Vem e Segue-me – lição 34 – “Sejais Unidos” – 1 Coríntios 1-7
Para apoiar o programa de aprendizado da Igreja – “Vem, e Segue-me” – estamos publicando semanalmente comentários sobre a lição designada. Estamos estudando o Novo Testamento em 2019. Na lição de hoje, estudaremos 1 Coríntios 1-7.
“Os membros do início da Igreja que moravam em Corinto enfrentavam muitos dos problemas que existem no mundo hoje, como a desunião, os falsos ensinamentos e a imoralidade. Em 1 Coríntios, aprendemos que Paulo ensinou a esses santos como promover a união na Igreja, como aprender as coisas de Deus, o papel do corpo físico como um templo para o Espírito Santo, a natureza dos dons espirituais, a importância de tomar o sacramento dignamente e a realidade da ressurreição. Por meio do estudo dos ensinamentos de Paulo registrados em 1 Coríntios, [podemos] aprender as doutrinas e os princípios que [nos] ajudarão a viver em retidão apesar da iniquidade que os rodeia.” (Manual do professor do seminário – novo testamento)
Paulo também ensinou que devemos ser unidos em Cristo. No final, a doutrina não era de Paulo, de Pedro ou de qualquer outro líder – era de Jesus Cristo. Ele deveria ser o foco e enfoque.
Uma das minhas escrituras favoritas desta designação é essa:
“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não muitos sábios segundo a acarne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas aloucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (1 Coríntios 1:25-29)
A sabedoria de Deus é muito maior do que a dos sábios deste mundo. Embora o evangelho seja simples, ele é rico – e precisamos buscar aprender os mistérios de Deus. Não devemos nos contentar com o leite, mas buscar a carne do evangelho. Deus tem o desejo de nos revelar coisa sublimes, mas precisamos guardar os mandamentos básicos.
Paulo também aconselha sobre o casamento. Ele diz diz que esposo e esposa devem honrar um ao outro e desfrutar de uma relação íntima saudável. Os profetas ensinaram:
“A intimidade física entre marido e mulher é bela e sagrada. Ela é ordenada por Deus para a criação de filhos e para a expressão do amor entre marido e mulher. Deus ordenou-nos que a intimidade sexual seja reservada para o casamento” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 35).
O Presidente Boyd K. Packer ensinou que a intimidade no casamento foi ordenada por Deus.
“O poder de procriação não é uma parte secundária do plano; ele é o plano de felicidade. É o ponto-chave para a felicidade.
O desejo de procriar é constante e muito forte na humanidade. Nossa felicidade na vida mortal, nossa alegria e exaltação dependem de como reagimos a esses desejos físicos persistentes e compulsivos” (“O Plano de Felicidade”, A Liahona, maio de 2015, p. 26).
Veja um vídeo sobre a lição.
Vem e Segue-me – lição 33 – “Vence o mal com o bem” – Romanos 7-16