Isso acontece porque água tem se divergido do Rio Jordão que o alimenta, e por causa do efeito de evaporação à medida que o sal é colhido. Com a diminuição do Mar, buracos marítimos tem sido abertos em suas extremidades.

À medida que a água salgada diminui, água fresca preenche o mar e dissolve as camadas de sal, criando grandes cavidades subterrâneas. Dentro das irregularidades, o sal dissolvido é menos estável e mais suscetível a ser preenchido por água fresca, o que termina por abrir ainda mais os buracos. Estes buracos são perigosos para turistas e até mesmo para automóveis.

Alguns destes afundamentos alinham as margens do Mar Morto. Eles contém água fresca e estão começando a sustentar vida.

Seriam estas descobertas apoiadas por profecias?

As montanhas do Oeste do Mar Morto aonde Ein Gedi está localizado são exuberantes oásis com cachoeiras e lagoas de água doce em abundância.

Ein Gedi

 

Quando chove, enchentes acontecem frequentemente, o que torna perigoso o tráfego de carros nas rodovias ao Oeste do Mar Morto. Água fresca pode vir de lá ou de águas subterrâneas.

Estas águas tem por muito tempo sido parte do local, entretanto. Portanto, esta água que enche os buracos não parecem ser um prenúncio da Segunda Vinda. Mas o que dizer do futuro?

Líderes de Israel tem considerado ( e debatido) dois enormes projetos de usinas hidrelétricas. Uma é chamada de Med-Dead, onde uma via fluvial seria construída trazendo água do Mediterrâneo ao Mar Morto. A outra é chamada de Red-Dead, aonde uma via fluvial seria construída do Mar Vermelho para o Mar Morto. Agora, estamos falando de uma quantia gigantesca de água.

Ezequiel disse,

“E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.” (Ezequiel 47:4-5)

Ezequiel se referia a uma quantidade enorme de água, que se originaria de baixo do templo.

Água abaixo do Monte do Templo em Jerusalém

Rumores de águas começando a fluir abaixo do monte do templo tem sido discutidos por décadas. Qualquer fluxo de água entre as pedras antigas desencadeia uma inundação de fervor messiânico entre judeus e cristãos religiosos.

Mas o Instituto do Templo, que tem feito seu melhor para preparar-se para o terceiro templo que virá, é incapaz de encontrar uma fonte original ou qualquer testemunhas real para provar que isto está acontecendo ou que tenha acontecido no passado recente.

Mas e se o Terceiro Templo não for no Monte do Templo?

Aha! Isso mudaria todo o cenário. Um arqueólogo, Vendyl Jones, que faleceu em 2010, propôs que a melhor localização para o Terceiro Templo seria em Gilgal, perto de Jericó e do Rio Jordão, ao norte do Mar Morto. A terra seria incontestável por rivais religiosos, e é o local aonde os Israelitas cruzaram o Jordão rumo à Israel, e aonde eles ungiram seus reis.

Qualquer indivíduo poderia certamente imaginar uma inundação fluindo para o sul no Mar Morto a partir daí, especialmente se a fenda do Jordão se deslocasse um pouco.

Gilgal map

O que você acha? Estaríamos vendo os sinais dos tempos acontecerem em frente de nossos olhos como relatado pela mídia Israelense?

Artigo originalmente publicado no Mormonhub.com e traduzido por Luiz Botelho.

| Notícias
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
Eleições - A Igreja SUD apoia e ora pelo candidato eleito
Primeira Presidência parabeniza Donald Trump, presidente eleito dos...
Cinco coisas que você precisa ver quando visitar o Museu de história...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *