O Élder Holland e o Élder Cook Refletem Juntos Sobre o Serviço Missionário na Inglaterra
Élder Holland e Élder Cook – companheiros de missão na Inglaterra
O Élder Jeffrey R. Holland e o Élder Quentin L. Cook, membros do Quórum dos Doze Apóstolos e ex-companheiros de missão na Inglaterra no início dos anos 60, falam sobre o aniversário da obra missionária e de sua continuidade na Inglaterra. O encontro se deu na Escritório de Administração da Igreja em Salt Lake City, em 23 de Junho de 2017.
O Élder Holland e o Élder Cook falam de quando foram companheiros no campo missionário.
Ainda no começo de 1961, dois jovens missionários SUD, um de St. George e o outro de Logan, apertaram as mãos pela primeira vez e se conheceram enquanto faziam um tour pelos lugares históricos da Igreja na Inglaterra. Eles formaram um elo imediato e depois serviram como companheiros. Foi o início de uma amizade que duraria toda uma vida.
O Élder Jeffrey R. Holland e o Élder Quentin L. Cook pouco sabiam que, algumas décadas depois, eles se encontrariam novamente no serviço de tempo integral no evangelho como membros do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
“Existe alguma coisa que acontece com os companheiros missionários e, na maioria das vezes, é algo notável”, disse o Élder Cook. “Eu sou muito grato pelo elo de amor, apreciação e gratidão por todos esses anos em que temos sido grandes amigos”.
“Se não fosse por todos os Quentin Cooks desse mundo (dos quais só existe um!), eu não sei se minha missão teria sido a mesma”, disse o Élder Holland. “Eu tive companheiros missionários maravilhosos, e eu os amo até hoje”.
O trabalho missionário na pós-guerra
Os dois apóstolos recentemente refletiram sobre suas experiências missionárias enquanto discutiam o aniversário de 180 anos do início da obra missionária da Igreja na Grã-Bretanha. Sentados lado a lado num escritório do prédio de Administração da Igreja, os dois líderes seniores da Igreja lembraram de memórias que trouxeram à tona risadas boas e nostálgicas, tapinhas amigáveis nas costas e sorrisos genuínos de satisfação.
O Élder Cook chegou no campo missionário em setembro de 1960. A igreja SUD havia diminuído recentemente a idade de missão para homens para 19 anos. O nativo de Cache Valley foi um dos últimos missionários da regra dos 20 anos. O Élder Holland chegou alguns meses depois como um dos primeiros missionários da regra dos 19 anos. Naquela época, haviam apenas duas missões em todo o Reino Unido. Quando eles voltaram para casa, haviam sete, disse o Élder Holland.
O Élder Cook e o Élder Holland passaram a maior parte de suas missões na grande área de Londres e no sul da Inglaterra. Olhando para trás, ambos os apóstolos lembraram de uma visita ao templo de Londres, a casa de missão na rua Exibition, fazendo batismos na capela de Hyde Park e aprendendo de seus presidentes de missão, um dos quais foi o Élder Marion D. Hanks, que serviu como Setenta Autoridade Geral e na Presidência dos Setenta.
Seus anos de serviço missionário ocorreram a aproximadamente 15 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com a camaradagem, que existiu entre os ex-aliados, ainda fresca na mente do povo, os missionários americanos conseguiram um “sucesso considerável” na obra, disse o Élder Cook.
“Por conta da guerra, muitos haviam perdido a fé, mas outros ficaram introspectivos com relação às suas vidas”, disse o Élder Cook. “Eu sinto que fomos abençoados”.
Visita de Líderes da Igreja em Londres
Por Londres ser uma parada primordial na entrada à Europa, a missão recebia com frequência Autoridades Gerais. Os missionários nem sempre se encontravam com eles, mas sabiam quando visitantes como o Presidente Henry D. Moyle (então membro da Primeira Presidência), os futuros presidentes Spencer W. Kimball e Gordon B. Hinckley, e o apóstolo Richard L. Evans estavam em Londres.
Ambos os apóstolos lembram quando o Presidente David O. Mckay veio para dedicar a capela de Hyde Park em 1961. O Élder Holland disse que o Presidente Mckay estava doente e que toda a missão orou para que ele conseguisse dedicar a capela. Aquelas orações foram respondidas, disse o Élder Holland.
“Eu ainda posso ver ele saindo do carro na rua Exibition”, disse o Élder Holland, “então ele presidiu a maravilhosa dedicação na capela. Essas são boas memórias missionárias”.
O Élder Cook não conseguiu pegar o Presidente McKay em Londres, mas o viu ao visitar a casa de sua mãe em Wales nessa mesma viagem.
“Ele entrou na pequena casa de sua mãe, e quando ele saiu, ele apenas chorou e falou de sua preciosa mãe”, disse o Élder Cook. “Nunca esquecerei disso”.
Ambos filhos de mães ativas e pais menos ativos no evangelho
Mais tarde, o Élder Holland e o Élder Cook serviram juntos em posições seniores de liderança e como compaheiros. O Élder Cook lembrou de uma vez quando os dois tiveram uma conversa com uma mulher que acabara de descobrir que ambos eram filhos de mães fiéis na Igreja e de pais menos ativos.
“Eu entendi isso certo? Nenhum de seus pais é firme na Igreja?”, a mulher perguntou.
“Sim, é verdade”, disse o Élder Holland a ela. “Eu tinha 13 anos quando descobri que camisas brancas não vinham com um maço de cigarros junto delas”.
Mesmo naquela época, o Élder Cook já sabia que seu companheiro tinha uma forma interessante de dizer as coisas, disse ele.
Enquanto serviam juntos, o Élder Cook disse que já reconhecia no Elder Holland um “fabuloso” talento para ensinar o evangelho, assim como uma “enorme profundidade espiritual”.
“Ele era muito bom na época, e não há ninguém que ensine melhor que ele na Igreja”, disse o Élder Cook. “Eu tenho amado o Élder Holland desde aqueles velhos tempos, e continuo o apoiando como meu sênior hoje”.
O Élder Holland retribuiu o elogio do Élder Cook chamando-o de “o melhor missionário de nossa geração”.
“Nunca houve missionário mais trabalhador. Ele era consciente, tinha bom senso, e sabia o porquê dele estar ali. (…) Quando ele estava naquela missão, era acordar e ir trabalhar. E como resultado, ele teve um tremendo sucesso, até mesmo um sucesso lendário”.
Um ajudando o outro
O Élder Holland lembrou de uma vez em que o Élder Cook recebeu um novo missionário numa noite chuvosa. Talvez fosse mais fácil deixar que o missionário, cansado da viagem, fizesse uma refeição e fosse para a cama, mas o Élder Cook viu algo de especial naquele jovem de olhos cansados, e o levou para trabalhar. Quando perguntado sobre isso mais tarde pelo Presidente Hanks, o Élder Cook disse que “ele queria iniciá-lo da maneira correta e mostrar-lhe como as coisas eram feitas por lá”, disse o Élder Holland.
Foram companheiros como o Élder Cook que deixaram uma grande impressão no Élder Holland, que veio ao campo missionário sem uma tradição missionária na família, disse o Élder Holland.
“Eu não sabia nada sobre missão. (…) o Élder Cook estava estabelecido mais firmemente no evangelho, tinha visão e era um melhor missionário”, disse o Élder Holland. “Desde então eu tenho viajado por todo o mundo, dizendo que a minha missão mudou a minha vida para sempre, mas isso se deu por causa de muito bons missionários, como o Élder Cook, que me ensinaram o que a missão era para ser. E, é claro, nós amávamos nosso presidente e sua esposa”.
No último Outubro – mais de 50 anos depois que eles foram companheiros na Inglaterra – a dupla de apóstolos formou um time para viajar para Jerusalém para comemorar o aniverário de 175 anos desde que o Élder Orson Hyde dedicou a terra como o local de coligação para o povo judeu. Trabalhar lado a lado novamente, naquele lugar sagrado, deu um novo significado ao trabalho missionário e apostólico deles, disseram eles.
“Através dos anos temos usado o termo ‘pioneiro’ para descrever nossas missões”, disse o Élder Cook. “Essa talvez seja a única palavra que realmente descreva isso. É muito importante”.
O LDS Church News é uma publicação oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O conteúdo da publicação apoia as doutrinas, princípios e práticas da Igreja.
Artigo escrito por Trent Toone no site deseretnews.com. Traduzido por Nathan Kutomi.