Como continuar sendo um missionário depois da missão?
Os missionários de tempo integral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, são jovens que dedicam de 18 a 24 meses para pregar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas em todos os lugares.
A experiência de viver para o próximo e servir 24 horas por dia, 7 dias por semana, muda totalmente as pessoas, e no final do período de trabalho voluntário, eles atingem o ápise da preocupação com o próximo, caridade e sensibilidade com as necessidades alheias.
Após esse período, estes jovens voltam para suas casas como homens e mulheres, e no geral, regressam a mesma vida que tinham antes da missão, ao mesmos hábitos e escolhas. Mas, será que o propósito de Deus é colocar esse grupo de jovens em um patamar de espiritualidade tão alto e depois simplesmente jogá-los de volta ao mesmo patamar que estavam antes da missão, ou faz mais sentido Deus elevá-los tão alto para que continuem crescendo após a missão?
Ter um propósito após a missão
Durante a missão, o que norteia as decisões que os missionários realizam é um propósito, um objetivo, que foi revelado por Deus, através de profetas e apóstolos. Um famoso trecho de Alice no País das Maravilhas ensina que ” Se não sabemos para onde queremos ir, qualquer caminho é suficiente “. Caso um missionário não sabe para onde ir, qualquer rua o levará a esse destino e o mesmo se aplica a missionários retornados.
O Elder Allen, em uma reunião para missionários retornados, no CTM de São Paulo, aconselhou a todos escreverem seu propósito, através de jejum e oração e não apenas com tinta em um papel, mas também em seu coração e depois de escreverem um propósito simples e claro, estabelecer metas para cumprir seu propósito.
Metas e indicadores-chave depois da missão
Durante o serviço missionário, todos as horas e minutos são planejados para que o tempo seja usado da melhor maneira possível. Será que o Senhor espera que os missionários voltem de missão e parem de planejar sua vida e como utilizar seu tempo?
A única maneira de cumprir o seu propósito depois de sua missão é planejar como você irá fazê-lo. Estabelecer indicadores-chave que vão te ajudar a entender seu progresso e seus pontos a melhorar. Um exemplo: Caso parte do seu propósito seja conseguir um emprego, quantos currículos devem ser enviados por dia?
Durante o serviço missionário, é costumeiro prestar conta de seus resultados aos seus líderes e também ao Senhor e este é outro princípio que não deve ser jogado fora depois da missão, espera-se que não se afastem e diminuam a comunicação que tem com o Senhor e continuem relatando a Ele a seus líderes seus esforços e resultados.
Pregar o Evangelho
Há um discurso maravilhoso do Elder Perry, chamado “O ex-missionário”, onde ele explica que ele teve mais sucesso como missionário depois da missão, no exército, do que enquanto estava no campo. Por que? Pois ele havia aprendido a realizar o trabalho misssionário! Além de escrever e estabelecer seu propósito, suas metas espirituais e profissionais, como Joseph Smith ensinou ” Depois de tudo o que foi dito, o mais importante é pregar o Evangelho “. Seja uma bênção paras as pessoas, uma luz para o mundo, preguem o evangelho, façam cada vez mais, e então não voltarão a ser quem eram antes da missão, mas, tornar-se-ão quem Nosso Pai Celestial deseja que você sejam.