É possível sentir o Espírito em meio à adrenalina do esporte? Embora pareça improvável, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Austrália estão provando o contrário com a iniciativa “Soul Surfest”.
Trata-se de uma competição de surfe que reúne surfistas de diversos lugares todos os anos, com o objetivo de compartilhar o amor pelo oceano e fortalecer uns aos outros na fé.
O que poucos sabem é que essa tradição esportiva começou há 19 anos, inspirada pelo desejo de ajudar alguns jovens em dificuldades, e hoje continua transformando vidas. A história por trás do Soul Surfest nos lembra o convite do Senhor:
“Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?”

Uma experiência esportiva única
Diferente da maioria das competições, o Soul Surfest se estende por três dias, quinta, sexta e sábado. E, como parte da programação, os participantes também desfrutam de atividades de integração, como devocionais e bailes familiares.
Esse formato diferenciado é muito valorizado por participantes como Simon, que há 16 anos aproveita o Soul Surfest com sua família.
“Amo vir ao Surfest porque posso passar tempo com pessoas que amam o oceano e Jesus Cristo. Meus filhos veem pessoas boas, bons surfistas e pessoas que amam o Senhor. Quando penso no Surfest, penso em amor, comunidade e no evangelho de Jesus Cristo”, disse Simon.
Assim como Simon, muitas famílias apreciam o ambiente único da competição e veem no esporte uma forma de lembrar que, embora não possamos controlar as ondas da vida, podemos confiar naquele que tem poder sobre a maré.

Discípulos de Cristo no oceano
Garth Mackie, um dos fundadores da competição, destacou o papel da fé em meio à energia contagiante do evento:
“Uma vez por ano, podemos nos reunir como surfistas não apenas para compartilhar nosso amor pela água, mas também para compartilhar nossas crenças e fortalecer uns aos outros.”
Muito além da competição, o evento oferece oportunidades para conversas sinceras e laços de amizade centrados na fé. Essas características fazem do Soul Surfest uma ocasião para ajudar as pessoas a se tornarem discípulos mais fortes de Jesus Cristo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações.” (Mateus 28:19)
Todos os anos, a região de Coffs Harbour, na Austrália, coloca essas palavras de Jesus Cristo em prática, transformando o surfe em um meio de sentir a mão de Deus.

O espírito do Soul Surfest na sua vida
Você não precisa surfar para viver o espírito do Soul Surfest. Esse espírito pode te acompanhar onde quer que vá, sempre que buscar transformar o que te apaixona em uma maneira de compartilhar sua fé e edificar os outros. O Salvador ensinou:
“Em verdade eu digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão.”
O Senhor nos concedeu poder para inspirar e fortalecer os outros. Assim como os surfistas renovam seu espírito em cada onda do Soul Surfest, você também pode se fortalecer e fortalecer os que estão ao seu redor por meio de experiências inesperadas.
Fonte: Sala de Imprensa – Austrália
Veja também
- A cena que comoveu todo o set de “The Chosen”
- A caridade nunca falha: a menina que superou a lepra e encontrou esperança



