fbpx

Quem você é neste Natal?

O Natal é cheio de símbolos e personagens que nos inspiram e com quem nos identificamos. Todos queremos ser o Papai Noel para alguém a cada ano, então procuramos por necessidades que podemos suprir anonimamente – assim como ele faria.

Alguns de nós se identificam com o Rudolph, a rena de nariz vermelho que guia todas as outras renas no trenó do Papai Noel. Assim como ela, nos sentimos diferentes, mas sabemos que essa diferença, é o que as pessoas ao nosso redor precisam para conquistar as suas metas.

Às vezes, somos como anjos, então damos o nosso melhor por Cristo, mesmo que nossas ofertas pareçam pequenas e simples. Alguns tiveram ou estão tendo uma mudança de coração como os personagens Scrooge e Grinch.

Então, quem você é neste Natal?

Ao ponderar sobre o verdadeiro significado do Natal, não consigo deixar de me deleitar na profunda abrangência dos personagens na história da natividade.

Todo mundo pode se identificar com um ou mais personagens dessa história. Quando vemos o nascimento de Cristo através dos olhos deles, fortalecemos nossa própria identidades e papel.

Devido à singularidade do amor e do sacrifício da família de Cristo, não irei compará-los a nós. É verdade que poderíamos ter momentos onde temos que confiar no Senhor para que Ele nos ajude em nossas missões pessoais, e às vezes, não nos sentimos adequados para fazer o que fomos chamados em nossas vidas.

Mas, acho que faz mais sentido estudar os outros personagens da história da natividade que honram a Cristo, assim como tentamos fazer.

Os Pastores

Os pastores eram os mais preparados para receber Jesus Cristo. Eles passaram suas vidas servindo e nutrindo os rebanhos, e pensando no que mais importa na vida. Quando receberam ‘o chamado’ para ver o Salvador, eles foram direto vê-Lo e proclama-Lo. Você é assim?

Os Magos

Os Magos eram inteligentes. Eles eram instruídos e sempre buscavam por orientação. Eles haviam ganhado todas as glórias do mundo: dinheiro, status, poder e conhecimento. Você já recebeu alguma dessas coisas?

Eles acreditavam nas profecias que liam na Bíblia, e por anos sacrificaram seu tempo, dinheiro, energia e suas vidas para viajar para longe para visitar e adorar o Menino Jesus. Eles eram os sábios daquela época.

Mas ao invés de se preocupar sobre o que os outros pensariam sobre eles e o quanto eles conheciam – como os sábios geralmente fazem – eles se concentraram em ganhar mais luz e verdade ao ir até o Cristo, sem se importar com o tempo que demorariam para chegar. Você é como um dos magos?

As Ovelhas

As ovelhas não entendiam tudo o que estava acontecendo, mas elas sentiam o espírito do amor de Cristo e reverentemente seguiram aqueles que haviam tido um testemunho angelical e professado a divindade Dele. Você é como as ovelhas?

Os donos de hospedagens

Os donos das hospedagens muitas vezes são vistos com uma imagem ruim. Eles são frequentemente vistos como aqueles que viraram as costas para o menino Jesus. Não acredito que os donos das hospedagens eram vilões.

Na verdade, penso que até mesmo o maior entre nós poderia cai em uma armadilha. Essa armadilha é chamada de estresse. Durante aquela época de censo, os donos de hospedagens tinham muitas coisas para fazer.

Eles estavam ajudando pessoas a se instalar, cuidando de detalhes, e apagando as faíscas que surgiam ao receberem tantos hospedes.

Eles estavam cozinhando, arrumando camas, respondendo perguntas e tentando manter o local limpo, enquanto tantas pessoas estavam sob seus cuidados.

Quando José bateu na porta deles, aquele era só mais um detalhe em sua lista de trabalho. Vocês conseguem mentalizar esta lista? Abrir a porta e completar mais uma tarefa que precisa ser cumprida. Feito.

Os donos de hospedagem estavam no modo sobrevivência. Eles não eram ruins, só estavam muito ocupados. Adorar e servir ao Salvador não estava na lista, só isso. Você é como eles?

O Burro

O gentil burrinho arriscou sua vida através do cansaço e talvez até da fome para carregar aquela sagrada família e proteger a vida e ministério de Cristo. Ele trabalhou duro e não reclamou.

Na história, a maioria das pessoas possivelmente veem o burro como um adereço, mas na verdade, ele ajudou o trabalho de Cristo a seguir em frente, sem ser reconhecido. Não era a história dele. Ele não era o foco, mas ele foi vital para a missão do Salvador. Ele era forte, confiável e obediente. Você é como o burro?

Não importa qual com qual personagem você se identifique mais, você pode escolher quem você será daqui por diante. Sabemos quem estamos destinados a ser.

Há algo dentro de nós que sussurra em nossos corações a verdade de quem somos e que Deus quer que façamos com as nossas vidas. Somos felizes quando encontramos esse pedaço da nossa identidade e o completamos.

Nossa identidade é uma grande parte do que somos! É unificar nossos pensamentos e ações a quem sabemos que devemos ser.

Neste Natal, ao vivermos nossos papéis com amor, que nos vejamos como parte da história de Cristo. Como parte das inúmeras lições aprendidas através da linda natividade!

Feliz Natal!

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Como podemos ser melhores em 2020 do que fomos em 2019

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *