Não é Assim Que Os “Jovens Guerreiros” Deveriam se Parecer
Como os Jovens Guerreiros de Helamã se Parecem
Acho que provavelmente todos os mórmons estão familiarizados com a imagem icônica dos 2.000 jovens guerreiros de Helamã. Sem dúvida, essa representação na imagem acima foi moldada pela imaginação popular.
Mas não estamos fazendo a desserviço à essa história quando imaginamos uma legião de guerreiros de 18 a 25 anos de idade que aparentemente tinham acesso a uma academia 24 horas por dia e um regime altamente especializado de suplementos?
No inglês, os jovens guerreiros são chamados de stripling warriors. Saber o significado de stripling (que significa jovem rapaz) na época de Joseph nos ensina mais sobre a aparência desses jovens guerreiros.
“Stripling” é uma palavra que, embora uma vez tenha sido comum, praticamente desapareceu do vocabulário dos falantes de inglês. Exceto, é claro, para os mórmons que o usam para descrever os corajosos guerreiros de Helamã. E mesmo assim nós geralmente não conhecemos o significado da palavra. Embora a maioria nunca tenha dado qualquer atenção à essa palavra, ficamos a pensar que stripling significa “valente”, ou talvez “forte”, ou mesmo “jovem”, mas num sentido bem amplo.
O dicionário da língua inglesa de 1828 nos ajuda a compreender o realmente significa a palavra que Joseph usou na tradução:
“Stripling” refere-se a um adolescente em um momento muito especial em seu desenvolvimento físico. Você sabe quando um adolescente de 14 a 16 anos, de repente, cresce bastante em poucas semanas? É um momento estranho fisicamente, porque eles de repente estão muito mais altos e estão desengonçados ao andar e se portar. Nesta fase da vida eles são magros e um pouco desajeitados.
É desta fase da adolescência que stripling se refere.
Então, quando pensamos nos “jovens homens”de Helamã, mesmo a nova idade missionária é velha demais. E mesmo que eles fossem fortes e fisicamente ativos, eles não teriam a testosterona suficiente para acumular massa volumosa em seu corpo, como é mostrado nos quadros. Estes jovens mal tinham pelos no rosto.
Perceber o quão jovens esses guerreiros são colocam sua história num contexto melhor. Tome um pequeno momento e imagine por um segundo os filhos, netos, sobrinhos, irmãos e vizinhos que você conhece que são striplings – mestres e sacerdotes – e, em seguida, considere o seguinte:
Quando Helamã viu que eles estavam sendo perseguidos por um exército experiente de guerreiros lamanitas , ele disse, “eu não permitiria que meus filhinhos caíssem em suas mãos; portanto, continuamos nossa marcha rumo ao deserto”. Mais tarde, quando Helamã percebeu a necessidade tática desses “filhinhos” lutarem, só podemos imaginar a emoção que deve ter enchido seu coração quando ele se virou para esses jovens e disse: “Que dizeis, meus filhos? Quereis ir combatê-los?”
Você sente o temor de que Helamã deve ter sentido quando ele escreveu para Moroni, dizendo: “nunca presenciara tão grande coragem, não, nem entre todos os nefitas! Pois como eu sempre os chamara meus filhos (visto que eram todos muito jovens), responderam-me: Pai, eis que nosso Deus está conosco e não permitirá que sejamos vencidos; então avancemos. Não mataríamos nossos irmãos se eles nos deixassem em paz; portanto, vamos, para que eles não derrotem o exército de Antipus.”
“Ora, eles nunca haviam lutado. Não obstante, não temiam a morte; … eles tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria. … e haviam lutado como que com a força de Deus; sim, nunca se soube de homens que tivessem lutado com força tão miraculosa;”
Quando pesquisei pela primeira vez o significado da palavra stripling nos dias de Joseph e o que isso implicava nesses versículos, eu estava trabalhando com os sacerdotes de nossa ala como parte de meu chamado. Depois de compreender melhor o que a palavra stripling significava, eu vi um de nossos jovens sacerdotes e pensei: então é assim que um jovem guerreiro de Helamã se parecia.”
Como eu interagi com esses jovens, fiquei impressionado com sua bondade. Claro, eles eram adolescentes normais com características e desafios normais da adolescência. Mas algumas das lições na escola dominical mais esclarecedores que já ouvi foram ensinadas por aqueles rapazes. A minha experiência com eles e muitos outros jovens me deixou este testemunho: Deus está levantando uma geração de guerreiros.
Tempos difíceis estão chegando. As coisas têm sido relativamente fáceis para os santos dos últimos dias e cristãos em geral. Tivemos acesso a oportunidade sem precedentes, prosperidade, tecnologia, educação, etc. A liberdade de exercer nossa fé tem sido acompanhada de uma época de grande autonomia.
Mas nós sabemos por profecia, avisos modernos e pelo desenrolar de eventos, que isso não vai durar para sempre. Estamos entrando em um período na história da Terra que exigirá mais coragem, mais dedicação e mais fé, talvez mais do que nunca.
O que eu sei é o seguinte: Se tivermos a fé daqueles 2.000 jovens guerreiros à medida que entramos nessa fase difícil, “o Senhor irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda” (Isaías 52:12). O Senhor estará “à vossa direita e à vossa esquerda”, (D&C 84:88) e pela nossa fé Nele, ele fará maravilhas entre Seu povo.
À medida que enfrentarmos os desafios diante de nós, que seja dito de nós o que foi dito desses 2.000 jovens guerreiros: “são jovens, de opinião firme, e depositam continuamente sua confiança em Deus”.
Este artigo foi escrito por Dustin Phelps no site happiness-seekers.com. Traduzido por Esdras Kutomi.