Quatro dias de evento, 27 países e territórios, mais de 3 mil jovens, cinco Autoridades Gerais, dois Líderes Gerais, e quatro Setentas de Área. Esse foi o FSY virtual que aconteceu nos dias 22-26 de junho. O evento estava sendo preparado há um ano e foi o resultado de muita oração, inspiração e revelação. 

 Os jovens se reuniram em pequenos grupos, liderados por dois consultores (jovens adultos solteiros), para estudar as escrituras juntos, compartilharem, conversarem e realizarem atividades. Programas musicais e devocionais foram transmitidos no site da Área Caribe em inglês, espanhol, francês, crioulo haitiano e holandês.

FSY virtual El Caribe

O evento FSY virtual contou com os seguintes oradores: Élder Dale G. Renlund do Quórum dos Doze Apóstolos e sua esposa, Irmã Ruth Renlund; Élder José A. Teixeira da Presidência dos Setenta e sua esposa, Irmã Filomena Teixeira; Steven J. Lund, Presidente Geral dos Rapazes, e sua esposa, Irmã Kalleen Lund; Bonnie H. Cordon, Presidente Geral das Moças, e seu esposo, Irmão Derek Cordon; assim como a Presidência da Área Caribe e diversos outros Setentas de Área e suas esposas. 

“Se tivéssemos preparado tudo como os outros FSYs, os jovens jamais teriam escutado cinco Autoridades Gerais e suas esposas; dois líderes gerais e seus cônjuges e quatro Setentas de Área e suas esposas. De certa maneira, foi ainda melhor do que poderíamos ter preparado,” disse Élder Renlund. 

FSY virtual El Caribe

Liderança inspirada

Há aproximadamente um ano, a Presidência da Área Caribe apresentou um relatório para o Quórum dos Doze Apóstolos. Eles se sentiram inspirados a apresentar sua preocupação de fortalecer os jovens dos 27 países e ilhas da Área Caribe. Os líderes da Igreja os aconselharam a buscar maneiras de incluir o máximo de jovens possível nas conferências FSY.

Inicialmente, somente os jovens que não pudessem comparecer pessoalmente participariam online, mas depois da chegada da pandemia de COVID-19, esse tipo de participação se tornou inevitável.

FSY virtual El Caribe

“Sentimos que em meio à pandemia, com tantas dificuldades, a melhor coisa que poderíamos fazer pelos jovens era fornecer uma experiência espiritual para ajudá-los a se aproximarem mais do Salvador e ‘Ouví-Lo”, disse Élder Alonso, Presidente da Área Caribe.

Uma experiência inesquecível

O FSY virtual proporcionou dias repletos de experiências espirituais marcantes, que fortaleceram tanto os jovens quando os oradores.

Steven J. Lund, Presidente Geral dos Rapazes, contou sobre sua experiência de falar com os jovens na noite de quinta-feira. “Foi uma hora emocionalmente intensa para nós, pois parecia que podíamos sentir seus espíritos individualmente.

FSY virtual El Caribe

 Bonnie H. Cordon, Presidente Geral das Moças, e seu esposo falaram aos jovens no início da semana sobre o tema da mutual desse ano, “Irei e cumprirei”. “Cada um desses jovens são únicos, com diferentes talentos, famílias, interesses e oportunidades, mas foram todos preparados. Deus os enviou neste momento, e Ele não os enviou para fracassar”, disse.

Os jovens também relatam como a experiência os fortaleceu e como eles precisavam ouvir o que ouviram.

FSY virtual El Caribe

Para Jennifer Fortuné, uma jovem de 17 anos do Haiti, o FSY virtual foi um testemunho do amor do Senhor. “O FSY me ensinou que o Senhor não se esquece de nós. Ele inspirou líderes para encontrar uma maneira de se comunicarem conosco porque Ele sabia que nós precisávamos muito desta conferência.” 

Rebekah Suhani Ramdhanie, 15, da Estaca Porto da Espanha Trinidad, relata seu aprendizado sobre a história da família. “Aprendi tanto sobre as atividades e como encontrar informações para anexar à minha árvore,” disse.

FSY virtual El Caribe

Os consultores descrevem a experiência como maravilhosa e edificante, e como os jovens puderam se apoiar uns nos outros, por estarem passando pela mesma situação e crescer espiritualmente. “Eles são o futuro da Igreja e serão os futuros líderes. Eu os enxergo como os 2 mil jovens de Helamã, e eles são muito retos. Estão lutando corajosamente e ajudando a construir o reino do Senhor”, disse Fer Franklin, que é do Suriname e foi consultor durante a conferência.

Fonte: Church News

Relacionado:

Élder Rasband faz um pedido aos Jovens Adultos para o próximo evento Cara a Cara