fbpx

Igreja recebe Prêmio de Boa Vizinhança por esforço humanitário

humanitário 9

A Igreja recebeu recentemente o Prêmio de Boa Vizinhança dado pela Câmara de Comércio Estados Unidos-México, a primeira organização religiosa a receber esta honra, de acordo com o Departamento de Assuntos Públicos da Igreja.

O prêmio foi entregue dia 24 de maio na sede da Organização dos Estados Americanos, em Washington, D.C. Troy Dow, membro da Comissão de Assuntos Públicos da Igreja e o Élder Gordon Smith, 70 de área e ex-senador do Oregon, receberam o prêmio em nome da Igreja e de seus 16 milhões membros.

Stuart Dye e Duane Zobrist, ex-presidentes da Câmara de Comércio, entregaram o prêmio, e durante a cerimônia o sr. Dye descreveu a Igreja como “um dos principais recursos para salvar vidas e prestar assistência a diversas pessoas em circunstâncias devastadoras”.

Dados dos esforços humanitários

Ele continuou dizendo que durante os meses posteriores aos furacões Maria, Irma e Harvey, entre 11 e 16 mil voluntários mórmons do programa Mãos que Ajudam, foram continuamente mobilizados e distribuídos em todas as áreas dos desastres. O sr. Dye chamou a ação de “a resposta mais rápida já realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a  desastres naturais”. Os voluntários ajudaram a limpar mais de 15 mil lares. No México, mais de 150.000 casas foram danificadas por terremotos, e a Igreja forneceu centenas de toneladas de suprimentos e ajudou a reconstruir mais de 350 casas.

Dye disse que o total de horas de serviço voluntário pelos membros da Igreja nos Estados Unidos, em Porto Rico, nas Ilhas Virgens e no México passaram de 1 milhão.

“Esses milhares de voluntários SUD se prontificaram ajudar não somente os membros de sua Igreja, mas os vizinhos e comunidades inteiras que não eram seus conhecidos limpando, salvando e reconstruindo”, disse Dye.

Por que a Igreja faz trabalho humanitário?

Durante a cerimônia de premiação, o Élder Smith agradeceu os parceiros humanitários da Igreja, que incluem a Cruz Vermelha Americana e a Globus Relief, de Utah.

Ele também tentou responder à pergunta: “Por que a Igreja faz trabalho humanitário?”

“Porque somos discípulos de Jesus Cristo, nos esforçamos para viver e servir como Ele viveria e serviria”, disse ele. “Este esforço foi simplesmente uma manifestação do nosso amor cristão e do nosso compromisso com o Seu discipulado”.

O Élder Smith disse que embora a Igreja não realize o trabalho humanitário para receber reconhecimento, o Prêmio de Boa Vizinhança coloca a Igreja  “no mapa” entre as pessoas que ainda valorizam os princípios eternos de bondade, compaixão e serviço. O prêmio também “derruba fronteiras” durante a época de maior controvérsia sobre o assunto “fronteira Estados Unidos-México”.

“Acredito em ‘derrubar fronteiras’ no sentido de reconhecermos que a nossa relação com o Pai Celestial não tem fronteiras”, disse ele.  “Isso prova que entendemos a nossa relação um com o outro, sem considerar a nacionalidade, raça, etnia ou mesmo religião e que somos todos filhos de Deus. Todos merecem a nossa compaixão, caridade e nosso serviço quando estamos em tempos de grande necessidade.”

Finalidade do prêmio

De acordo com o site da organização, o Prêmio de Boa Vizinhança “homenageia os líderes do setor público e privado por sua visão e compromisso com as relações mutuamente benéficas entre o México e os Estados Unidos”. A relação EUA-México é importante para as relações hemisféricas e a Câmara “saúda os indivíduos e as corporações que lideraram o caminho para uma maior cooperação e parceria entre as nações”.

Mais homenageados

Outras pessoas e organizações que receberam o Prêmio de Boa Vizinhança incluem o embaixador Thomas A. Shannon, subsecretário do Departamento de Assuntos Políticos de Estado dos EUA, a sra. Roberta S. Jacobson, embaixadora dos EUA no México, a Cruz Vermelha Americana e a Cruz Roja Mexicana por seus esforços unidos durante os furacões Harvey, Irma e Maria e o terremoto no México.

A Câmara de Comércio Estados Unidos-México foi criada em 1973 como uma associação de negócios sem fins lucrativos  “para promover o comércio, investimento e negociações conjuntas em ambos os lados da fronteira”. Atualmente é “a organização de negócios binacional que lidera o trabalho para construir relações comerciais e de investimento mutuamente benéficas nas Américas”, e sua missão é promover o negócio entre os Estados Unidos e o México, de acordo com seu site. Operam por meio de nove escritórios no México e oito nos Estados Unidos.

Fonte: LDSChurchNews

Relacionado:

https://mormonsud.net/noticias/o-auxilio-vitimas-do-furacao/

| Notícias
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
copa do mundo
Sister Aburto compartilha milagre familiar durante a Copa do Mundo
crise
Sobrevivendo a uma crise de fé (e como os membros da Igreja podem...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *