Uma inesperada iniciativa de caridade arrecadou mais de 225 mil dólares para a viúva e os filhos de Thomas Jacob Sanford, o homem identificado pela polícia como o autor do tiroteio e incêndio em um centro de reuniões de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, Michigan, que resultou em várias vítimas e feridos.

O fundo de ajuda, intitulado “Help the Sanford Family” (Ajude a Família Sanford, em português), foi criado na plataforma GiveSendGo por David Butler, um santo dos últimos dias, escritor e podcaster de Utah.

Butler garantiu não ter nenhum vínculo pessoal com a família Sanford nem com a comunidade de Grand Blanc, mas sentiu grande pesar ao saber da tragédia.

“Que situação terrível para as famílias das pessoas que faleceram, para os feridos, e também para a família do atirador. Li uma publicação nas redes sociais que mencionava que a família de Sanford também precisaria de apoio, mas não encontrei nenhuma campanha para eles, então decidi iniciar uma.”

Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

“Vamos ajudá-los”

A campanha teve uma resposta imediata: em apenas alguns dias, centenas de pessoas fizeram doações, conseguindo superar os 220 mil dólares.

Entre os doadores está Marc Hallacker, também membro da Igreja, que expressou:

“A gente pensa: ‘Você está sofrendo por algo que seu marido fez; vamos ajudá-los’. Ela não tem por que sofrer, nem tampouco seus filhos. Queremos que saibam que os amamos e os perdoamos.”

Hallacker acrescentou que a motivação não é demonstrar superioridade moral, mas sim verdadeira compaixão.

“Espero que, ao lerem os comentários da campanha, as pessoas vejam que isto não é auto justificação. É amor, é perdão. E, irmã Sanford, se a senhora vir isto, saiba que a amamos, que a perdoamos. A senhora não fez isso e não deveria sofrer por isso.”

Capela Michigan incêndio
O ataque ao centro de reuniões de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aconteceu na manhã de domingo, 28 de setembro de 2025. Créditos: Bill Pugliano, Getty Images

Cuidar dos mais necessitados

Butler incluiu na página do fundo uma citação bíblica do livro de Tiago 1:27:

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se imaculado do mundo.”

O organizador explicou que sua fé o motivou a agir, mas salientou que muitos doadores não pertencem à Igreja de Jesus Cristo.

“A história aqui é sobre milhares de pessoas dispostas a estender a mão a uma família que não conhecem, e que teria sido fácil ignorar ou julgar. Em vez disso, decidiram ajudar.”

Butler expressou que seu objetivo não foi fazer um pronunciamento nem buscar notoriedade:

“O pouco que fiz foi tentar seguir Jesus Cristo. Eu adoraria que os cristãos vissem isso e pensassem: ‘Nossa, os santos dos últimos dias são muito menos estranhos do que eu pensava’.”

doação família Sanford Michigan
David Butler criou um fundo de ajuda para a família do atacante. Fonte: Fox News

Caridade muito além do esperado

O organizador espera que os fundos ajudem a família Sanford a enfrentar os desafios psicológicos e financeiros que encaram após o ataque.

“Pensei que talvez pudéssemos arrecadar alguns milhares de dólares para ajudá-los a passar um mês. Fico surpreso com o que as pessoas fizeram”, comentou.

Butler também espera que este gesto contribua para a cura da comunidade:

“Talvez isto seja como abrir um pouco a válvula, liberar parte da pressão. Em vez de ficarmos em casa preocupados, podemos dizer: ‘Eu posso ajudar esta família’. Isso transformou pelo menos parte desta terrível experiência de trauma e raiva em algo que tem a ver com o perdão e a busca pela paz.”

O criador do fundo planeja mantê-lo aberto por mais alguns dias, enquanto coordena os detalhes para entregar a ajuda à viúva e aos filhos de Sanford da maneira mais direta e respeitosa possível.

Fonte: KSL e Fox News

Veja também