Confira como você pode assistir as apresentações dos organistas do Tabernáculo da Praça do Templo

O que aconteceu quando a pandemia da COVID suspendeu a apresentação de órgão na Praça do Templo, uma tradição de mais de 110 anos?

Os talentosos organistas do Tabernáculo da Praça do Templo começaram uma nova tradição para este momento único ao usar a tecnologia disponível hoje para transmitir os concertos de órgão da Praça do Templo.

E o resultado é o Piping Up! Organ Concerts at Temple Square, que acontece todas as quartas-feiras às 16 horas (horário de Brasília).

Uma velha nova tradição

Agora os organistas também estão resgatando uma tradição do início dos anos 90. Naquela época o público fazia pedidos de repertórios específicos que poderiam ser tocados em apresentações futuras.

Veja esse trecho de um programa de recital de órgão que teve como organista Joseph J. McClellan, e incluía o modo como os pedidos deveriam ser enviados para que fossem avaliados:

Como posso enviar o meu pedido de músicas para o programa de organistas?

Para enviar o seu pedido é só preencher as informações neste link, que são o nome do concerto (música) e o nome do compositor. Assim como o programa de 1913 sugere, “somente músicas com bons padrões serão levadas em consideração”.

As músicas sugeridas serão avaliadas pelos organistas para que possam ser incluídas apresentações futuras. Quando uma música que foi enviada como pedido é apresentada, o programa online indica que foi o “pedido de um fã”.

Sobre o órgão do Tabernáculo

O órgão do Tabernáculo foi tocado pela primeira vez durante a conferência geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de outubro de 1867. Desde Então, por mais de 150 anos, tem servido como um icônico cenário para reuniões e eventos transmitidos em todo o mundo.

Este famoso instrumento influenciou a música, a cultura e a adoração de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ao longo de sua história.

As músicas tocadas no pelos organistas são inspiradoras e acompanhadas de um doce espírito. Além das apresentações que oferecem cultura e boa música, são uma ótima opção para colocar como música ambiente em momentos de trabalho e estudo (não só das escrituras, mas seculares também), durante as sonecas de crianças e bebês, momentos de meditação, etc. Mesmo que você não seja fã de música clássica, vale a pena conferir!

Você já ouviu o programa? Toca algum instrumento? Está pensando em alguma música/concerto que pode enviar como sugestão? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: Tabernacle Choir Blog

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *