10 línguas que você não sabia que o Livro de Mórmon foi traduzido

O Livro de Mórmon em diferentes línguas e idiomas

10 línguas exóticas que você não sabia que o Livro de Mórmon foi traduzido

Em março de 1830, depois de meses de trabalho, seis dias por semana quase 12 horas por dia, os tipógrafos finalmente terminaram os primeiros 5.000 exemplares em inglês do Livro de Mórmon. Mas o inglês foi apenas a primeira das muitas línguas em que o Livro de Mórmon seria traduzido. Logo após a publicação dos primeiros exemplares do Livro de Mórmon, os trabalhos de tradução para o francês, alemão, dinamarquês, galês e italiano começaram.

O progresso foi lento no início. Em 1968, o Livro de Mórmon tinha sido traduzido para apenas 18 idiomas.

No entanto, ao longo das últimas décadas, o trabalho de tradução tem acelerado. Em 2015, o Livro de Mórmon estava disponível em 110 línguas diferentes, faladas por mais de 76 por cento da população no mundo, fazendo com que o Livro fosse enviado a todas as “nações, tribos, línguas e povos” (D&C 42:58).

Aqui estão algumas das línguas em que o Livro de Mórmon foi traduzido e você possivelmente não sabia:

1. Aymara: A língua utilizada pelos povos indígenas nas regiões dos Andes e Altiplanos da América do Sul. Cerca de 3 milhões de pessoas no Peru, Bolívia, Argentina e Chile falam Aymara.

2. Bislama: Uma língua crioula baseada no Inglês, Bislama é uma das línguas oficiais de Vanuatu, juntamente com o Inglês e o Francês e possui cerca de 6.200 falantes nativos.

3. Catalão: Uma língua românica, o catalão é falado por mais de 9 milhões de pessoas na Catalunha, Valência, Ilhas Baleares, Andorra, e o sul da França.

4. Chuukese: Chuukese é um ramo da língua austronesiana na Micronésia. Chuukese é falado por cerca de 48.000 pessoas nas ilhas de Chuuk, nas Ilhas Carolinas.

5. Fante: Fante é um dialeto do Akan, uma língua falada por 7 milhões de pessoas no leste da Costa do Marfim, no centro-sul de Gana, e no centro de Togo.

6. Guaraní: Uma das línguas oficiais do Paraguai, o guarani é falado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. A língua tupi-guarani também é usada por pequenas comunidades da Bolívia, do Brasil e da Argentina.

7. Q’eqchi “ou Kekchi: Uma língua maia, falada por cerca de 500.000 pessoas na Guatemala e Belize.

8. Kiribati: Uma linguagem da Micronésia, Kiribati é falado por cerca de 70.000 pessoas em Quiribati, Fiji, Nauru, Ilhas Salomão, Tuvalu e Vanuatu. Kiribati (local) era anteriormente conhecido como as Ilhas Gilbert e a língua era conhecida como Gilbertese.

9. Navajo: Também conhecido como Diné Bizaad, Navajo é uma língua falada pelos nativos americanos do sudoeste dos Estados Unidos. Cerca de 150.000 pessoas falam Navajo.

10. Xhosa: Conhecida por suas consoantes e pelos estalos, Xhosa é uma das línguas oficiais da África do Sul e é falada por aproximadamente 7,9 milhões de pessoas.

Imagem via mormonnewsroom.org. Artigo escrito por Katie Lambert no site LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Livro de Mórmon
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Advogado Mórmon - dia dos advogados
7 advogados nas Escrituras e na Liderança da Igreja
Templo de Freiberg Alemanhã
Veja fotos do renovado templo de Freiberg, Alemanhã

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *