fbpx

Brasileira nomeada Miss Utah conta como foi sua conversão e sua carreira

Wilmara Valentin Pierce estava andando a horas quando ela viu a placa que dizia “Visitantes são bem vindos”.Na tentativa de se afastar da vida caótica em São Paulo, a cidade que ela chama de “Nova Iorque” do Brasil, a jovem modelo estava procurando por um novo lugar para viver.Ela também estava procurando por um novo começo.

Pierce seguiu as palavras da placa com o coração e na semana seguinte entrou pelas portas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.Estes passos a fizeram servir uma missão, se casar e arrumar as malas e se mudar para mais de 9500 km de distância para sua nova casa em Provo, Utah, compartilhou ela com a equipe do Deseret News.

Pierce, 26 anos, foi nomeada como Miss Utah – Modelo Internacional em Salt Lake City em Outubro de 2015.Ser modelo, não foi sua primeira carreira escolhida.Antes de mudar para São Paulo, quando ela tinha 19 anos e estava para lançar o que ela esperava ser uma bem-sucedida carreira como modelo, Pierce investiu três anos trainando para ser uma piloto da Força Aérea Brasileira.Seguindo um sentimento espiritual, Pierce decidiu seguir um caminho diferente e se mudou de sua casa em Belo Horizonte para São Paulo que fica a mais de 800 km de distância.

Encontrando a Igreja SUD

Foi durante seus primeiros anos em São Paulo que Pierce disse estar “um pouco perdida”. Tendo sido criada por pais que ela descreveu como muito evangélicos, ela teve uma época difícil quando estava se adaptando em uma cidade onde o estilo de vida era praticamente o oposto de qualquer coisa que ela tenha conhecido.

“A maneira que meus pais me criaram foi muito diferente, e foi muito difícil para mim”  disse Pierce.”Meus amigos só queriam fazer coisas erradas, que para eles eram normais.Eu comecei a me sentir muito depressiva e me senti assim por um longo tempo.Eu não estava mais orando, e meus pais haviam me ensinado a orar desde sempre.”

O que mais a entristeceu vivendo em São Paulo foi o quão vazia ela se sentia o tempo todo.

“Eu chorava porque eu pensava que eu não tinha mais fé” disse Pierce.”Você pode ter tudo, mas se você não tem o espírito com você, você não pode sentir Jesus com você.”

Foi em Julho de 2012 que a modelo decidiu que ela precisava de uma certa mudança.Ela decidiu procurar por um lugar mais calmo para que ela pudesse morar.Ela e um amigo caminharam por horas em uma pequena área da cidade.Então, ela viu a Igreja.

“Quando eu vi a Igreja eu senti realmente forte no meu coração” disse Pierce.

Pierce pediu que seu amigo o acompanhasse ela quando fosse a Igreja no próximo domingo.Depois ela descobriu que ele era um membro inativo da Igreja SUD.Ele começou a voltar a Igreja e sua família acabou sendo batizada dois anos depois.

“Eu senti o espírito muito, muito forte no meu coração” falou Pierce sobre sua primeira vez frequentando uma reunião sacramental.No final da reunião, dois elderes servindo na Missão São Paulo Leste se aproximaram dela e expressaram o desejo de ensiná-la mais sobre a Igreja.

Pierce teve sua primeira palestra com os missionários naquela semana.

batismo

“Mas eu não podia negar o que estava sentindo—era muito forte.”

“No primeiro momento, eu não queria levar aquilo muito a sério.Eu me senti um pouco preocupada” falou Pierce.”Eu tinha a minha carreira e tudo e os missionários começaram a me ensinar e eu comecei a me envolver.”

Pierce sabia que se ela fosse batizada sua vida não seria mais a mesma.

“Quando sua vida muda, você perde seus amigos” disse ela.”Mas eu não podia negar o que estava sentindo—era muito forte.”

Muito estava em jogo quando Pierce decidiu se filiar a Igreja.Ela temia a reação dos seus familiares, temia que o sucesso em sua carreira como modelo diminuísse e ela temia perder as amizades que eram importantes para ela.Pierce colocou seus medos de lado, seguiu seu coração e foi batizada em 2 de Setembro de 2012.

“Ser batizada foi muito difícil porque foi realmente uma grande mudança” disse ela.”Mas foi maravilhoso e senti o espírito tão forte.”

Apesar de suas preocupações, os familiares da modelo apoiaram sua decisão, e ela nos relatou que eles estavam muito felizes quando viram como a Igreja estava mudando e melhorando sua vida.

Servindo uma Missão

sister missão

“Eu estava ensinando pessoas no trem, no ônibus, na rua e na agência de modelo.Era natural, eu não podia fazer outra coisa.”

Poucas semanas após seu batismo, Pierce recebeu um telefonema do seu bispo convidando-a servir uma missão.Sua reação foi muito cética, “Eu acabei de ser batizada!Como eu vou ensinar as pessoas?Isso é impossível!”

Pierce admitiu depois que mesmo a ideia de servir missão “parecendo uma loucura” ela sentiu que ela deveria.

Ela assistiu sua sessão de conferência geral na próxima semana e ouviu o anúncio do Presidente Thomas S. Monson sobre a mudança da idade missionária permitindo as mulheres a servir missões com 19 anos.Tendo 23 anos, Pierce sabia que era uma mensagem para ela.

Ela percebeu que Deus queria que ela ajudasse as pessoas sendo missionária.Mesmo ela tendo que esperar um ano antes de servir missão, ela pôde servir quando ela foi chamada como missionária de ala.

“Eu estava ensinando todo mundo” disse Pierce.”Eu estava ensinando pessoas no trem, no ônibus, na rua e na agência de modelo.Era natural, eu não podia fazer outra coisa.”

Seus esforços missionários não pararam lá.

O desejo de servir de Pierce continuou a crescer quando seu bispo e seu presidente de estaca organizaram uma oportunidade para quela conhecesse um Setenta de Área.Pierce recebeu uma ligação do seu presidente de estaca em Março de 2013 dizendo a ela que ela foi chamara para servir uma missão de oito meses na Missão São Paulo Leste.

Ela saiu em missão três dias depois da ligação.

“Eu deixei tudo.Minha agente (de modelo) parou de falar comigo.”disse Pierce.”Todos me disseram ‘ o que você está fazendo? você está louca?’ ”

A determinação não vacilou, ela deixou seu ceticismo e dúvidas para traz e abraçou a vida de missionária de tempo integral.

batismo

” Dessa vez, Pierce ensinava as pessoas sobre o evangelho e o elder realizava os batismos. “

Ela acabou servindo ao lado do Elder David Pierce, o missionário que a batizou somente seis meses atrás.Dessa vez, Pierce ensinava as pessoas sobre o evangelho e o elder realizava os batismos.

“Foi maravilhoso fazer aquilo juntos” disse Pierce.

Os dois acabaram sendo selados para o tempo e para toda eternidade no Templo de Boston da Igreja SUD em 20 de Setembro de 2014.

Não precisa conversar muito com Pierce para entender a importância de servir missão para ela.

” Eu estava ensinando o tempo todo. Eu realmente me senti como se Jesus estivesse caminhando comigo e me ensinando o tempo todo.” disse ela.”Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida.Ver as pessoas mudando suas vidas do nada para o tudo—tudo valia a pena, mesmo quando eu sabia que não tinha mais nada.”

Começando novamente

E esse era exatamente o caso quando Pierce voltou para casa de sua missão. Ela não tinha mais seu apartamento, e sua agente ainda estava nervosa e se recusou de dar a ela outra oportunidade em um emprego como modelo. Ela teve que começar novamente.

“Eu perdi muitos amigos e dinheiro.Não foi fácil.”disse Pierce.”Mas eu sabia que Deus estava comigo e que eu tinha feito o que era certo.”

David Pierce terminou sua missão alguns meses depois em Janeiro de 2014, e foi durante essa época que ele e Wilmara Pierce desenvolveram seu relacionamento.Seus familiares voaram ao Brasil para conhecer as áreas que ele tinha servido e tiveram a oportunidade to conhece-la.

casamento

“Eu sei que eu vivi no passado, tudo que sofri, tudo valeu a pena.Deus tem um plano e ele nunca vai me deixar sozinha.”

Agora, os dois começaram  são casados a um ano e Pierce continua adaptando sua vida nos Estados Unidos.Sua fé foi uma parte crucialmente importante em sua adaptação.

“Quando tudo estava indo mal e eu não conseguia ver a luz e como as coisas iam mudar, eu sabia que Deus estava do meu lado e que ele me carregaria”disse Pierce”Eu sabia que Deus sabia o que ia acontecer no final, então eu aprendi a ter mais confiança em Deus”

Para facilitar sua transição, ela começou a fazer aulas de inglês e também ocupou seu tempo se voluntariando ao Centro de Reabilitação de Provo, um lugar onde ela chega viajando de bicicleta com um GPS amarrado.Ela também pode continuar a ser modelo, e recentemente recebeu o título de Miss Utah – Modelo Internacional, parece que sua carreira vai continuar crescendo.

“Estou muito feliz.Deus me ajudou muito”disse Pierce.”Eu sei que eu vivi no passado, tudo que sofri, tudo valeu a pena.Deus tem um plano e ele nunca vai me deixar sozinha.”

Escrito por Lottie Peterson, traduzido por Viccenzo Benatti

| Missão
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
[VÍDEO] O que os Mórmons acreditam sobre Casamento?
Ministro Batista: "Eu Aceito e Acredito no Livro de Mórmon"

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *