fbpx

Jesus Cristo era “legal”?

Muitas pessoas parecem evitar o Antigo Testamento porque veem Jeová como alguém vingativo e furioso. No Novo Testamento, como Jesus Cristo, Ele ensinou as pessoas a amarem seus inimigos e perdoarem os pecadores, mas ainda assim causou tumulto entre os comerciantes no templo e castigou os fariseus por serem hipócritas.

Afinal, existe uma diferença entre os dois?

Acreditamos que não há uma diferença. Mesmo sem contar com Sua redentora Expiação pela humanidade, Jesus realmente foi legal! Ele passou tempo com crianças, confortou amigos, ajudou Sua mãe e sempre acolheu a todos, mesmo quando estava cansado ou planejava passar um tempo sozinho. Na verdade, Ele disse que somos Seu foco e propósito! 

“Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). 

Seus mandamentos possibilitam nosso crescimento e progresso. Jesus Cristo conhece as consequências do pecado. Ele conhece nossas capacidades. Ele sabe o que está em jogo. Nosso Redentor espera nosso melhor esforço.

Veja como C. S. Lewis explicou a aparente contradição em “Cristianismo Puro e Simples”:

“Dezenas de pessoas vão a Ele para serem curadas de algum pecado específico do qual têm vergonha (como covardia física) ou que claramente interfere na vida diária (como mau humor ou embriaguez). Bem, Ele é a cura para tudo, com certeza, mas Ele não vai parar por aí. 

É por isso que Ele alertou as pessoas a ‘contarem o custo’ antes de se tornarem cristãs. ‘Não se engane’, Ele diz, ‘se me permitir, vou torná-lo perfeito. No momento em que se entrega em Minhas mãos, é para isso que você está se alistando. Nada menos, ou diferente. Você tem arbítrio e, se escolher, pode me afastar. Mas se não me afastar, entenda que vou levar este trabalho até o fim. 

Seja qual for o sofrimento que isso possa lhe custar em sua vida terrena, qualquer purificação inconcebível que possa lhe custar após a morte, qualquer custo que isso me tenha, eu nunca descansarei, nem deixarei você descansar, até que seja literalmente perfeito – até que meu Pai possa dizer sem reservas que está satisfeito contigo, assim como Ele disse que estava satisfeito comigo. Isso eu posso e farei. Mas não farei nada menos.”

Fazer convênios nos coloca em Suas mãos

Ao longo das escrituras, o Senhor destacou convênios, ou promessas entre o homem e Ele, que corrigiram a tendência do homem ao pecado e o inspiraram a buscar a salvação em Deus.

Quando a Terra estava cheia de violência, Jeová falou com o obediente Noé. Ele explicou por que o dilúvio era iminente. Ele explicou a Noé como salvar a si mesmo, sua família e as criaturas. 

“Mas contigo estabelecerei o meu convênio; e tu entrarás na arca, e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo… Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe cmandou, assim o fez”(Gênesis 6:18, 22).

Então, “E lembrou-se Deus de Noé, e de todo animal, e de todo o gado que com ele estava na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas” (Gênesis 8:1).

Noé e aqueles que mantiveram o convênio com Deus foram salvos. Aqueles que não o fizeram pereceram. “Porém cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15). 

Milhares de anos depois, mesmo em sua morte física, Deus providenciou meios para a salvação deles. Pedro registrou que após Sua morte, Jesus Cristo visitou o mundo espiritual, o lugar para onde os espíritos da humanidade vão após a morte. 

“No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais antigamente foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, …na qual poucas (isto é oito) almas se salvaram” (1 Pedro 3:19-20).

Não é essa a máxima gentileza? Continuar oferecendo salvação mesmo depois que alguém se autodestruiu?

Pode ser interessante: Os nomes e títulos de Jesus Cristo

Jesus é tão legal que espera perfeição e oferece ajuda no processo

Vamos refletir sobre Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego. Depois de serem levados para a Babilônia, encontraram-se na corte do rei para serem treinados pelos melhores de Nabucodonosor. Logo de cara, eles enfrentaram um obstáculo: obedecer à lei da saúde do Senhor ou concordar silenciosamente com o requisito do rei. Deus sabia que eles estavam cativos, certo? Ele entenderia o perigo deles?

“E Daniel resolveu no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos para não se contaminar” (Daniel 1:8).

Preocupado com sua própria vida, o chefe dos eunucos resistiu até que Daniel pediu um teste de 10 dias. Após aquele período, Daniel e seus amigos pareciam mais saudáveis do que os outros que comiam da comida do rei. Então, veio a bênção do convênio.

“Quanto a esses quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos” (Daniel 1:17).

Mas, logo em seguida para Sadraque, Mesaque e Abednego, veio o mandamento de orar diante da estátua de ouro de Nabucodonosor e a fornalha ardente, e para Daniel, a lei contra a oração e a cova dos leões.

Embora estivessem em iminente perigo físico e sendo levados insondavelmente em direção à perfeição, lembraram-se de seu convênio com Deus e foram salvos da fornalha ardente e da cova dos leões.

a expiação

 

Jesus é tão legal que Ele quer que nos tornemos como Ele

Ao longo das escrituras, as pessoas enfrentaram desafios e fizeram perguntas, ou responderam a elas.  Ao ajudar essas pessoas, Cristo respondeu com declarações que promovem crescimento e penetram a alma. Cada uma delas, então, tinha que escolher se aceitaria ou não o caminho Dele em direção à perfeição.

Em muitos desses trechos, sempre ficamos curiosos para saber o resto da história, mas na maioria dos casos esse não é necessariamente o ponto. O que mais importa é reconhecer esses momentos importantes ao longo das escrituras – ver como o Salvador encorajou, alcançou e elevou, e então reconhecê-los em nossa própria vida. 

Veja alguns exemplos de momentos nas escrituras onde ouvimos somente a voz do Salvador, mas desafiamos você a revisar as referências para descobrir o momento chave de cada pessoa. Mesmo uma revisão rápida demonstra como Jesus é legal ao oferecer conselhos tão preciosos.

A mulher adúltera: ‘E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais’ (João 8:11).

Nicodemos: ‘Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus’ (João 3:5).

O jovem rico: ‘E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.’ (Marcos 10:21).

A mulher no poço: ‘Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna’ (João 4:14).

Irmão de Jared: ‘Sim, todos os homens foram criados, no princípio, à minha própria imagem. Eis que este corpo que ora vês é o corpo do meu espírito; e o homem foi por mim criado segundo o corpo do meu espírito; e assim como te apareço em espírito, aparecerei a meu povo na carne’ (Éter 3:15-16).

Jesus e Pedro - ser pacientes

Moisés: ‘E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração’ (Êxodo 3:15).

Judas: ‘Jesus, porém, disse: …Ela fez-me uma boa ação …ela antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura’ (Marcos 14:6,8).

Pedro: ‘Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas’ (João 21:17).

Néfi: ‘O Espírito bradou em alta voz, dizendo: Hosana ao Senhor, o Deus Altíssimo, pois ele é Deus sobre toda a Terra, sim, sobre todas as coisas. E bendito és tu, Néfi, porque acreditas no Filho do Deus Altíssimo; verás, portanto, as coisas que tens desejado’ (1 Néfi 11:6).

Saulo: ‘E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues’ (Atos 22:8).

Joseph Smith: ‘Quando a luz pousou sobre mim, avi bdois Personagens cujo esplendor e cglória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu dFilho eAmado. Ouve-O!’ (Joseph Smith—História 1:15).

Jesus é tão legal que Ele se aproxima de nós individualmente

Pense em como é significativo que cada encontro com o Salvador seja adaptado especificamente para aquela pessoa. Isso é uma evidência de que Jesus foi legal com eles e é legal conosco, porque Ele não apenas deseja nos aperfeiçoar, mas nos conhece, a mim, a você, a todos, íntima e profundamente. 

O Salvador nos ama. Ele conhece nossas forças, fraquezas, hábitos, segredos, medos e esperanças. Ele nunca interfere em nossa escolha. Jesus Cristo espera até que perguntemos e então Ele ensina. Ele toca no fundo de nossa alma e então sentimos e aprendemos as maravilhosas e desconfortáveis possibilidades a nossa frente.

Jesus Cristo pode nos curar e vai fazê-lo. Porque Ele é nosso amigo, porque Ele nos ama e porque Ele é legal.

Fonte: Third Hour

Assista também:

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *