Relembrar Cristo

Recentemente eu participei da Terceira Conferência Anual de Comentários do Novo Testamento. Em especial, gostei do discurso de Richard D. Draper sobre a importância e significado do sacramento.

Após a conferência eu comecei a perguntar a mim mesmo como a repetida ordenança do sacramento poderia me transformar? Minha vida mudou quando percebi que era Cristo oferecendo me os emblemas do arrependimento, amor e graça durante o sacramento SUD a cada semana. Seguem abaixo 8 maneiras de lembrar o Salvador e Sua expiação a cada dia!

Encorporar Hinos ao Estudo Pessoal

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

Closeup of hymn book.

“A bên­ção e dis­tri­bui­ção do sacra­men­to é pre­ce­di­da por um hino que todos devem can­tar, não impor­tan­do o talen­to musi­cal de cada um. Os hinos sacra­men­tais são como ora­ções—e todos con­se­guem orar, a des­pei­to da voz!” (Elder Jeffery R. Holland)

As palavras dos hinos são poderosas e tem o objetivo de nos ensinar princípios doutrinários. Utilize-os durante a semana para lembrar-se do Salvador.

“Alguns dos maiores sermões são pregados através do cântico de hinos. Os hinos induzem-nos ao arrependimento e às boas obras, fortalecem o testemunho e a fé… Que possamos memorizá-los e meditar sobre eles, recitá-los, cantá-los e partilhar de seu alimento espiritual.”(Prefácio da Primeira Presidência para Hinos)

Musica em um senso real está conectada ao ato de memorizar e relembrar. Concetta Tomaino, o fundador do Instituto de Música e Funções Neurológicas disse que “agora sabemos através de estudos de casos clínicos que música pode afetar—de formas muito específicas—o sistema neurológico humano, psicológico, e funções físicas em áreas como aprendizado, idioma, expressão de emoções, memória e respostas psicológicas.”

Para fazer: Durante o sacramento leia hinos e focalize em seus significados. Não se limite apenas a isto! Releia-os para estudo pessoa. Você pode até mesmo querer memorizar um hino para que seja utilizado em tempos de tentação e desafios. Deixe que as palavras dos hinos se tornem as suas próprias.

Relembre seus Convênios

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

“Celebramos convênios por meio de ordenanças do sacerdócio, rituais sagrados que Deus ordenou para manifestarmos nosso compromisso.” (Elder D. Todd Christofferson)

Pondere como seria estar sentado na mesa na noite em que o sacramento foi instituído. Que ternos sentimentos estariam presentes lá se estivesse sentado perto do Salvador? Penso no sacramento como um momento de celebrar e renovar todos os nossos convênios.

Como a reunião que aconteceu naquela noite especial, os sagrados momentos do sacramento devem ser momentos de renovação, gratidão e agradecimentos pelo dom de sermos capazes de fazer convênios. Regozije em respeito e relembre seus convênios a cada dia da semana.

Durante uma devocional na universidade Brigham Young o Elder Donald L. Hallstrom disse, “Neste exato dia, uma promessa renovada pode ser feita por cada um de nós para sermos verdadeiros com os convênios sagrados em nossa vida.”

Para fazer: Coloque um adesivo em um local visível e escreva as seguintes palavras, “relembre seus convênios”, para que seja relembrado diariamente.

Pondere e Compartilhe Seu Testemunho Sobre Jesus Cristo

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

“Não obstante, bem-aventurados sois, porque o testemunho que prestastes está registrado no céu para ser visto pelos anjos; e eles se regozijam por vós e vossos pecados vos são perdoados.”(D&C 62:3)

Recentemente um amigo me contou que para focalizar no Salvador durante o sacramento ela desenvolveu o hábito de relembrar seu testemunho. Adapte esta prática como parte de sua adoração pessoal.

* Não permita que esta seja a única ocasião em que reflete sobre seu testemunho
* Durante a semana, releia o que escreveu
* Esforce-se para que áreas de seu testemunho precisam de um trabalho extra
* Busque conscientemente melhorar dia a dia e momento a momento.
* Compartilhar abertamente seu testemunho por meio de ações, palavras e modo de vida é uma maneira incrível de guardar o mandamento de tomar sobre si o nome do Salvador e sempre lembrá-Lo.

Para fazer: Em espírito de oração considere quem necessita ouvir uma porção de seu testemunho. Quando sentir os sussurros do Espírito, compartilhe de maneira sincera seus sentimentos sobre o Salvador e Sua expiação.

Atente-se para a União do Sacramento

 

Os santos devem ter seus corações conectados em união. (Mosias 18:21)

John S. Tanner disse que as palavras “Nós te pedimos” são significativas e sugerem que “o sacramento é um momento de união. Compartilhamos dele em meio à outras pessoas que estão unidas conosco através de convênios batismais e pela necessidade mútua de arrependerem-se e renovarem seus compromissos. Partilhar do sacramento é participar formalmente da união com os Santos.”

Tanner sugeriu também o seguinte: “Relembrar-nos semanalmente de nossa necessidade de fazer caridade para com nossos amigos, o sacramento pode ser uma grande força para união em nossas congregações. Unidos sob um pronome plural, todos precisamos do perdão e Espírito do Senhor: “Nós te pedimos”.

Richard D. Draper falou sobre a importância do pão a ser utilizado durante o sacramento. Enquanto ele falava, pensei sobre como o pão poderia nos relembrar que Cristo deseja que sejamos unificados como congregação. Draper disse que, “reunir-se,” aponta para o propósito da reunião… o comartilhamento de um mesmo pão como uma Igreja cujos participantes partilham do sacramento.”

Esta ideia me relembra da universalidade da expiação. Eu acho maravilhoso que todos os membros da Igreja ao redor do mundo partilham do pão e da água e ouvem a mesma oração em seus próprios idiomas. Isto transcede as barreiras geográficas, étnicas e sociais e simboliza que Cristo deu Sua vida por toda a humanidade. Somos unificados em Cristo.

Para fazer: Pondere sobre cada palavra nas orações do sacramento. Anote seus sentimentos em um diário de estudo pessoal.

Pense Sobre Outros que Necessitam de Ajuda

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:34,35)

Como pode o sacramento ser uma experiência pessoal, enquanto também é um período onde posso relembrar as pessoas que me cercam?

A escritura acima foi proferida na primeira reunião sacramental e foram as instruções dada pelo Senhor para Seus discípulos na véspera da expiação. Tais palavras devem ser o centro de nossas vidas e de nossa existência. Não apenas podemos olhar para nossos interior e refletir durante o sacramento, mas podemos também utilizar esta ordenança semanal como uma maneira de olhar para o lado de fora e encontrar maneiras de servir.

Agir como Ele agiria e servir como Ele serviria parece ser uma das melhores maneiras de tomar sobre si Seu nome. Não apenas podemos receber inspiração do espírito mas podemos ativamente olhar ao nosso redor e encontrar oportunidades para servir. Fazer isto pode aumentar nossa proximidade e testemunho sobre Jesus.

Para fazer: Pondere sobre quem você poderia servir durante a semana. Após fazer metas, faça planos para ajudar a erguer o fardo de outra pessoa.

Permaneça Conectado por Uma Hora

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

Podemos mostrar ao Senhor o quanto O amamos através da atenção que demonstramos durante o sacramento. Permanecer focado durante a reunião é uma ótima maneira de demonstrar nosso amor. Este não deve ser o único momento em que pensamos em Cristo. Quando foi a última vez em que pensou sobre o Salvador?

O site “time.com” recentemente relatou, “O tempo médio de atenção do notório peixe dourado que sofre de atenção é nove segundos, mas de acordo com um novo estudo feito pela Microsoft, pessoas atualmente perdem a concentração após oito segundos, mencionando os efeitos no cérebro de um crescente modo de vida digitalizado.”

Durante um discurso na Universidade Brigham young, Gordon B. Lindsay disse, “Em um dia normal, quantas vezes você recorda o Salvador? Em outras palavras, se eu pudesse estar com você no final do dia e fazer o download dos seus arquivos mentais para examinar as coisas em que pensou durante as últimas 24 horas, quantas vezes veria que você especificamente e deliberadamente pensou no Senhor Jesus Cristo?”

Para fazer: Faça metas sobre como irá permanecer mais concentrado e consagrado durante a reunião sacramental.

