10 Maneiras Para Pessoas Tímidas Compartilharem o Evangelho

Texto escrito por Lucas Guerreiro.

Você faz parte do grupo de pessoas tímidas? Bem, não se preocupe. É natural sentir-se apreensivo em falar com as pessoas sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo. Talvez você se sinta inseguro sobre o que dizer ou tema perder amigos – já que o assunto de religião é considerado uma decisão muito pessoal. Todavia, lembre-se que o evangelho de Jesus Cristo é uma mensagem de paz – e é o meio das pessoas e famílias adquirem paz, alegria e felicidade [1].

Se você reconhece que o Evangelho te faz bem, e deseja compartilhá-lo, mas têm receios de fazê-lo, as dicas abaixo lhe serão úteis:

Membros compartilhando o evangelho

Todos podem compartilhar o evangelho – mesmo os tímidos!

10 Dicas para você compartilhar o Evangelho:

  1. Curta, Siga e Compartilhe. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem o maior conteúdo religioso na internet. Você pode compartilhar ocasionalmente vídeos da Bíblia, citações dos profetas ou curtir um discurso na rede social. Mensagens inspiradoras, citações, imagens-mensagem são também encontradas em sites como este que você está. Seus amigos que não são membros da igreja acabarão tendo contato com esses conteúdos através de você – o que poderá despertar-lhes o interesse pelo Evangelho.
  2. Utilize Cartões da Amizade. Mesmo que você tenha muita vergonha de falar para uma pessoa sobre o evangelho, você pode entregar Cartões da Amizade como um bilhete de agradecimento ou de maneira informal. Até mesmo pode distribui-los discretamente nas caixas de correio de sua vizinhança. E tudo isso sem falar nada!
  3. Utilize publicações da Igreja – como revistas e livros. Você pode dar como presente de aniversário ou em datas comemorativas, como Páscoa e Natal, livros e materiais da Igreja. Você pode escrever uma pequena dedicatória, e depois embrulhá-los. Os materiais da Igreja podem estimular a pesquisa do Evangelho pelos seus amigos não membros.
  4. Acompanhe os missionários de tempo integral em suas visitas. Os missionários de tempo integral são especialistas em falar do evangelho. Quando você os acompanha não apenas aprende maneiras de compartilhar nossas crenças respeitosamente, mas também desenvolve coragem – o que ajudará a combater a timidez natural. De vez em quando os missionários de tempo integral te pedirão que preste o seu testemunho. Se isso acontecer, não tema. Você tem a promessa de que se abrir a boca “ela encher-se-á” [2] – e você conseguirá expressar-se bem.
  5. Aceite o convite para servir. Na Igreja recebemos responsabilidades para servir. Nunca recuse um chamado do Senhor feito por seus líderes. Os chamados – mesmo aqueles que parecem desafiadores, nos ajudam a vencer o homem natural – que é envergonhado, preguiçoso e egoísta [3]. Além disso, muitos chamados na Igreja nos colocam em contato com outras pessoas – e temos o privilégio de falar no que cremos.
  6. Esteja com as escrituras em publico. Mesmo que elas estejam confinadas em seu dispositivo móvel, você poderá lê-las no ônibus, na escola (durante os intervalos) no parque, etc. Ao ler as escrituras periodicamente, em lugares públicos, alguns ao seu redor desejarão saber do que se trata, e isso lhe dará meios de começar uma conversa sobre o evangelho. Se você não souber o que dizer, pode apenas compartilhar o material que está lendo.
  7. Treine nas noites familiares e com amigos da Igreja como responder perguntas e começar uma conversa sobre o evangelho. Afinal, se você estiver preparado não vai precisar temer [4]. Essas “práticas” são muito divertidas – e ajudam bastante em situações reais.
  8. Se envolva no trabalho de História da Família. Quando você mergulha de cabeça na História da Família recebe inspiração e se sente motivado a ajudar [5]. Você pode ser inspirado a compartilhar seu sucesso na história de sua família e assim motivar outros a conhecerem mais do Evangelho.
  9. Faça convites. Quando alguém lhe fizer uma pergunta sobre o evangelho – e isso vai acontecer em algum momento, você não precisa dar grandes explicações. O Senhor convidava as pessoas para verem por si mesmas [6]. Então é bem simples: convide as pessoas a conhecerem mais visitando a Igreja ou recebendo os missionários.
  10. Cumpra os mandamentos. Se você cumprir os mandamentos de Deus, além de ser um exemplo para as pessoas (e o exemplo é o que mais conta) vai ter direito ao Espírito Santo [7]. Esse Espírito vai lhe ajudar quando tiver que compartilhar o evangelho.

 

NOTAS

[1] “O evangelho é o plano de felicidade de nosso Pai Celestial.” Tópicos do Evangelho: “Evangelho”. O Elder Marcus B. Nash disse: “O evangelho de Jesus Cristo é de fato o — observem que está no singular, significando o único — grande plano de felicidade (Alma 42:8). Se vocês escolherem qualquer outro estilo de vida, ou tentarem viver apenas as partes do evangelho que lhes parecerem convenientes, essa decisão lhes roubará a plena e resplendente alegria e felicidade que lhes foram reservadas por nosso bondoso Pai Celestial e Seu Filho.” (“O Grande Plano de Felicidade”, Conferência Geral – outubro de 2006)

[2] D&C 33:8, Moisés 6:32

[3] O homem natural é inimigo de Deus (Mosias 3:19); Elder David A. Bednar disse: “O homem ou a mulher natural não se arrepende, é carnal e sensual (ver Mosias 16:5; Alma 42:10; Moisés 5:13), é indulgente e extremista, e é orgulhoso e egoísta. Como o Presidente Spencer W. Kimball ensinou: “O ‘homem natural’ é o ‘homem terreno’ que permitiu que as rudes paixões animais sobrepujassem suas inclinações espirituais” (“Cremos em Ser Castos”, Conferência Geral, abril de 2013).

[4] D&C 38:30

[5] Veja relatos sobre a História da Família,e as bênçãos relacionadas em https://www.lds.org/youth/family-history?lang=por

[6] João 1:38–39, ver também: “Vinde e Vede”, Elder Alexander B. Morrison, Conferência Geral outubro de 2000.

[7] João 14:21, 26-27