fbpx

Os milagres e desafios da Missão Etiópia Adis Abeda

Há 18 meses abria a primeira missão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Etiópia.

A Missão Etiópia Adis Abeda foi aberta em agosto de 2020 e começou sem missionários, apenas com os novos líderes, Élder Robert Dudfield e Sister Darice Dudfield.

Em meio a muitos desafios, o Élder e a Sister Dudfield viram milagres acontecerem em sua missão. No dia 11 de janeiro, eles deram uma entrevista para um podcast do Church News e compartilharam como foi os 18 primeiros meses dessa nova missão.

A chegada

Presidente e Sister Dudfield junto com os primeiros missionários da Missão Etiópia Adis Abeda. Créditos: Presidente Robert Dudfield.

Devido a pandemia, os missionários que deveriam chegar juntos com eles, haviam voltados para seu país de origem. Mas logo eles receberiam oito novos missionários. O Presidente Dudfield compartilhou:

“A melhor roupa de domingo para alguns deles era uma calça jeans rasgada e uma camisa — isso era tudo o que eles tinham, e nos entristecemos por sua situação”.

A Sister Dudfield relembra como foi o treinamentos desses missionários que tinham pouco ou nenhuma experiência com o trabalho missionário. Além disse eles tinham a barreira do idioma, poque os idiomas nativos eram amárico e oromo e o inglês era sua terça ou quarta língua.

“Tínhamos dois dias inteiros de treinamento por semana com eles, porque nos tornamos treinadores desses novos missionários”.

Covid-19 

À esquerda, Presidente Dudfield durante seu período de internação e à direita, o Presidente Dudfield e sua esposa junto como casal Klimash. Créditos: Presidente Robert Dudfield.

Após os primeiros meses de serviço missionário, o Presidente Dudfield foi diagnosticado com COVID e chegou a ficar internado com um quadro grave de pneumonia viral e bacteriana.

Enquanto seu esposo estava internado, a Sister Dudfield fez sua quarentena na casa da missão e permaneceu assintomática.

O Presidente Dudfield contou que ela dirigiu a missão e cuidou dos missionários durante o período em que ele esteve internado.

Pode ser interessante: Como falar [e não falar] com seu filho sobre servir missão

Ele também compartilhou como sentiu pena de si mesmo por seu estado e que se sentiu corrido ao pensar que estava passando por uma provação.

“Aquilo não era nada comparado ao que o Salvador havia passado e me proporcionou uma apreciação muito mais profunda do que o sacrifício expiatório poderia ter sido para mim, pessoalmente.”

Como não eram permitidas visitas no hospital, o Presidente Dudfield contou coma ministração do Dr. Andrey Klimash, membro da Igreja de Jesus Cristo e neurocirigião do hospital em que o presidente ficou internado.

O Presidente Dudfield contou como ter o Dr. Klimash no hospital e contar com a sua ajuda profissional e emocional o ajudou a sentir a misericórdia do Senhor.

A Igreja na Etiópia

Élder e Sister Dudfield com algumas missionárias e usando vestidos que elas costuraram sob a orientaçãoe ajuda da Sister Dudfield. Créditos: Presidente Robert Dudfield.

Apesar de recente, a Igreja na Etiópia foi estabelecida no início dos anos 90 e o hoje tem um total de 2 mil membros.

Hoje, o presidente Dudfield disse que a meta é “ajudar o país a se preparar para o templo” e para isso eles trabalham para fortalecer as famílias por meio das ordenanças para que as comunidades e a nação sejam fortificadas.

“Não temos dúvida de que, em algum momento, o profeta de Deus anunciará um templo para a Etiópia. Por enquanto, estamos lançando o alicerce, como lemos nas escrituras, o alicerce de uma grande obra.”

A mudança para Nairóbi, no Quênia

Presidente e Sister Dudfield e os missionarios junto com o Élder Mutombo, Setenta e Autoridade Geral. Créditos: Presidente Robert Dudfield.

Após uma agitação civil na Etópia em agosto de 2021 e com a aprovação da Primeira Presidência, os 67 missionários e seus lideres foram realocados no Quênia.

Foi um grande desafio preparar toda a documentação necessária para a viagem e organizar malas e testes de COVID-19 para que todos pudessem viajar juntos para Nairobi, no Quênia.

“As coisas simplesmente aconteceram como um milagre após o outro. Estamos tendo algumas experiências notáveis aqui no Quênia, à medida que continuamos a operar como a Missão Etiópia Addis Abeba. Estamos apenas nos encontramos temporariamente em um local diferente.”

Segundo o Church News, o casal Dudfiels e seus missionários entraram em contato com três comunidades etíopes, e assim os missionários podem compartilhar o evangelho em seu idioma nativo.

“Se não estivéssemos no Quênia, não teríamos tido essa experiênci, de podermos conhecer o povo etíope aqui no Quênia e nos conectarmos com seus familiares na Etiópia.”

Perspectivas para o futuro da Missão Adis Abeda

Membros da Missão Etiópia Adis Abeda se reúnem para foto antes de viajar para o Quênia. Créditos: Presidente Robert Dudfield.

O Presidente Dudfield compartilhou que sabe que o propósito deles estarem na Etiópia é superar desafios e aceitar com alegria as adversidades como oportunidades de aprendizado.

“Adotar essa abordagem simplesmente revelou milagre após milagre, experiência após experiência e lição após lição, que nos ajudaram a nos refinarmos e a nos aproximarmos do Salvador como representantes de Sua grande obra aqui na Etiópia.”

Fonte: Church News

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *