fbpx

Fatos e Curiosidades que aconteceram no mês de Setembro na História da Igreja

Relacionamos abaixo fatos e curiosidades sobre a História da Igreja que ocorreram no mês de Setembro. Confira:

3 de setembro de 1732 – Lydia Gates, avó materna de Joseph Smith, nasceu nesta data. uma professora culta e bem educada, que era a filha mais velha do respeitado e bem-sucedido diácono da igreja congregacional, Daniel Gates. Lydia encarregou-se da educação secular e religiosa dos oito filhos. Provavelmente ensinou o marido a ler e a escrever junto com os filhos. Solomon achava que Lydia não somente possuía “o refinamento da cultura, mas também aquela jóia inestimável que, numa esposa e mãe de família, é realmente uma pérola de grande valor, ou seja, um caráter piedoso e devoto”.

15 de setembro de 1732 – Solomon Mack, avó materno de Joseph Smith, nasceu nesta data. Solomon era um aventureiro por natureza. Ele serviu na guerra contra os índios e franceses e depois na Guerra da Independência Americana. Trabalhou como mercador, negociante de terras, comandante de navio mercante, moleiro e fazendeiro.

17 de setembro de 1787 – A Constituição dos Estados Unidos foi assinada na convenção constitucionalista nesta data. Embora seja um fato que anteceda a organização formal da Igreja, o Senhor declarou: “Estabeleci a Constituição deste país, pelas mãos de homens prudentes que levantei para este propósito” (D&C 101:80)

27 de setembro de 1809 – Peter Whitmer Jr., uma das testemunhas do Livro de Mórmon, nasceu. Ele tinha 19 anos quando viu as placas. em 1829. Ele foi um dos seis homens que formalmente organizaram a Igreja, em cumprimento a lei da época. Ele permaneceu fiel, servindo em importantes cargos na Igreja, até o dia de sua morte, que também foi em setembro: 22 de setembro de 1836.

21 de setembro de 1823 – Joseph Smith recebeu a primeira visita do anjo Morôni nesta data. Ele tinha dezessete anos. Na ocasião ele estava preocupado com sua situação perante o Senhor e orou fervorosamente pedindo perdão por seus pecados. Tinha certeza de que receberia outra manifestação divina, o que de fato, aconteceu. Morôni apareceu para revelar que Joseph seria o instrumento para trazer a luz um registro escrito sobre placas de ouro que havia permanecido escondido no solo por quatorze séculos.

22 de setembro de 1827 – Bem antes do raiar do sol neste dia, Joseph e sua esposa atrelaram a carruagem de Josiah Stowell ao cavalo de Joseph Knight e seguiram os cinco quilômetros até o monte Cumora. Deixando Emma no sopé, Joseph subiu o morro para sua última entrevista com o anjo Morôni. Morôni entregou-lhe as placas, o Urim e o Tumim e o peitoral. Também deu a Joseph uma admoestação específica e uma promessa concernente a suas responsabilidades. Joseph ficaria responsável pelos objetos sagrados, mas se fosse descuidado, negligente ou se os perdesse seria rejeitado. Por outro lado, se usasse todos os seus esforços para preservá-los até que Morôni voltasse para tomá-los de volta, foi-lhe assegurado que seria protegido. (Joseph Smith — História 1:59.)

26 de Setembro de 1830 – Ocorreu uma Conferência Geral nesta data que culminou na revelação de D&C 28, onde o Senhor deixa claro que apenas Joseph Smith possui as chaves dos mistérios e somente ele recebe revelações para a Igreja. Isso acabou com a história de Hiram Page que dizia possuir uma certa pedra que concedia revelações sobre a ordem da Igreja. Vários membros haviam sido enganados por essas alegações e até Oliver Cowdery fora erroneamente influenciado. Na conferência debateu-se o assunto da pedra de Hiram Page; todos os presentes, inclusive Hiram, renunciaram a ela e às “revelações” recebidas, admitindo-as como falsas.

1º de Setembro de 1831 – Desde seu início, a Igreja tinha uma imagem pública impopular, que foi piorada por apóstatas e pela publicação de artigos desfavoráveis nos jornais. Ezra Booth, que havia sido ministro metodista, tornou-se um apóstata influente nesse período. Filiou-se à Igreja em maio de 1831, ao ver o Profeta curar o braço paralítico de Alice Johnson. Booth, juntamente com outros missionários, foi chamado e enviado a Missouri no verão de 1831. (Ver D&C 52: 3, 23.) Irritado por ter que andar e pregar durante todo o caminho, começou a criticar e a apontar defeitos na liderança da Igreja. Ficou desapontado ao chegar a Missouri e não testemunhar grandes sinais. Voltou a Hiram, Ohio, cheio de dúvidas e críticas. O Profeta comentou que Booth ficara desapontado ao “descobrir realmente que a fé, a humildade, a paciência e a tribulação vêm antes das bênçãos e que (…) ele devia tornar-se todas as coisas para todos os homens, a fim de talvez conseguir converter alguns”. Booth chegou a Hiram no dia primeiro de setembro e foi excomungado cinco dias mais tarde. Pouco tempo depois, ele e Symonds Ryder renunciaram publicamente à fé em uma reunião campal metodista realizada em Shalersville, poucas milhas a
sudoeste de Hiram. Ele tornou-se um ferronho opositor da Igreja, escrevendo várias cartas contra o Profeta e a Igreja. Esses escritos foram um dos fatores principais que levaram uma turba enfurecida a atacar os membros, inclusive arrastar o Profeta numa noite para fora de sua casa e cobri-lo com piche e penas.

Setembro de 1831 – Apenas duas semanas depois de Joseph Smith ter voltado de sua viagem a Missouri, ele mudou-se com a família para Hiram, Ohio, a quase 50 quilômetros a sudeste de Kirtland. O Profeta e sua família hospedaram-se na casa da família de John Johnson, em Hiram, por seis meses. Durante esse período, Joseph conseguiu progredir muito na tradução da Bíblia, com a ajuda de Sidney Rigdon.

Setembro de 1834 – A Primeira Presidência recebe ordem de Deus de escolher as revelações para serem publicadas. O Profeta Joseph Smith as revisa e alguns meses depois uma assembléia solene é convocada em 17
de agosto de 1835 para votar o novo livro de escrituras para que fosse chamado Doutrina e Convênios.

17 de setembro de 1837 – Conferência realizada em Kirtland, onde se decide que Joseph Smith e Sidney Rigdon devem ir ao Missouri para procurar outras localidades para o estabelecimento de estacas de Sião “para que os pobres tenham um lugar de refúgio”.

14 de Setembro 1839 – Brigham Young e Heber C. Kimball, mesmo muito doentes, partem em missão para Inglaterra. Brigham Young demonstrou grande capacidade espiritual e administrativa enquanto liderou a Igreja na Inglaterra.

14 de Setembro de 1840 – Falece o pai do Profeta Joseph Smith: Joseph Smith Sênior. Joseph Smith Sênior e sua esposa Lucy eram pais dedicados e esforçaram-se por ensinar preceitos religiosos aos filhos. Lucy disse sobre o marido: “ ele era o companheiro mais carinhoso e o pai mais amoroso com que uma família poderia ser abençoada”. Heber C. Kimball relata que ele era “um dos homens mais alegres que já conheci e tão inofensivo quanto uma criança”. Joseph Smith Sênior teve vários sonhos que o prepararam para aceitar o nobre chamado de seu filho. Em 1819 um mensageiro celestial lhe disse: “Sempre (…) te considerei estritamente honesto em todos os teus negócios (…) Vim dizer-te que esta será a última vez que te visitarei e que te falta apenas uma coisa para assegurares tua salvação”. Acordou antes de descobrir o que lhe faltava. Como a comunicação celestial sempre fez parte da vida de Joseph Smith Sênior, não lhe foi difícil aceitar o chamado profético de seu filho. Mais tarde, ficou sabendo que lhe faltavam os princípios e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo, que o Senhor restaurou por intermédio de seu filho Joseph. Joseph Smith Sênior serviu como primeiro patriarca da Igreja.

08 de Setembro de 1844 – Sidney Rigdon alegou, após a morte do Profeta Joseph Smith, que sua autoridade era superior à dos Doze. Como não se mostrasse disposto a submeter-se a seu conselho, foi excomungado. Ele voltou a Pittsburgh e na primavera seguinte organizou uma “Igreja de Cristo”, com Apóstolos, profetas, sacerdotes e reis. Ela atraiu algumas pessoas, que se opunham aos Doze e achavam que Joseph Smith era um profeta decaído.

10 de Setembro de 1846 – Acontece a Batalha de Nauvoo e a retirada dos santos pobres. Os anti-mórmons estão decididos em expulsar os santos.

Setembro de 1846 – Foi estabelecido Winter Quarters, localizado em Omaha, Nebraska, Em 20 de setembro de 1936 um momumento foi dedicado para retratar a agonia dos pioneiros No monumento encontra-se gravada a seguinte inscrição: “Que as lutas, sacrifícios e sofrimentos dos fiéis pioneiros e a causa que eles representam nunca sejam esquecidos. Este monumento foi gratamente edificado e dedicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Primeira Presidência: Heber J. Grant, J. Reuben Clark Jr., David O. McKay.”

Setembro de 1857 – A última edição do jornal de John Taylor, o The Mormon, foi publicado na mesma rua em que o New York Herald e o New York Tribune, os principais jornais de Nova York. A seu título destemido o jornal do Élder Taylor caracterizava-se pelo fato de que seu cabeçalho ocupava quase a metade da primeira página. No lado esquerdo da águia aparecia um lema mórmon: “Cuide da sua própria vida”. O The Mormon era um jornal semanal de vinte e oito colunas, publicado pela primeira vez em 17 de fevereiro de 1855.

9 de Setembro de 1850 – Depois de longo debate, o congresso preparou um pacote legislativo conhecido como o Compromisso de 1850, que, entre outras coisas, admitia a Califórnia na União, como estado livre, e designava Utah e o Novo México como territórios, com o direito de decidirem por voto popular se desejavam tornar-se estados livres ou escravagistas. No dia 9 de setembro de 1850, o presidente Millard Fillmore assinou um projeto de lei criando o território de Utah. Nem os santos dos últimos dias nem as autoridades federais sabiam que essa medida daria início a quarenta e cinco anos de desconfiança e conflito, antes que a condição de estado fosse finalmente concedida.

Setembro de 1857 – Numa época de tensão, Brigham Young proclamou lei marcial no território de Utah e proibiu a entrada de forças armadas norte-americanas. Ordenou à Legião de Nauvoo que se preparasse para enfrentar a invasão. Em quase todas as comunidades de Utah foram apressados os preparativos para a defesa. Também instruiu os bispos das cidades a prepararem-se para queimar tudo, caso as hostilidades realmente chegassem a acontecer. Entretanto, a situação foi contornada e não houve guerra.

11 de Setembro de 1857 – Massacre Mountain Meadows. Em 11 de setembro de 1857, cerca de 50 ou 60 milicianos do Sul de Utah, auxiliados por índios americanos, seus aliados, massacraram aproximadamente 120 emigrantes que viajavam de carroção rumo à Califórnia. Esse crime horrível, que poupou apenas 17 crianças com menos de seis anos de idade, ocorreu em um vale das montanhas chamado Mountain Meadows, aproximadamente 56 quilômetros a sudeste de Cedar City. As vítimas, a maioria do Arkansas, estavam a caminho da Califórnia com sonhos de um futuro promissor”. Leia mais sobre o ocorrido aqui.

08 de setembro de 1873 – Nasce o Presidente David O. MacKay. Ele foi ordenado apóstolo em 1906 e depois de servir como apóstolo durante 45 anos, ele tornou-se o nono presidente da Igreja em 9 de abril de 1951. Para ler sobre a ida e ensinamentos dele, clique aqui.

4 de Setembro de 1877 – Depois da morte do Presidente Brigham Young, três importantes decisões foram tomadas nesta data pelos Doze Apóstolos. A primeira era que os Doze deveriam assumir sua posição de quórum presidente da Igreja; a segunda era que o Élder John Taylor deveria ser designado presidente desse quórum; e a terceira era que os Élderes John W. Young e Daniel H. Wells deveriam “ser conselheiros dos Doze, da mesma forma que foram para Brigham Young”. Em outubro de 1880, o Élder John Taylor tornou-se o Terceiro Presidente da Igreja.

Setembro de 1877 – O Presidente Wilford Woodruff se empenha na obra vicária. Mais tarde ele contou que os signatários da Declaração da Independência dos Estados Unidos haviam-lhe aparecido por dois dias e duas noites, indagando por que não haviam sido realizadas as ordenanças por eles, apesar de haverem estabelecido o governo dos Estados Unidos e permanecido fiéis a Deus. As ordenanças foram realizadas, então.

24 de setembro de 1890 – O Presidente Wilford Woodruff relatou na manha deste dia a seus conselheiros que havia “lutado a noite inteira com o Senhor para saber o que deveria ser feito na atual situação em que se encontrava a Igreja. ‘E aqui está o resultado’, disse ele, colocando alguns papéis sobre a mesa. Neles estava escrito, com exceção de algumas pequenas alterações, o que hoje é conhecido como o manifesto”. O Manifesto se encontra na Declaração Oficial 1, no livro de Doutrina e Convênios, e trata sobre o fim do Casamento Plural.

23 de setembro de 1923 – O Presidente Heber J. Grant presidiu uma reunião especial realizada no Bosque Sagrado nesta data, em comemoração do centenário da visita de Morôni.

23 de outubro de 1927 – Dedicação do Templo de Mesa Arizona.

11 de setembro de 1955 – Dedicação do Templo de Berna Suíça.

7 de setembro de 1958 – Dedicação do Templo de Londres Inglaterra.

15 de setembro de 1983 – Dedicação do Templo de Santiago Chile.

20 de setembro de 1984 – Dedicação do Templo de Sydney Austrália.

25 de setembro de 1984 – Dedicação do Templo de Manila Filipinas.

2 de setembro de 1898 – O Presidente Wilford Woodruff faleceu. Ele foi o quarto Presidente da Igreja. Para conhecer mais sobre sua vida e ensinamentos clique aqui.

Setembro de 1898 – O Élder B. H. Roberts aceita o convite de concorrer ao Senado dos Estados Unidos, após receber aprovação da Primeira Presidência. Foi nomeado por seu partido em setembro de 1898. Depois de vigorosa campanha, Roberts foi eleito com uma diferença de quase seis mil votos em relação a seu oponente. No entanto, quase imediatamente após sua vitória, um grupo de ministros sectários aliaram-se ao advogado A. Theodore
Schroeder, que também era redator de uma revista anti-mórmon publicada em Utah, Lucifer’s Lantern, numa tentativa de impedir que Roberts assumisse o cargo. A História da Igreja registra esse episodio como “o Caso Roberts”.

21 de Setembro de 1901 – Num bosque próximo a Yokohama, Japão, Élder Heber J. Grant dedicou o país a pregação do Evangelho. Sua língua soltou-se e o Espírito repousou poderosamente sobre ele, a ponto de relatar que sentiu os anjos de Deus a seu redor.

Setembro de 1913 – O último artigo, de vários, foi publicado na revista Improvement Era, da Igreja, fornecendo várias respostas à criticas cientificas a respeito da Pérola de Grande Valor.

14 de Setembro de 1914 – O Elder James E. Talmage, dos Doze apóstolos, começa a escrever “Jesus, o Cristo”. Quando terminou, ele escreveu: “Concluí o manuscrito final do livro ‘Jesus, o Cristo’, a que devotei todos os momentos livres desde que comecei a escrevê-lo em 14 de setembro último. Se não fosse pelo privilégio que tive de trabalhar dentro do templo, ele ainda estaria longe de ser concluído. Senti-me inspirado pelo local e apreciei muito a privacidade e quietude que lá encontrei. Espero proceder ao trabalho de revisão sem demora”.

09 de Setembro de 1924 – Nasce o Presidente Russell M. Nelson, atual presidente do Quorum dos Doze Apóstolos. Ele foi ordenado ao apostolado em 7 de abril de 1984. Para conhecer mais sobre a vida de presidente Nelson clique aqui.

Setembro de 1938 – As Indústrias Deseret abrem as portas. Stuart B. Eccles é seu primeiro diretor. O propósito das Indústrias Deseret era dividido em quatro partes: “Em primeiro lugar, os que têm poderão dispor de outro tipo de oportunidade de ajudar os que não têm. Em segundo lugar, o desperdício será evitado pela utilização de nossas posses por todo o tempo possível. Em terceiro lugar, o trabalho de conserto dará emprego a muitos que ora estão desempregados. Quarto, os artigos de uso comum, de boa qualidade, estarão à disposição a um preço bem baixo.”

14 de Setembro de 1938 – A Primeira Presidência ordena a evacuação de todos os missionários da Checoslováquia e da Alemanha. Em uma reunião realizada em Munique, Alemanha, a Inglaterra e a França concordaram com que Hitler anexasse a região ocidental da Checoslováquia, sob a condição de que não houvesse qualquer outra agressão.

Setembro de 1961 – Uma mudança importante na organização e liderança da Igreja aconteceu neste mês. O Presidente David O. McKay anunciou que os Setenta tinham sido ordenados ao ofício de sumo sacerdote e receberiam autoridade para organizar estacas e alas, inclusive para designar presidentes de estaca e bispos, sob a direção dos Doze. Anteriormente, o Primeiro Conselho supervisionava os quóruns de Setentas das estacas de toda a Igreja, mas não tinha autoridade para organizar estacas e alas.

19 de setembro de 1987 – O Coro do Tabernáculo Mórmon cantou no programa transmitido em rede nacional “We the People, 200 Constitution Gala”, realizado no Convention Hall, na Filadélfia. Naquela mesma manhã, o
coro cantou o hino nacional em frente do Independence Hall, no início da Parada da Constituição, que comemorava o bicentenário da Constituição dos EUA.

29 de setembro de 1990 – O Church News anunciou a abertura do primeiro Ramo na União Soviética: Ramo de Leningrado.

23 de Setembro de 1995 – Durante a Reunião Geral da Sociedade de Socorro, o Presidente Gordon B. Hinckley, Presidente da Igreja na ocasião, leu “A Família: Proclamação ao Mundo” – um documento inspirado que declara o valor e proposito da família. Leia-a aqui.

08 de setembro de 1998 – O Presidente Gordon B. Hinckley, 15º Presidente da Igreja, teve a oportunidade de aparecer para um público internacional, pela televisão a cabo, ao participar do programa de televisão Larry King Live. Durante o programa ao vivo, o Presidente disse a Larry King e ao mundo: “Meu papel é declarar a doutrina (…) Meu papel é ser um exemplo perante o povo. Meu papel é ser uma voz em defesa da verdade. Meu papel é ser um conservador daqueles valores que são importantes para nossa civilização e nossa sociedade. Meu papel é liderar as pessoas”. O Presidente Gordon B. Hinckley usou com sucesso os meios de comunicação nessa ocasião para ajudar a tornar o nome da Igreja mais conhecido para as pessoas de todo o mundo.

04 de setembro de 1999 – foi dedicado o Templo de Columbus Ohio, o 60º Templo da Igreja.

19 de setembro de 1999 – foi dedicado o Templo de Bismarck Dakota do Norte, o 61º Templo da Igreja.

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Muçulmanos Liberdade Religiosa Islã
Reportagem sobre Liberdade Religiosa cita Desafio de Missionários...
Presidente e irmã Uchtdorf na rededicação do templo de Freiberg
Presidente Uchtdorf rededica templo de Freiberg Alemanha

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *