fbpx

Igreja colabora com Muslim Aid para construir 2.720 estufas na Bósnia

Estufas na Bósnia

O que começou como uma doação de 20 estufas em 2014 tornou-se uma colaboração muito maior entre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Muslim Aid. Até à data, cerca de 2.720 estufas foram doadas a famílias na Bósnia e Herzegovina.

Desde o início do século 21, até 31% da população da Bósnia E Herzegovina tem lutado contra o desemprego.

Em 2014, quando a taxa de desemprego pairava em cerca de 27% da população do país, a Igreja de Jesus Cristo determinou que seria mais eficaz fazer parceria com uma instituição de caridade altamente respeitada como a Muslim Aid para iniciar o projeto das estufas.

Estufas na Bósnia

Plantação de tomates em estufa na Bósnia.

Ao proteger as culturas de condições meteorológicas adversas e imprevisíveis, as estufas triplicam a duração da estação de cultivo na Bósnia e duplicam a colheita das plantas cultivadas. Em essência, isso multiplica efetivamente os ganhos agrícolas por seis, permitindo que as famílias se alimentem e vendam o excedente.

As estufas não são doadas sem dar aos beneficiários as melhores condições de sucesso. Cada indivíduo ou família que recebe uma estufa também recebe formação presencial por um engenheiro agrónomo qualificado, recebe sementes e mudas para o seu primeiro ano de produção e é acompanhada regularmente.

A doação de uma estufa, juntamente com as sessões de formação, é um presente que nunca termina. Cerca de 90% das estufas concedidas há cinco ou mais anos continuam a funcionar.

Estufas na Bósnia

Haris Alajbegovic e seus dois filhos em frente a sua estufa.

É o caso de Elkaz Hussein, de 50 anos, que, juntamente com a sua mulher, ganha a vida vendendo o seu excedente de pimentões e tomates. Embora Elkaz teve dificuldade em encontrar trabalho no passado devido às suas lutas contra um transtorno mental e a condição de refugiado, ele agora desfruta de maior auto-suficiência. Este ano, Elkaz e a sua mulher estão plantando morangos na esperança de aumentar os seus lucros.

Para Haris Alajbegovic, de 34 anos, o projeto de estufa deu-lhe a tranquilidade de ter alimentos saudáveis, livres de pesticidas, para alimentar a sua família, incluindo os seus dois filhos. “Isso não tem preço”, diz ele.

Uma organização não governamental internacional baseada na fé, a Muslim Aid se esforçam para ajudar os pobres a superar o sofrimento em países de toda a África, Ásia e Europa.

Fonte: Newsroom.

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *