Élder Uchtdorf: “As gerações futuras lembrarão de vocês como aqueles que serviram na pandemia”

No dia 25 de fevereiro, o Élder Dieter F. Uchtdorf e sua esposa, a irmã Harriet Uchtdorf participaram de uma conversa com missionários em todo o mundo através de uma transmissão feito em um estúdio na Praça Templo.

O apóstolo e sua esposa encorajam os jovens missionários a usar a tecnologia para ajudar mais pessoas a conhecer Jesus Cristo.

Ele também pediu aos 54 mil missionários para usar a pandemia como um recurso de descobrir maneiras mais criativas para ajudar as pessoas a aprender sobre o Salvador do mundo.

“Não negligencie princípios e práticas comprovados antes da pandemia, mas aprenda, adicione e adapte avanços tecnológicos que o Senhor tem fornecido para realizar o seu trabalho em seu tempo e em sua época.”

Quando as restrições de pandemia são levantadas, “não basta voltar aos velhos costumes. Volte-se para o futuro”, disse o apóstolo.

“Avance e suba enquanto aplica o que aprendeu durante a pandemia.” Ele disse que isso é essencial porque “o evangelho de Jesus Cristo é um evangelho universal” e a Igreja é uma organização global que “trabalha e serve em um mundo online conectado globalmente.”

Ele também prometeu aos missionários que se confiarem em Deus para abençoar seus esforços, eles irão encontrar aqueles que procuram por sua mensagem.

“Você reunirá os que procuram, encontrará aqueles com perguntas sobre o propósito da vida e sobre a vida após esta existência terrena. Você encontrará os jovens e os velhos, os pobres e os ricos, os educados e os analfabetos. Você encontrará pessoas de qualquer nação ou língua, de qualquer fundo religioso ou socioeconômico — todos. Com a ajuda da tecnologia, as pessoas podem até encontrar você. Com uma mensagem do evangelho, não haverá mais estranhos porque todos são filhos de nosso Pai Celestial. Todos são irmãos e irmãs. Por favor, confie em Deus para ajudá-lo a encontrar as maneiras certas para o nosso tempo e para o lugar onde você está.”

A irmã Harriet Uchtdorf, esposa do Élder Uchtdorf, disse que os missionários devem “usar as maravilhas da tecnologia moderna para encontrar e ensinar o evangelho com criatividade e guiados pelo Espírito. Usem-as com sabedoria, aconselhem-se juntos, sejam gratos, deixem que o Espírito guie vocês em tudo o que fazem. Vocês são incríveis! O Senhor está com vocês.”

“As gerações futuras lembrarão de vocês como aqueles que serviram durante a grande pandemia”, acrescentou o Élder Uchtdorf, “aqueles que aprenderam a usar a tecnologia e as redes sociais de maneiras novas e eficazes para proclamar o evangelho a todas as nações e línguas, e em qualquer circunstância.”

O Élder Uchtdorf falou sobre como o trabalho missionário é uma extensão do trabalho dos 12 apóstolos hoje, e como eles estão cumprindo o grande mandamento que Jesus deu aos antigos Apóstolos:

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que ceu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:19-20).

Um momento para perguntas e respostas

Durante o devocional os missionários tiveram a oportunidade de fazer e responder algumas perguntas e o Élder Uchtdorf disse que os missionários deveriam “fazer perguntas significativas uns aos outros” e “aprender a ouvir melhor uns aos outros e ao Espírito.”

“Ouvir é o começo do aprendizado. Através da calma e mansa voz de Deus, e pelo poder do Espírito Santo, você pode conhecer a verdade de todas as coisas.”

O Élder e irmã Uchtdorf conversaram com servem em diversos países. Separamos para vocês três perguntas e respostas. O devocional completo está disponível para os missionários em Missionary.ChurchofJesusChrist.org.

A primeira pergunta foi da Sister Endemann da missão Samoa Apia: Há duas semanas, perdi a minha mãe. O que posso fazer para superar este desafio e manter o meu propósito [missionário] no meu coração?

A irmã Uchtdorf respondeu a esta pergunta, compartilhando sua experiência como adolescente de superar a morte de seu pai.

“Vendo-o sofrer durante as últimas semanas de sua vida, muitas vezes fiquei na janela de nosso apartamento em Frankfurt, na Alemanha, e orei com todo o meu coração por ajuda e conforto por uma fonte superior. Só depois do meu pai ter falecido, esta ajuda celestial finalmente chegou. Veio através de dois missionários maravilhosos que vieram à nossa porta e nos ensinaram a mensagem do evangelho restaurado.”

A esperança que os missionários nos deram, disse a irmã Uchtdorf, era centrada no Salvador do mundo.

“Querida Sister Endemann, queridos Élderes e Sisteres”, ela continuou, “por favor, concentre-se na sua mensagem de Jesus Cristo. Concentre-se sempre no seu propósito missionário. Vocês são mensageiros da luz, da verdade e da glória. Vocês são mensageiros de esperança e felicidade. Seu serviço diário irá abençoar muitas vidas ao seu redor, e eu prometo, que também irá abençoá-la com paz, esperança e uma firme fé para avançar e seguir em frente. Eu amo vocês. Eu admiro vocês. Eu oro por vocês.”

Uma outra pergunta foi feita pela Sister Nelson, que serve na missão Orlando Florida: Como podemos ajudar os outros a aumentar sua fé quando, como jovens, podemos lutar com a nossa própria?

A Sister Buthelezi, da missão Uganda Kampala, respondeu esta pergunta. Ela disse que praticar o que se prega pode canalizar a graça de Deus na vida daqueles que eles ensinam.

“Eu sei como o Espírito é capaz de fazer maravilhas nas pessoas que ensinamos, e através do mesmo Espírito que possuímos, nós podemos ser capazes de ajudá-los a sentir a influência do céu.”

Uma das últimas perguntas foi a do Élder Madlala, da missão Joanesburgo na África do Sul: Estamos enfrentando desafios como confinamento, sem ensino presencial e também restrições de internet. Que perspectiva você pode nos dar que nos ajude a concentrar-nos na tarefa que temos, enquanto enfrentamos todos estes desafios?

O Élder Faria, missionário na missão Brasil Porto Alegre, sugeriu que os missionários adaptassem suas mensagens às necessidades de cada pessoa que encontram.

“O Espírito Santo confirmará toda a verdade nos corações das pessoas que ensinam. Até mesmo a verdade vem através de uma mensagem na rede social ou de uma chamada de vídeo.”

Confira o vídeo do Devocional completo com disponibilidade de legenda em português:

Fonte: Newsroom

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *