Pergunta: Olá, Como pode O Livro de Mórmon ser verdadeiro se Apocalipse 22:18 afirma que nada pode ser acrescentado à Bíblia? – Amanda, São Paulo-SP
Resposta:
Olá Amanda, Esse versículo é sem dúvida um dos mais utilizados (e menos compreendidos) por aqueles que tentam desacreditar a veracidade e autenticidade do Livro de Mórmon como escritura sagrada:
“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro…”
Há, entretanto, uma série de problemas em interpretar Apocalipse 22:18 dessa forma de maneira que é preciso ignorar diversos pontos cruciais para chegar à conclusão de que o versículo proíbe a existência de novas escrituras.
Confira alguns dos pontos mais problemáticos dessa interpretação:
Apocalipse é o último livro da Bíblia?
Embora o Livro do Apocalipse seja o último no volume do Novo Testamento, estudos indicam que ele pode ter sido meramente inserido por último e não exatamente o último a ser escrito.
No meio acadêmico, acredita-se que o próprio Evangelho de João tenha sido escrito décadas depois de o Livro do Apocalipse.
Se o Livro do Apocalipse não foi o último a ser escrito, Apocalipse 22:18 não pode estar se referindo a todo o conjunto das escrituras, a menos que se rejeite os demais livros bíblicos que sabe-se terem sido escritos após ele.
Quando a Bíblia foi compilada?
A compilação da Bíblia em um único volume de escrituras aconteceu apenas séculos depois de Cristo. Até então, ela constituía meramente registros separados que posteriormente viriam a formar o cânone como conhecemos atualmente.
Dessa forma, João não poderia estar se referindo à Bíblia como um todo em Apocalipse 22:18, pois ela ainda não existia.
Escrituras semelhantes em outros locais da Bíblia
Considere passagens da Bíblia como Deuteronômio 4:2:
“Não acrescentareis à palavra que vos ordeno, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos ordeno.”
E Provérbios 30:6:
“Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.”
Eles apresentam ideias quase idênticas às de Apocalipse 22:18, promovendo a ideia de que “nada poderia ser acrescentado às palavras existentes.”
Se utilizarmos nesses versículos a mesma lógica apresentada por críticos em Apocalipse 22:18, teríamos que descartar e completamente ignorar tudo o que foi escrito após Deuteronômio 4:2 ou Provérbios 30:6.
O próprio Novo Testamento nesse cenário constituiria acréscimos e deveria ser descartado.
Um detalhe importante
Uma leitura atenta de Apocalipse 22:18 e uma consideração dos fatos anteriormente mencionados indicam que nenhuma palavra deveria ser acrescentada ao “livro dessa profecia.”
Apocalipse 1:1,3 indica que “essa profecia” se refere especificamente à visão de João do Apocalipse e não ao conjunto completo de livros da Bíblia, que ainda não existia.
Dessa forma, não existe nenhuma objeção real e consistente na existência de escrituras posteriores à Bíblia, de modo que o verso em questão é irrelevante em desacreditar a autenticidade do Livro de Mórmon como escritura sagrada.
Um abraço,
Luiz Botelho
Relacionado: Como a Bíblia e o Livro de Mórmon Nos Ajudam a Entender Melhor o Poder Selador?
Correta a resposta
Luis Botelho, e Percilio, vocês sabiam que a antropologia e arqueologia nunca encontraram evidências citadas no Livro de Mormon, que comprovem suas citações?
Vocês sabiam que um certo cientista Mormon que eu não me lembro seu nome agora, ele fez um estudo de DNA e comprovou que os índios americanos não tem compatibilidade com o DNA de judeus, mas com pessoas da Ásia e não do Oriente Médio?
Sabiam?
Também tem outra: O Livro de Mórmon e Doutrina & Convênios não contrariam a Bíblia em nenhum momento. Até mesmo sobre o Batismo de falecidos e Os Graus de Glória são citados na Bíblia (caso alguém descorde, leia bastante as referencias de D&C, sempre tem algo lá ^^). Portanto, não contrariamos a Bíblia em nada 🙂
Aonde na Biblia os apóstolos ensinaram a igreja a doutrina de batizar os mortos? Poderia me dizer? Agradeço!
Acho o livro de mórmon como uma fabula inventada de Joseph Smith ele mentiu sobre as palavras ditas sobre o livro e inventou as palavras pra acreditarem q sua doutrina e única q pode salvar e Deus vai acertar as contas com aqueles Q seguem um falso profeta q morreu em decorrência de seu castigo interno contra os preceitos do senhor e o Diabo só está rindo daqueles q aprendem Anátemas estranhas.
David, Joseph Smith não inventou o Livro de Mórmon. Mas respeitamos sua opinião. Ele foi verdadeiramente um grande profeta. Convido-o a ler o livro com sinceridade, e depois perguntar a Deus se o livro não é verdadeiro. Você poderá saber, como eu sei, que o Livro de Mórmon é outro Testamento de Jesus Cristo – e que Joseph Smith não mentiu.
Lucas, vejo que você é bem entendido e bem informado quanto ao Livro de Mormons. Assim, poderia me dizer aonde você aprendeu na Biblia, que segundo voces está coerente com o Livro de Mormons, aonde você aprendeu na Biblia que devemos inquirir a Deus, e se sentir um ardor no peito, isto significa que o Livro de Mormons é verdadeiro e confiável? Com quem vocè aprendeu isto? Com Jesus? Com Paulo Com Pedro? Com João? Com Thiago?
Na Biblia há uma advertência do apóstolo Paulo, aonde ele diz para termos cuidado, pois satanás é capaz de se transformar em anjo de luz e enganar a muitos – 2 Corintios 11:14.
No caso de satanás transformar em anjo de luz e aparecer aos Mormons, como vocês discernirão isto?
No meu caso, que não sou Mormon, eu faria igual aos Bereanos -Atos 17:11. E você, o que faria?
Aguardo a sua gentil resposta. Agradeço!
Li varias vezes o Livro e posso afirmar que é a mesma doutrina da Bíblia…Aquele que não leu e dá testemunho falso ou mente, esse não é de Deus.
5
4.5
E outra o livro de MOrmom foi escrito bem depois da biblia, como seria acrescentado algo a ele, nem taopouco retirado nada.Ele apenas Testifica de Jesus Cristo . Mas os ignorantes acham que outro testemunho significa outro evangelho, o que não possuem o mesmo significado.Outro testemunho é a outra confirmação da vida do filho de Deus e não outras palavras. Se liguem!!!!
Excelente explicação