fbpx

Lições inspiradoras de Santos dos Últimos Dias durante pandemias passadas

Por estarmos fazendo o nosso melhor durante esse momento de dificuldade devido a atual pandemia, sentimos que esse evento é como algo que nunca enfrentamos antes.

Apesar da pandemia do COVID-19 ser nova e causar muita ansiedade, podemos nos tranquilizar ao saber que como seres humanos já enfrentamos perigos similares, e conseguimos encontrar paz e força nos exemplos ao nosso redor.

Vamos compartilhar com você algumas lições inspiradoras e citações de Santos dos Últimos Dias durante tempos de aflição e perigo na história mundial.

Presidente Heber J. Grant durante a Gripe espanhola

Enquanto o mundo vivenciava o maior momento de conflitos de nossa história, a Primeira Guerra Mundial, o Presidente Heber J. Grant procurava espalhar paz e conforto durante aqueles anos sombrios.

Infelizmente, perto do fim dessa guerra, houve um surto e uma pandemia global de Gripe Espanhola. Milhares de vidas foram perdidas durante a propagação mortal do vírus.

A pandemia colocou o mundo em condições similares ao que vemos hoje, como a conferência geral adiada, pessoas usando máscaras sempre que estavam fora de suas casas, e as ordens dos governos para que as pessoas ficassem o máximo possível em casa.

Foi durante esse período que o Presidente Grant, que serviu no conselho dos diretores da Associação de Saúde Pública de Utah por muito anos, implementou várias regulamentações de saúde para ajudar a diminuir a propagação, o que incluiu a mudança da distribuição do sacramento em copos comunitários para copos individuais.

Apesar da conferência de abril ter sido adiada, na conferência seguinte ele falou aos membros da Igreja e o assunto principal foi a cura do mundo dos eventos ligados a Primeira Guerra Mundial, e a necessidade do amor ao próximo quando os conflitos cessassem.

O Presidente David O. McKay durante a Gripe asiática

Durante a perigosa pandemia da Gripe asiática nos anos 50, a Conferência Geral foi mais uma vez adiada devido as crescentes preocupações com a saúde.

O então Presidente David O. McKay sentiu a necessidade de enviar mensagens de conforto e paz para os membros da Igreja, que sentiam grande tristeza devido ao adiamento da inspiradora conferência.

Em uma mensagem direcionada a todos os membros da Igreja, o Presidente McKay afirmou:

“A vida é tão preciosa que o Senhor espera que façamos tudo que está em nosso poder para conservá-la. Temos certeza que nosso povo irá entender a relutância que sentimos em seguirmos com a consoladora e inspiradora conferência geral da Igreja e que eles concordarão com a decisão que chegamos em espírito de oração.”

Presidente Hinckley após os eventos de 11 de setembro

Presidente Gordon B Hinckley

Após os devastadores e terríveis ataques em 11 de setembro de 2001, o Presidente Gordon B. Hinckley buscou ajudar e dar apoio a Igreja, que sofria com tantos medos e ansiedade devido aos crescentes conflitos após daqueles trágicos eventos.

Na conferência geral um mês após os ataques, ele afirmou:

“Assim, irmãos e irmãs, precisamos cumprir nosso dever qualquer que seja ele. Talvez a paz nos seja negada durante algum tempo. Talvez algumas de nossas liberdades nos sejam diminuídas. Talvez venhamos a passar por incômodos. Talvez até venhamos a padecer de uma forma ou de outra. Mas Deus, nosso Pai Eterno, velará por esta nação, e todo o mundo civilizado se voltará para Ele. Ele declarou, “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor”. (Salmos 33:12) Nossa segurança reside no arrependimento. Nossa força provém da obediência aos mandamentos de Deus.”

O Presidente Harold B. Lee

Durante os anos 60 e o início dos anos 70, o mundo mais uma vez foi colocado em um conflito que tirou a vida muitas pessoas.

Com tantos jovens rapazes sendo convocados e enviados para longe de suas famílias, para ajudar a preservar os direitos de liberdade do mundo, o Presidente Harold B. Lee buscou fortalecer e consolar aqueles que perderam seus entes queridos naquele conflito sangrento.

Durante um funeral em 1971 ele disse:

“Outra pergunta frequentemente feita é, ‘Por que meu filho ou irmão ou esposo ou noivo, não foi protegido nos campos de batalha, como outros testificam que foram milagrosamente poupados?’

Pessoas que perderam seus entes queridos, muitas vezes ficam chateadas pelos incidentes de manifestação de fé daqueles que foram milagrosamente poupados.

Talvez eles digam, ‘Por que tinha que acontecer com o meu menino (esposo, irmão ou noivo)?’

Enquanto essa pergunta possa nunca ser respondida nessa vida, recebemos algumas observações esclarecedoras nas sagradas escrituras…

No registro do Livro de Mórmon, temos as palavras do profeta Morôni, erroneamente reprovando Paorã por sua aparente negligência, enquanto seus inimigos matavam milhares de seus irmãos. Morôni escreveu a Paorã:

‘Pensais que a morte de muitos de vossos irmãos tenha sido causada por sua própria iniquidade? Eu vos digo que, se isto pensastes, pensastes em vão. Digo-vos, pois, que muitos são os que caíram pela espada; e eis que isto é para vossa condenação.

Pois o Senhor permite que os justos sejam mortos para que sua justiça e julgamento recaiam sobre os iníquos. Portanto, não deveis supor que os justos estejam perdidos por terem sido mortos; mas eis que eles entram no descanso do Senhor seu Deus.’ (Alma 60:12–13).”

Declaração da Primeira Presidência Durante a Segunda Guerra Mundial

Em 1942, o mundo foi mais uma vez devastado pelo conflito de uma guerra, e com o crescimento da Igreja ao redor do globo, era uma triste verdade que em muitos casos, Santos dos Últimos Dias lutariam contra companheiros Santos dos Últimos Dias.

Como a Igreja se preparava para prover amor e consolo para os membros cujas vidas seriam mudadas para sempre, eles emitiram uma declaração para tranquilizar os bravos soldados que estavam indo à guerra. A declaração dizia:

“Então, quando a guerra findar e vocês voltarem para casa, tendo continuado a viver em retidão, quão grande será sua felicidade — quer estejam entre os vencedores ou entre os vencidos — por terem vivido da forma que o Senhor ordenou.

Quando voltarem, serão tão disciplinados em viver em retidão que passarão ilesos pelas artimanhas e os estratagemas de Satanás. Sua fé e seu testemunho ficarão tão fortes que serão inquebrantáveis.

Vocês serão vistos com grande respeito por terem passado pela fornalha ardente das provações e das tentações e terem saído ilesos. Seus irmãos os procurarão quando precisarem de conselhos, apoio e orientação.

Vocês serão as âncoras com as quais, desse momento em diante, os jovens de Sião firmarão a fé que têm nos homens” (Heber J. Grant, J. Reuben Clark Jr. e David O. McKay, abril de 1942).

Com tantos eventos acontecendo hoje, é fácil nos sentirmos ansiosos e temerosos em relação ao futuro.

Mas podemos nos tranquilizar sabendo que nosso amado Pai Celestial está no leme e nunca nos deixará ou abandonará.

Passamos por tantas alegrias, triunfos e maravilhosos milagres em nossa história, assim como dividimos nossas dificuldades.

Como todas as tempestades, essa também passará e encontraremos paz ao seguir os mandamentos de nosso Pai Celestial e o exemplo de Seu Filho Jesus Cristo.

Fonte: LDS Daily

Relacionado:

COVID-19 |Uma oportunidade para repensar em armazenamento

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *