10 fatos sobre Doutrina e Convênios que você precisa saber
Dentre todas as escrituras, o registro em Doutrina e Convênios é único porque é um registro de Jesus Cristo nos tempos modernos. Você quer saber mais? Confira dez perguntas frequentes sobre Doutrina e Convênios que podem ajudar você a ampliar o seu estudo pessoal e familiar.
O que é Doutrina e Convênios?
Doutrina e Convênios é um volume sagrado de escrituras para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este volume contém revelações de Jesus Cristo sobre a Restauração de Sua Igreja. Ele é usado ao lado da Bíblia, do Livro de Mórmon e de Pérolas de Grande Valor como as “Obras Padrão” da Igreja.
O que é Livro de Mandamentos?
A publicação das revelações foi aprovada através do voto de apoio em 1831. Em julho de 1833, enquanto as publicações eram compiladas, uma turba destruiu a prensa móvel e a maioria das páginas já impressas que não haviam sido encadernadas também foram destruídas.
Caroline e Mary Elizabeth Rollins estavam entre as valentes almas que salvaram as páginas e cópias remanescentes do livro. Hoje, sabe-se que não existem mais de 30 cópias daqueles documentos.
Quando foi a primeira vez que Doutrina e Convênios foi publicada?
Um pouco depois da destruição do Livro de Mandamentos, a Igreja reuniu um comitê para organizar um novo volume para substituí-lo.
Revelações anteriores continuaram a ser revisadas e novas foram adicionadas. A primeira edição de Doutrina e Convênios foi publicada em 1835. Desde então, diversas edições foram publicadas, sendo a última publicada em 1981 e nenhuma nova revelação ou declaração foi adicionada.
Qual foi o primeiro nome de Doutrina e Convênios?
Doutrina e Convênios foi originalmente chamado de “Doutrina e Convênios da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Cuidadosamente selecionada das Revelações de Deus” (Joseph Smith Papers).
O registro em Doutrina e Convênios é cronológico?
Em grande parte, Doutrina e Convênios, está em ordem cronológica. Aproximadamente 6 seções entre as 136 inclusas não estão em ordem cronológica.
Qual é o período de tempo que Doutrina e Convênios cobre?
A principal porção de Doutrina e Convênios cobre de 1823 a 1847. As Declarações Oficiais e a Seção 138 foram adicionadas em 1890, 1918 e 1978.
Quem escreveu Doutrina e Convênios?
Quase todas as revelações de Doutrina e Convênios foram dadas a Joseph Smith por meio de Jesus Cristo, na maioria das vezes em resposta a fervorosas orações.
Várias pessoas transcreveram e revisaram as revelações. Uma das seções que descreve o martírio de Joseph e Hyrum Smith foi recebida por Brigham Young e a outra por Joseph F. Smith. As duas declarações oficiais foram recebidas por Wilford Woodruff e Spencer W. Kimball.
Quais são os assuntos presentes em Doutrina e Convênios?
Doutrina e Convênios é um lindo testamento da Restauração do Evangelho de Jesus Cristo. As revelações abrangem a direção da Igreja nos últimos dias, as doutrinas reveladas ou restauradas, esclarecimentos das escrituras, as revelações individuais aos líderes e suas famílias, profecias e muito mais.
A introdução expõe mais sobre o que você pode esperar ao ler Doutrina e Convênios e, especialmente, seu foco em Jesus Cristo:
“Nas revelações, as doutrinas do evangelho são apresentadas com explicações sobre assuntos fundamentais, como a natureza da Trindade, a origem do homem, a realidade da existência de Satanás, o propósito da mortalidade, a necessidade da obediência e do arrependimento, as obras do Santo Espírito, as ordenanças e cerimônias ligadas à salvação, o destino da Terra, as condições futuras do homem após a ressurreição e o julgamento, a eternidade do relacionamento matrimonial e a natureza eterna da família. Da mesma forma, é apresentado o desenvolvimento gradual da estrutura administrativa da Igreja, com o chamado de bispos, da Primeira Presidência, do Conselho dos Doze e dos Setenta, bem como com a criação de outros ofícios e quóruns presidentes. Finalmente, o testemunho prestado sobre Jesus Cristo — Sua divindade, Sua majestade, Sua perfeição, Seu amor e Seu poder redentor — torna este livro muito valioso para a família humana.”
Alguma porção foi retirada de Doutrina e Convênios?
Sim! Uma das maiores revisões aconteceu em 1921 quando a Igreja removeu a primeira seção do livro. Essa seção, que inspirou a parte de “doutrina” do livro, é conhecida como “Dissertações na Fé”.
O livro “Dissertações na Fé” é uma série de sete dissertações dadas por Joseph Smith na Escola de Profetas em Kirtland, Ohio.
Existem muitas teorias sobre as partes retiradas, uma delas é que os ensinamentos não eram mais consistentes com as revelações contínuas e as doutrinas.
Veja o que a introdução de Doutrina e Convênios fala sobre as revisões passadas e a atual:
“Joseph e os primeiros santos viam as revelações da mesma forma que viam a Igreja: viva, dinâmica e passível de refinamento por meio de revelações adicionais. Eles também admitiam que erros involuntários haviam aparentemente acontecido quando as revelações foram copiadas e preparadas para publicação. Assim, numa conferência da Igreja em 1831, pediu-se a Joseph Smith que “corrigisse aqueles erros ou equívocos que ele pudesse encontrar por meio do Espírito Santo… Em cada nova edição de Doutrina e Convênios, foram corrigidos erros do passado e acrescentadas novas informações, particularmente na parte histórica dos cabeçalhos das seções. A presente edição dá uma melhor definição de datas e nomes de lugares, além de fazer outras correções. Essas mudanças foram feitas para fazer com que o material esteja em conformidade com a informação história mais precisa.”
Como posso estudar Doutrina e Convênios?
Doutrina e Convênios está disponível gratuitamente online no site oficial da Igreja. O manual Vem, E Segue-Me que aborda Doutrina e Convênios também é um excelente recurso para estudo, porque inclui links e referências a outros discursos e recursos históricos.
Fonte: LDS Daily