Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido o Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Neste artigo comentamos 1 Néfi 12 onde ele fala sobre o futuro de seu povo. 

Néfi vê o futuro de seu povo

Nesta capítulo, o anho mostra a Néfi o que acontecerá com seus descendentes – e eventualmente com a terra que herdaram. Essa visão ensinou muito a Néfi, porém, também lhe encheu de pensar. Depois da gloriosa visão, ele encontrará seus irmãos discutindo e antes de explicar-lhes os significados do Sonho da Árvore da Vida, ele precisará recuperar as forças”. Ele escreveu:

“E então eu, Néfi, fiquei pesaroso com a dureza de seu coração e também por causa das coisas que tinha visto e sabia que haviam de acontecer inevitavelmente, por causa da grande iniquidade dos filhos dos homens.

E aconteceu que fiquei abatido por causa de minhas aflições, pois considerava-as maiores que quaisquer outras, por causa da destruição de meu povo; pois eu vira a sua queda.

E aconteceu que depois de haver recuperado as forças, falei a meus irmãos (…)” (1 Néfi 15:4-6)

O futuro Mistério de Cristo entre os nefitas

Apesar de lamentar profundamente o destino terrível de seu povo, envolvido em “guerras e rumores de guerras e grandes matanças pela espada”, Néfi também viu “o Cordeiro de Deus descendo do céu; e desceu e mostrou-se a eles”. O próprio Senhor Jesus Cristo, o Pastor de toda a Terra, visitou outras ovelhas, que não eram de Jerusalém – e ministrou a elas (João 10:16, ver também: 3 Néfi 15:11–24; 16:1–3; D&C 10:59). Além disso, Ele escolheu 12 apóstolos entre os nefitas – que eram “os doze discípulos do Cordeiro, (…) escolhidos para ministrar entre [a] semente [de Néfi]”.

Néfi aprendeu sobre os Doze escolhidos para ministrar entre a semente dele.

Não há duvida que os Doze Discípulos – como são chamados os doze apóstolos nefitas – tinham autoridade apostólica – a mesma que Pedro e os demais receberam em Jerusalém, e a mesma que os apóstolos de hoje possuem. Entretanto, por ocasião do Juízo Final a participação dos apóstolos nefitas estará subordinada a dos apóstolos no Velho Mundo. O Apóstolo João ensinou: “O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo” (João 5:22). O Filho, por Sua vez, pedirá a outros que O ajudem no Julgamento. Os Doze que estavam com Ele em Seu ministério julgarão as doze tribos de Israel (ver Mateus 19:28; Lucas 22:30). Os Doze nefitas julgarão os nefitas e os lamanitas (ver 1 Néfi 12:9–10; Mórmon 3:18–19).

Elementos do Sonho explicados

Néfi aprendeu o significado de vários elementos do sonho de seus pai. No capítulo 12 o anjo explica dois deles:

Rio de águas poluídas: “E aconteceu que olhei e vi o povo de minha semente reunido em multidões contra a semente de meus irmãos; e estavam reunidos para batalhar. E o anjo falou-me, dizendo: Eis a fonte de água suja que teu pai viu; sim, o rio do qual ele falou; e suas profundezas são as profundezas do inferno.”

Névoas: “as névoas de escuridão são as tentações do diabo que cegam os olhos e endurecem o coração dos filhos dos homens, conduzindo-os a caminhos espaçosos para que pereçam e se percam.”

Grande Edifício: “o grande e espaçoso edifício que teu pai viu são as fantasias vãs e o orgulho dos filhos dos homens. E um grande e terrível abismo separa-os; sim, a palavra da justiça do Deus Eterno e do Messias, que é o Cordeiro de Deus, de quem o Espírito Santo testifica desde o princípio do mundo até agora, e de agora para sempre.”

Esses elementos são válidos tanto no passado, como no futuro. E hoje se fazem presente na nossa vida. O grande e espaço edifício é maior do que Burj Khalifa (o maior arranha-céu do mundo) – pois nunca houveu ma época de tanto orgulho, egoísmo, auto-indulgencia e vaidade. As nevoas de escuridão nunca foram tão espeças – e Satanás nunca teve tanto poder sobre tantos corações. O rio mais poluído de todos – tem tragado milhares – e os arrastado, correnteza abaixo, por meio do vício em drogas e pornografia. É verdade, contudo, que o poder de Deus está sobre os santos, que é esta é uma época de grandes oportunidades. E como veremos no próximos capítulos, um dia em que o poder de Deus se manifestará poderosamente.

Leia 1 Néfi 12

Relacionado:

Comentários sobre 1 Néfi 11 – O Significado da Visão da Árvore da Vida #16