Néfi e Labão

Eu nunca tinha pensado sobre Néfi matando Labão dessa maneira antes. Isso mudou completamente a maneira que eu compreendo Néfi e o começo do Livro de Mórmon!

Todas as vezes que eu começo a ler o Livro de Mórmon, chego em 1 Néfi 4 com a história de Néfi e Labão e eu me faço a mesma pergunta: ” Por que Néfi teve que matar Labão?

Néfi retournou a terceira vez a casa de Labão confiando que o Senhor prepararia um caminho para que ele completasse sua missão. Ele encontrou Labão bêbado e foi ordenado que ele cortasse sua cabeça fora, com sua própria espada. Depois, ele encontrou o servo de Labão, pegou os registro e os levou aos seus irmãos fora da cidade. Quando Zorã tentou fugir da escravidão novamente, Néfi ofereceu a ele liberdade e um lugar com seu pai.

Labão estava bêbado e inconsciente. Por que Néfi precisou matá-lo para completar sua missão?

Relendo essa história recentemente, eu finalmente entendi que talvez Néfi incluiu esse evento com tantos detalhes para responder mesmo as mais importantes perguntas, as perguntas eternas. Como nós fomos liberados do poder de Satanás? Qual é o nosso relacionamento com Jesus Cristo? Como nós podemos receber a vida eterna?

É muito mais que um fato histórico; é também um emblema—uma história simbólica representando os seguintes personagens:

  • Néfi, representando Jesus Cristo
  • Labão, representando Satanás
  • Zorã, representando cada um de nós

Então, por que Néfi precisou matar Labão? Eu ainda não tenho uma resposta completa para essa pergunta, mas essa não é a verdadeira pergunta. Trocando o foco eu descobri outras respostas a pergunta que realmente importa: O que essa história me ensina sobre o Salvador?

Escrito pela equipe do LDS.net, traduzido por Viccenzo Benatti