Continue a Buscar Nutrição Espiritual a Cada Dia

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

“Não mais incluí­mos uma ceia nessa orde­nan­ça, mas ainda assim se trata de um ban­que­te” (Elder Holland)

Cada semana nós partilhamos de um pequeno pedaço de pão e copo de água. Apesar de pequenos em tamanho, seus simbolismos são imensos. Para mim esses emblemas represnetam que estou que estou indo á mesa do sacramento não apenas para partilhar do pão e da água mas ao invés disso, relembrar a mim mesmo que estou participando de um banquete espiritual.

Lembre-se de que o sacramento pode ser uma das melhores ocasiões para receber revelação pessoal. Da mesma maneira, durante a semana podemos saciar nossa fome espiritual ao ponderar e sentir a palavra de Deus a cada dia. Fazer isto irá capacitar-nos para seremos preenchidos pelo Espírito Santo.

Paul B. Pixton escreveu, “O sermão que Jesus proferiu sobre o tópico do ‘pão da vida’ no Evangelho de João remonta o próprio simbolismo do Senhor como ‘o pão vivo que desceu do céu.’ Prefigura também a ordenança que Ele iniciou posteriormente como um lembrete a todos que salvação provém unicamente através do “pão vivo” e “água viva”(João 6:48-58)

Para fazer: Banquetei-se sob a palavra de Deus perguntando e buscando respostas nas escrituras. Em adição ao seu estudo, tenha conversas pessoais com seu Pai Celestial através de uma oração significativa.

Olhe no Espelho e Lembre-se da Expiação do Salvador

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:20)

A cada dia ao olhar no espelho, saiba que sua vida é um dom comprado por Jesus Cristo. Tudo o que você está se tornando está conectado à graça, misericórdia e amor do Salvador. Lembre de amar a si mesmo e olhar para si mesmo da maneira que Ele o faz.

Tenha momentos de reflexão silenciosa a cada dia onde você possa avaliar quão bem está utilizando seu tempo. Considere o caminho em que está e faça mudanças necessárias a cada dia usando a expiação!

Sempre se Lembre Dele

Ponderar sobre o Sacramento Santa Ceia SUD

“E digo-vos novamente, como disse antes, que, como haveis adquirido conhecimento da glória de Deus, ou seja, se haveis conhecido sua bondade, experimentado seu amor e recebido a remissão de vossos pecados, o que causa tão grande alegria a vossa alma, ainda assim quisera que vos lembrásseis e sempre guardásseis na memória a grandeza de Deus…”(Mosias 4:11)

A mente é um mecanismo tão falho e ainda assim Deus nos deu mandamentos de relembrá-Lo. Nossa maior obrigação é relembrar, e ainda assim, esquecemos tudo sobre a pré-existência mortal quando viemos para a terra. Um Deus amoroso está continuamente nos dando solicitações silenciosas do Espírito, cujo propósito é “trazer todas as coisas para nossa lembrança (João 14:26).”

O mais puro tipo de amor é manifestado através da atenção que demonstramos com algo ou alguém. No caso de nosso Pai Celestial, Ele suplica por nossa atenção e para que possamos lembrá-Lo e Seu filho perfeito.
Através de nossa atenção manifestamos nosso amor, e porque amamos, nós lembramos. Quando nossa atenção está fixada em Cristo, não somos distraídos facilmente mas somos aperfeiçoadps através de Seus exemplos e ensinamentos.

Somos ordenados a sempre relembrar Dele. Quando escolhemos torná-Lo o ponto central de nossas vidas, podemos ser libertados da tristeza do passado e medos de enfrentar o futuro. Nosso juíz perfeito promete não lembrar mais de nossos pecados e portanto eu sempre lembrarei Dele.

“Desde esse acontecimento ocorrido numa alcova, às vésperas do Getsêmani e do Gólgota, os filhos da promessa estão sob o convênio de recordar o sacrifício de Cristo dessa forma mais nova, elevada, sagrada e pessoal.” (Elder Holland)

Para fazer: Faça um esforço considerável para pensar em Jesus Cristo a cada dia. Anote em seu diário as maneiras em que vê a mão do Senhor em sua vida.

O que você tem feito para tornar sua experiência sacramental mais significativa? Que meios tem encontrado para relembrar de Cristo durante a semana? Deixe seu comentário abaixo!