fbpx

A Igreja de Jesus Cristo auxilia povo de Tonga após erupção vulcânica

Erupção Vulcânica em Tonga

No último sábado, 15 de janeiro de 2022, um vulcão submerso localizado a cerca de 64 km de Tongatapu, Tonga entrou em erupção e causou tsunamis e uma poeira vulcânica que atingiu a capital do país, Nuku’alofa e outras ilhas. Ainda não há relatórios oficiais sobre os danos ou mortes em Tonga causados pela erupção vulcânica.

Segundo a CNN, o vulcão já havia sofrido algumas erupções, mas a do dia 15 de janeiro foi a maior já registrada em todo o planeta em mais de 30 anos.

No site da Sala de Imprensa de Tonga de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, lemos as seguintes informações, que estão sendo atualizadas sempre que possível, sobre o ocorrido.

O Élder Ian S. Ardern, Presidente da Área do Pacífico de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, disse hoje (17 de janeiro): “Estamos orando fervorosamente por nossos irmãos e irmãs em Tonga e por seus entes queridos em todo o mundo que esperam por notícias. Estamos trabalhando com o governo e outras autoridades da região para identificar necessidades urgentes e como podemos apoiar os esforços para aliviar o sofrimento e ajudar as comunidades a se reerguerem após este desastre. É em momentos como esses que somos gratos pela generosidade dos membros da Igreja que doam ao fundo humanitário da Igreja, pois haverá necessidade de assistência temporal em Tonga”.

Os líderes da Igreja em Tonga não estão cientes de nenhuma perda de vida em Tongatapu, a principal ilha de Tonga. Relatórios de ilhas externas ainda estão sendo feitos, mas as linhas de comunicação estão inoperantes e o mar agitado está dificultando os esforços, embora a Marinha de Tonga tenha agora conseguido entrar no mar para coletar mais informações.

Os missionários que servem na Missão Tonga Nuku’alofa estão seguros. Devido aos canais de comunicação serem para as ilhas externas, nenhum contato foi feito, até o momento, com os missionários da segunda missão de Tonga, a Missão Tonga Outer Island.

Há danos significativos causados ​​pela água em casas e empresas costeiras em Tongatapu. Há comunicação telefônica em Tongatapu, mas não internacional ou entre as Ilhas de Tonga. As linhas telefônicas internacionais não estão funcionando devido ao que se suspeita ser problemas com o cabo de comunicação subaquático.

O governo da Nova Zelândia informou no fim de semana que planeja enviar um voo de vigilância na segunda-feira, se as circunstâncias permitirem. No momento, as cinzas vulcânicas estão impedindo os voos.

As cinzas pararam de cair no início da tarde de domingo (horário de Tonga), mas deixaram um filme de cinzas vulcânicas negras em toda a ilha. Nas palavras do líder local da Igreja, Élder Inoke Kupu: “Há apenas uma cor em Tonga agora, e é uma poeira escura”.

A Igreja irá auxiliar na distribuição de 50 mil máscaras doadas, já em Tonga, enviadas anteriormente para fins de pandemia. As máscaras estão sendo distribuídas para evitar a inalação da poeira vulcânica.

Os líderes da Igreja continuam a manter contato com autoridades governamentais para que a Igreja possa apoiar os esforços humanitários nos próximos dias e semanas.

Beber água é a necessidade imediata. A Igreja apoiará o fornecimento de água às comunidades, conforme necessário, à medida que as avaliações das autoridades governamentais continuam.

A Liahona High School da Igreja e algumas capelas da Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias estão em uso por pessoas que foram evacuadas das áreas costeiras.

A Igreja tem um contêiner de suprimentos de emergência em Tonga que está sendo usado.

Existem 174 congregações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Tonga. Um templo está localizado em Nuku’alofa e um segundo templo está sendo construído na ilha de Vava’u.

Nós da Equipe Mais Fé, expressamos nossa gratidão aos esforços humanitários da Igreja e de todas as organizações que estão trabalhando para ajudar o povo de Tonga, e oramos para que os atingidos por esse desastre possam sentir o conforto físico e emocional que necessitam.

Veja também: Presidente Nelson: “Todos são iguais perante Deus”

Fonte: Sala de Imprensa -Tonga

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *