fbpx

Comentários sobre 1 Néfi 13 – A Igreja do diabo #18

igreja do

Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido o Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Neste artigo comentamos 1 Néfi 12.

A Igreja do Diabo

Néfi ter viu o ministério mortal do Salvador e Sua Expiação, depois viu o futuro de seu povo. Então, o anjo lhe mostrou mais. Ele viu a iniquidade daqueles que seguem Satanás na grande e abominável igreja. Ele viu que eles removeriam verdades claras e preciosas da Bíblia, fazendo com que muitos tropeçassem espiritualmente. Apesar dessas cenas desoladoras, a visão de Néfi também lhe deu motivo para grande esperança. Ele viu que Deus prepararia o caminho para a Restauração do evangelho nos últimos dias. Ele também testemunhou que o registro de seu povo (o Livro de Mórmon) surgiria nos últimos dias para restaurar as verdades claras e preciosas que haviam sido perdidas para o mundo.

Na visão, Néfi viu a “formação de uma grande igreja”. Essa Igreja era “mais abominável de todas as igrejas, que mata os santos de Deus, sim, tortura-os e oprime-os e subjuga-os com um jugo de ferro e leva-os ao cativeiro” – e fazem isso pelo “louvor do mundo”. O “diabo era o seu fundador” desta igreja.  O desejo da Igreja era “o ouro e a prata e as sedas e as escarlatas e o linho finamente tecido e as vestimentas preciosas e as meretrizes”

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos explicou que essa igreja do diabo não é uma única instituição:

“Os títulos igreja do diabo e grande e abominável igreja são usados para identificar todas as (…) organizações de qualquer nome ou natureza — seja política, filosófica, educacional, econômica, social, fraternal, civil ou religiosa — que tenham sido criadas para levarem os homens para longe de Deus e de Suas leis e, portanto, da salvação no reino de Deus” (Mormon Doctrine, 2ª edição, 1966, pp. 137–138).

Néfi vê os europeus chegando nas Américas

estudar as escrituras - Bíblia aberta

Néfi viu que após seu povo ser destruído pela “semente de seus irmãos”, Deus fortaleceria as nações dos gentios – e os guiaria até a terra da promissão. Ele viu em 1 Néfi 13:12 que Colombo viajou para as Américas. Em 1 Néfi 13:13 viu que os peregrinos viajaram para a América buscando liberdade religiosa. O versículo 14 mostra que os povos nativos americanos (descendentes de Lamã e Lemuel) foram dispersos de suas terras. Néfi vê (1 Néfi 13:15) que os gentios prosperam na América, e que, apesar de serem minoria, os exércitos revolucionários do povo da América saiu vitorioso (1 Néfi 13:16–19).

Esses eventos foram mostrados a Néfi, Leí e outros profetas muitos séculos antes de acontecerem. Para entender a visão de Néfi o termo “gentio” precisa ser levado em consideração. “Gentio” no livro de Néfi significa uma pessoa que não seja da Casa de Israel – ou seja, descendente direito de Jacó (Israel) ou que não seja oriundo do Reino de Judá – onde Néfi nasceu e cresceu. As nações gentias no contexto de 1 Néfi 13 se referem as nações europeias.

Néfi viu que “um livro que era levado entre eles”. Esse livro era a Bíblia. Infelizmente, devido a Igreja do diabo “tiraram do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas; e também muitos convênios do Senhor foram tirados.” O objetivo da igreja maligna: “[perverter] os caminhos retos do Senhor, a fim de [cegar] os olhos e [endurecer] o coração dos filhos dos homens.

Felizmente o Senhor é bondoso. Ele não permitiria que os gentios ficassem “para sempre naquele horrível estado de cegueira” devido “às passagens claras e preciosas do evangelho do Cordeiro que foram suprimidas por aquela igreja abominável”. Por isso, o Livro de Mórmon viria ao mundo. Ele restauraria o evangelho – e esclarecia pontos doutrinários importantes da Bíblia. Néfi viu ainda mais escrituras chegando.

O Poder de Deus

Um de meus versículos favoritos do Livro de Mórmon é esse:

“E abençoados os que procurarem estabelecer a minha Sião naquele dia, pois terão o dom e o poder do Espírito Santo; e se perseverarem até o fim, serão levantados no último dia e serão salvos no reino eterno do Cordeiro; e aqueles que proclamarem a paz, sim, novas de grande alegria, quão belos serão sobre os montes!”

Essa promessa é pra nós – que vivemos nestes últimos dias. Se procuramos estabelecer Sião – que significa ajudar as pessoas a virem a Cristo e receberem sua doutrina e ordenanças de salvação – teremos o dom e poder do Espírito Santo – o que significa ser guiado e protegido. E se perseverarmos até o fim seremos salvos no reino do Cordeiro, que é Jesus Cristo. A obra de proclamar a paz, ou seja, pregar o evangelho é central. É por isso que o Profeta Joseph Smith disse:

“depois de tudo o que foi dito, o maior e mais importante dever é pregar o Evangelho” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 343).

É por meio da pregação do evangelho que Deus se manifestará “a todas as nações, tanto aos judeus como aos gentios” – inclusive os remanescentes da semente dos irmãos e a “mescla da semente” de Néfi.

Leia 1 Néfi 13

Relacionado:

https://mormonsud.net/livro-de-mormon/1-nefi-12-nefi-ve-futuro-dos-nefitas/

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
significado da
Comentários sobre 1 Néfi 11 - O Significado da Visão da Árvore da...
futuro
Comentários sobre 1 Néfi 12 – Néfi vê o futuro de sua...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *