Tradições de Natal latinas celebradas na Praça do Templo
Praça do Templo
Centenas de cantores e dançarinos cantaram e dançaram músicas latinas ao vivo no Centro de Conferências em Salt Lake City no sábado, 17 de dezembro de 2016. Os 800 adultos e crianças do elenco voluntário fizeram parte do evento latino anual de Natal intitulado “Luz de Las Naciones, Venid Adoremos “(” Luz das Nações, Venha Adorar “). O evento gratuito, agora em seu 12º ano, foi em espanhol com traduções em inglês e português.
“Nosso objetivo é fazer com que a comunidade traga suas famílias para a Praça do Templo e desfrutem o concerto e atmosfera de Natal”, disse Loren Ashcraft, um produtor de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que está envolvido no programa há 11 anos . “Isso é sobre a comunidade em geral.”
Os participantes voluntários incluíram 250 dançarinos, três coros compostos por 380 adultos e 80 crianças e uma pequena orquestra. Os artistas estavam vestidos em trajes festivos e compartilhavam seus talentos e tradições de Natal com pessoas de todas as idades.
“Eles têm um amor pelo que fazem”, disse Ashcraft. “Múltiplas gerações participaram deste evento cultural latino”.
Ele disse que o programa anual tem provocado mudança de vida para alguns dos participantes ao longo dos anos, aproximando-os do evangelho de Jesus Cristo.
O programa de 90 minutos “representa todo um espectro de origem hispânica do México à América Latina para a Espanha”, explicou Ashcraft. As performances incluíram uma dança processional, Jalisco e um grupo Mariachi.
O programa incluía canções latinas tradicionais como “Cholito Jesús”, “Los peces en el rio”, “Burrito sabanero” e um elenco de “Villancico al Rey”.
Um segmento apresentava uma história que incluía a descrição de Samuel o Lamanita do Livro de Mórmon. A plateia também participou do programa cantando quarto canções durante as apresentações.
Ashcraft disse que a produção utilizou o conjunto de apresentações de Natal do Coro do Tabernáculo Mórmon com algumas adições, incluindo uma cena da manjedoura e uma pinhata de 18 pés construída por voluntários.
A produção de Natal levou meses para ser construída. As audições para os papéis de canto e dança começaram em julho.
“Foi uma oportunidade maravilhosa para estar envolvido com a comunidade latina”, refletiu Ashcraft, que serviu uma missão para a Igreja na América Central. “O povo latino tem um espírito sobre eles que é contagiante e poderoso.”
O programa será compartilhado durante as temporadas de Natal futuras na BYUtv International e no Mórmon Channel.
Noticia publicada em pela sala de imprensa mórmon (aqui) e traduzida por Inaê Leandro.
Link do artigo original: aqui.