fbpx

Doações da Igreja reduzem a desnutrição de mães e crianças no Quênia

Milhares de novas mães e grávidas no Quênia estão se beneficiando do super cereal do Programa Alimentar Mundial (PAM) e de outros suplementos que fornecem calorias, bem como proteínas e vitaminas vitais. Estes fornecem impulsos críticos para o sistema imunológico e ajudam a formar paredes protetoras contra a anemia.

O super cereal, uma mistura altamente fortificada de milho, soja, leite desnatado seco e adoçante, é transformado em mingau pelas mulheres apoiadas pela distribuição do PAM.

“É evidente pelas mães que, uma vez que começam a tomar o mingau, há fluxo de leite suficiente”, disse Deka Hassan, nutricionista do hospital patrocinado pelo governo em Garissa, uma cidade em crescimento de quase meio milhão de pessoas no leste do Quênia.

“O bebé está saudável, a mãe está feliz, e isso significa que a comunidade também está feliz”.

Este tratamento de desnutrição é fornecido pelo PAM e financiado por colaboradores como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A Igreja doou 32 milhões de dólares ao PAM em setembro passado para apoiar as operações da agência das Nações Unidas em nove países — incluindo o Quênia. Conforme relatado em dezembro de 2022, a doação também está ajudando os refugiados a ter comida, abrigo e paz.

A doação permitiu ao PAM expandir o tratamento nutricional de 8 para 15 condados para abençoar mais de 365 mil crianças e mais de 170 mil mulheres grávidas e lactantes.

Fátima é uma dessas mães. Durante uma entrevista no início de dezembro de 2022 no campo de refugiados de Ifo, ela disse: “Quando eu tomo o mingau, tenho leite materno, [com] o qual posso amamentar meu bebê. Então, minha família me traz alegria. Estou feliz com os meus filhos e, por agora, estamos todos saudáveis”.

Ela e seus filhos são alguns dos 320 mil refugiados e requerentes de asilo (principalmente da Somália) que chamam esses assentamentos temporários (também compreendendo os campos de Dagahaley e Hagadera) de lar.

Cada acampamento foi construído para acomodar 50 mil pessoas. Hoje, eles abrigam o dobro disso. São geridos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR), em colaboração com organizações como o PAM e a Cruz Vermelha do Quênia.

Shahmat Warsame, Coordenador de nutrição do Condado de Garissa, disse que os suplementos e super cereais ajudam as pessoas a serem “mais bem-sucedidas [e] esperançosas. Isso faz com que as pessoas venham ao hospital e tenham fé de que agora receberão algo do hospital”.

“No final do dia”, continuou Warsame, “não só o condado é apoiado — até o país é apoiado”. Toda a África é apoiada. Se não tivermos crianças gravemente desnutridas, se não tivermos pessoas morrendo, então é um sucesso para o mundo”.

Fonte: Newsroom

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *