fbpx

A Igreja de Jesus Cristo ajuda a restaurar cemitério negro abandonado no Texas

No último sábado, missionários de serviço, membros da Igreja e líderes se juntaram a sua comunidade em Houston, para restaurar o Histórico Cemitério Negro Evergreen.

O cemitério tem aproximadamente 5 mil túmulos e é um dos 4 mil cemitérios negros que fazem parte da história do estado do Texas.

Depois da Proclamação da Emancipação, muitos escravos libertos migraram para o interior do Texas. E por conta de uma posterior segregação entre negros e brancos, foram criados estabelicimentos, locais específicos para negros e locais específicos para brancos, até mesmo cemitérios.

A maioria desses cemitérios foi abandonado e negligenciado, fazendo com que grande parte da história ficasse sem ser escrita.

O Cemitério Evergreen foi descoberto na década de 1990 pelo Dr. W.W. “Woody” Jones. Segundo seu relato, a área estava tão cheia de árvores e vegetação que nem dava para notar que havia um cemitério ali. 

O Dr. Jones fundou o Project R.E.S.P.E.C.T., uma organização dedicada a pesquisar, documentar, restaurar e proteger cemitérios abandonados. Com a ajuda dos Santos dos Últimos Dias e da comunidade, ele está restaurando as lápides, trabalhando na limpeza de áreas em volta dos túmulos, poda de árvores  e construindo árvores familiares em Evergreen. 

Há também um projeto de mapear os túmulos e identificar as lápides do Cemitério Evergreen e de outros cemitérios negros na área de sete municípios. O FamilySearch está trabalhando com a Brigham Young University para encontrar mais informações em registros de óbito que já foram indexados, pois informações como o local onde a pessoa foi enterrada não são colocadas no sistema. 

Essas informações serão disponibilizadas para a comunidade e as pessoas podem decidir adicionar essas informações em suas árvores familiares e saber onde seus ancestrais estão enterrados.

22 estacas foram mobilizadas em uma ação chamada de Iniciativa Legado Negro, que visa ajudar na identificação de cemitérios negros e em sua restauração. O próximo passo é ajudar a comunidade afro-americana que possui ancestrais enterrados nesses cemitérios a fazer a história de sua família e construir sua árvore genealógica.

Segundo o Élder Albert E. Haines e o Élder Sean Douglas, ambos Setentas de Área, essa iniciativa é para “ajudar as pessoas a se conectarem com seus ancestrais e construir pontes de compreensão, gratidão, reconhecimento e respeito mútuo.”

Fonte e imagens: Church News

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *