8 dicas para lembrar Cristo e do Sacramento
Tive a oportunidade de participar da Terceira Conferência Anual de Comentários do Novo Testamento. Em especial, gostei do discurso de Richard D. Draper sobre a importância e o significado do sacramento.
Após a conferência, comecei a me perguntar: de que forma a repetida ordenança do sacramento poderia me transformar?
Minha vida mudou quando percebi que era Cristo quem me oferecia os emblemas do arrependimento, do amor e da graça durante o sacramento a cada semana. Seguem abaixo 8 maneiras de lembrar o Salvador e Sua Expiação a cada dia!
Incorpore hinos ao estudo pessoal
“A bênção e distribuição do sacramento é precedida por um hino que todos devem cantar, não importando o talento musical de cada um. Os hinos sacramentais são como orações—e todos conseguem orar, a despeito da voz!” (Élder Jeffrey R. Holland)
As palavras dos hinos são poderosas e têm o objetivo de nos ensinar princípios doutrinários. Utilize-os durante a semana para lembrar-se do Salvador. No Prefácio da Primeira Presidência para Hinos lemos:
“Alguns dos maiores sermões são pregados através do cântico de hinos. Os hinos induzem-nos ao arrependimento e às boas obras, fortalecem o testemunho e a fé… Que possamos memorizá-los e meditar sobre eles, recitá-los, cantá-los e partilhar de seu alimento espiritual.”
A música, de um modo real, está conectada ao ato de memorizar e relembrar. Concetta Tomaino, fundadora do Instituto de Música e Funções Neurológicas, disse que:
“Agora sabemos, através de estudos de casos clínicos, que a música pode afetar—de formas muito específicas—o sistema neurológico humano, psicológico e funções físicas em áreas como aprendizado, idioma, expressão de emoções, memória e respostas psicológicas.”
Para fazer: Durante o sacramento, leia hinos e foque em seus significados. Não se limite apenas a isso! Releia-os para estudo pessoal. Você pode até mesmo querer memorizar um hino para utilizá-lo em tempos de tentação e desafios. Deixe que as palavras dos hinos se tornem as suas próprias.
Relembre seus convênios
“Celebramos convênios por meio de ordenanças do sacerdócio, rituais sagrados que Deus ordenou para manifestarmos nosso compromisso.” (Élder D. Todd Christofferson)
Pondere como seria estar sentado à mesa na noite em que o sacramento foi instituído. Que ternos sentimentos estariam presentes lá, se você estivesse sentado perto do Salvador? Penso no sacramento como um momento de celebrar e renovar todos os nossos convênios.
Assim como a reunião que aconteceu naquela noite especial, os sagrados momentos do sacramento devem ser momentos de renovação, gratidão e agradecimento pelo dom de sermos capazes de fazer convênios. Alegre-se com respeito e relembre seus convênios a cada dia da semana.
Durante uma devocional na Universidade Brigham Young, o Élder Donald L. Hallstrom disse:
“Neste exato dia, uma promessa renovada pode ser feita por cada um de nós para sermos verdadeiros com os convênios sagrados em nossa vida.”
Para fazer: Coloque um adesivo em um local visível e escreva as seguintes palavras: “Relembre seus convênios”, para que você seja lembrado disso diariamente.
Pondere e compartilhe seu testemunho sobre Jesus Cristo
‘Não obstante, bem-aventurados sois, porque o testemunho que prestastes está registrado no céu para ser visto pelos anjos; e eles se regozijam por vós, e vossos pecados vos são perdoados.” (D&C 62:3)
Recentemente, um amigo me contou que, para focar no Salvador durante o sacramento, ele desenvolveu o hábito de relembrar seu testemunho. Adote essa prática como parte de sua adoração pessoal.
- Não permita que esta seja a única ocasião em que reflete sobre seu testemunho.
- Durante a semana, releia o que escreveu.
- Esforce-se para identificar as áreas do seu testemunho que precisam de mais trabalho.
- Busque conscientemente melhorar dia a dia e momento a momento.
- Compartilhar abertamente seu testemunho por meio de ações, palavras e modo de vida é uma maneira poderosa de guardar o mandamento de tomar sobre si o nome do Salvador e sempre lembrá-Lo.
Para fazer: Em espírito de oração, considere quem necessita ouvir uma porção de seu testemunho. Quando sentir os sussurros do Espírito, compartilhe de maneira sincera seus sentimentos sobre o Salvador e Sua Expiação.
Atente-se para a união do sacramento
“Os santos devem ter seus corações conectados em união.” (Mosias 18:21)
John S. Tanner disse que as palavras “nós te pedimos” são significativas e sugerem que “o sacramento é um momento de união. Compartilhamos dele em meio a outras pessoas que estão unidas conosco através de convênios batismais e pela necessidade mútua de arrepender-se e renovar seus compromissos. Partilhar do sacramento é participar formalmente da união com os santos.”
Tanner sugeriu também o seguinte:
“Relembrar-nos semanalmente de nossa necessidade de fazer caridade para com nossos amigos — o sacramento pode ser uma grande força para a união em nossas congregações. Unidos sob um pronome plural, todos precisamos do perdão e do Espírito do Senhor: nós te pedimos.”
Richard D. Draper falou sobre a importância do pão a ser utilizado durante o sacramento. Enquanto ele falava, pensei sobre como o pão poderia nos lembrar que Cristo deseja que sejamos unificados como congregação. Draper disse que “‘reunir-se’ aponta para o propósito da reunião… o compartilhamento de um mesmo pão como uma Igreja cujos participantes partilham do sacramento.”
Essa ideia me lembra da universalidade da Expiação. Acho maravilhoso que todos os membros da Igreja ao redor do mundo partilhem do pão e da água e ouçam a mesma oração em seus próprios idiomas. Isso transcende as barreiras geográficas, étnicas e sociais, simbolizando que Cristo deu Sua vida por toda a humanidade. Somos unificados em Cristo.
Para fazer: Pondere sobre cada palavra das orações do sacramento. Anote seus sentimentos em um diário de estudo pessoal.
Pode ser interessante: 3 maneiras de incluir as crianças na reunião sacramental
Pense sobre outros que necessitam de ajuda
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:34–35)
Como pode o sacramento ser uma experiência pessoal e, ao mesmo tempo, um período para relembrar as pessoas que me cercam?
A escritura acima foi proferida na primeira reunião sacramental e constitui as instruções dadas pelo Senhor a Seus discípulos na véspera da Expiação. Tais palavras devem ser o centro de nossas vidas e de nossa existência.
Durante o sacramento, não apenas podemos olhar para dentro de nós mesmos e refletir, mas também podemos usar essa ordenança semanal como uma oportunidade de olhar para o lado de fora e encontrar maneiras de servir.
Agir como Ele agiria e servir como Ele serviria parece ser uma das melhores maneiras de tomar sobre nós Seu nome. Não apenas podemos receber inspiração do Espírito, mas também podemos, de forma ativa, olhar ao nosso redor e encontrar oportunidades de servir. Fazer isso pode aumentar nossa proximidade com o Salvador e fortalecer nosso testemunho sobre Jesus Cristo.
Para fazer: Pondere sobre quem você poderia servir durante a semana. Após estabelecer metas, faça planos para ajudar a aliviar o fardo de outra pessoa.
Permaneça conectado por uma hora
Podemos mostrar ao Senhor o quanto O amamos por meio da atenção que demonstramos durante o sacramento. Permanecer focado durante a reunião é uma excelente maneira de demonstrar nosso amor. Este não deve ser o único momento em que pensamos em Cristo. Quando foi a última vez que você pensou no Salvador? O site time.com relatou:
“O tempo médio de atenção do notório peixe dourado, que sofre de problemas de atenção, é de nove segundos, mas, de acordo com um novo estudo feito pela Microsoft, as pessoas atualmente perdem a concentração após oito segundos, mencionando os efeitos no cérebro de um modo de vida cada vez mais digitalizado.”
Durante um discurso na Universidade Brigham Young, Gordon B. Lindsay disse:
“Em um dia normal, quantas vezes você recorda o Salvador? Em outras palavras, se eu pudesse estar com você no final do dia e fazer o download dos seus arquivos mentais para examinar as coisas em que pensou durante as últimas 24 horas, quantas vezes veria que você especificamente e deliberadamente pensou no Senhor Jesus Cristo?”
Para fazer: Estabeleça metas sobre como permanecer mais concentrado e consagrado durante a reunião sacramental.
Continue a buscar nutrição espiritual a cada dia
“Não mais incluímos uma ceia nessa ordenança, mas ainda assim se trata de um banquete” (Elder Holland)
A cada semana, partilhamos de um pequeno pedaço de pão e um copo de água. Apesar de pequenos em tamanho, seus simbolismos são imensos. Para mim, esses emblemas representam que estou indo à mesa do sacramento não apenas para partilhar do pão e da água, mas, em vez disso, para lembrar a mim mesmo que estou participando de um banquete espiritual.
Lembre-se de que o sacramento pode ser uma das melhores ocasiões para receber revelação pessoal. Da mesma forma, durante a semana, podemos saciar nossa fome espiritual ao ponderar e sentir a palavra de Deus a cada dia. Fazer isso nos capacitará a sermos preenchidos pelo Espírito Santo.
Paul B. Pixton escreveu: “O sermão que Jesus proferiu sobre o tópico do ‘pão da vida’ no Evangelho de João remonta ao próprio simbolismo do Senhor como ‘o pão vivo que desceu do céu.’ Prefigura também a ordenança que Ele instituiu posteriormente como um lembrete a todos de que a salvação provém unicamente através do ‘pão vivo’ e da ‘água viva’ (João 6:48-58).”
Para fazer: Banqueteie-se com a palavra de Deus, perguntando e buscando respostas nas escrituras. Além disso, tenha conversas pessoais com seu Pai Celestial por meio de uma oração significativa.
Olhe no espelho e lembre-se da expiação do Salvador
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:20)
A cada dia, ao olhar no espelho, saiba que sua vida é um dom comprado por Jesus Cristo. Tudo o que você está se tornando está conectado à graça, misericórdia e amor do Salvador. Lembre-se de amar a si mesmo e olhar para si mesmo da maneira que Ele o faz.
Tenha momentos de reflexão silenciosa a cada dia, onde você possa avaliar quão bem está utilizando seu tempo. Considere o caminho em que está e faça as mudanças necessárias a cada dia, utilizando a expiação!
Sempre se lembre Dele
“E digo-vos novamente, como disse antes, que, como haveis adquirido conhecimento da glória de Deus, ou seja, se haveis conhecido sua bondade, experimentado seu amor e recebido a remissão de vossos pecados, o que causa tão grande alegria a vossa alma, ainda assim quisera que vos lembrásseis e sempre guardásseis na memória a grandeza de Deus…” (Mosias 4:11)
A mente é um mecanismo tão falho, e ainda assim, Deus nos deu mandamentos para relembrá-Lo. Nossa maior obrigação é lembrar, e, ainda assim, esquecemos tudo sobre a pré-existência mortal quando viemos para a terra.
Um Deus amoroso está continuamente nos dando solicitações silenciosas do Espírito, cujo propósito é “trazer todas as coisas para nossa lembrança” (João 14:26).
O mais puro tipo de amor é manifestado através da atenção que demonstramos a algo ou alguém. No caso de nosso Pai Celestial, Ele suplica por nossa atenção, para que possamos lembrá-Lo e lembrar de Seu filho perfeito.
Através de nossa atenção, manifestamos nosso amor, e, porque amamos, nós lembramos. Quando nossa atenção está fixada em Cristo, não somos distraídos facilmente, mas somos aperfeiçoados através de Seus exemplos e ensinamentos.
Somos ordenados a sempre relembrar Dele. Quando escolhemos torná-Lo o ponto central de nossas vidas, podemos ser libertados da tristeza do passado e dos medos de enfrentar o futuro. Nosso juiz perfeito promete não lembrar mais de nossos pecados e, portanto, eu sempre lembrarei Dele.
“Desde esse acontecimento ocorrido numa alcova, às vésperas do Getsêmani e do Gólgota, os filhos da promessa estão sob o convênio de recordar o sacrifício de Cristo dessa forma mais nova, elevada, sagrada e pessoal.” (Élder Holland)
Para fazer: Faça um esforço considerável para pensar em Jesus Cristo a cada dia. Anote em seu diário as maneiras em que vê a mão do Senhor em sua vida.
O que você tem feito para tornar sua experiência sacramental mais significativa? Que meios tem encontrado para relembrar de Cristo durante a semana? Deixe seu comentário abaixo!
Veja também: Oração: guia completo sobre como podemos falar com Deus