Artigo baseado no relato de Kétolly Sousa, membro da ala Parque dos Tropeiros, Curitiba.
Dentro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias existe o Instituto de Religião. Esse espaço acolhe jovens adultos entre 18 e 35 anos, que ali aprofundam o estudo das escrituras, fortalecem a fé em Jesus Cristo e criam laços duradouros de amizade.
Mais do que um curso, o Instituto se torna um ambiente de crescimento espiritual, social e intelectual. Além disso, o Instituto oferece oportunidades para que cada aluno encontre respostas relevantes às perguntas da vida, enquanto aprende e compartilha experiências com pessoas em circunstâncias semelhantes.

Uma classe com um proposito especial: Inclusão e Libras no Instituto
Em Curitiba, no bairro Portão, funciona uma sede dedicada ao ensino do Evangelho de Jesus Cristo e das Escrituras Sagradas. Recentemente, uma iniciativa especial mostrou o cuidado amoroso de nosso Pai Celestial por Seus filhos.
No início de 2025, o jovem Morian Maceno, de 18 anos, surdo desde o nascimento, começou a frequentar as aulas. Para que ele acompanhasse plenamente, o Instituto iniciou a tradução simultânea das aulas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A tradutora-intérprete Kétolly Sousa, profissional há 7 anos e membro da Igreja há 5, realiza esse trabalho com dedicação. O diretor do Instituto apoiou a iniciativa e juntos organizaram tudo para que a experiência se tornasse agradável e inclusiva. Desde então, Morian participa ativamente de todas as aulas e atividades.
Morian contou que se sentiu aliviado ao saber que teria acessibilidade no Instituto por meio da interpretação em Libras. Ele disse:
“Eu me senti bem, realmente feliz por poder me comunicar em Libras, que é a minha língua, ali naquele ambiente e o Instituto é muito legal! Ter acessibilidade na Igreja de Jesus Cristo e no Instituto da Igreja é maravilhoso! Sinto-me realmente grato pelas intérpretes que me apoiam!”
Mattheus Iwanko, um aluno ouvinte que se batizou recentemente e começou a frequentar as aulas no segundo semestre de 2025, relatou como achou especial ver a interpretação em Libras. Ele compartilhou:
“É muito bom ver o amor de Deus através das pessoas”.

Um convite entendido para a participação de todos
No segundo semestre, o Instituto ampliou a Classe em Libras para alcançar outros surdos e aprendizes da língua. Agora, transmite as aulas ao vivo pelo Zoom, o que permite que qualquer pessoa — membro da Igreja ou não — participe e aprenda sobre o Evangelho em Libras.
Kétolly expressou sua gratidão por servir e contribuir com a acessibilidade dentro da Igreja de Jesus Cristo. Ela afirmou:
“O Instituto é maravilhoso e sou fascinada no quanto podemos aprender uns com os outros. É com certeza o melhor lugar para se estar no sábado à noite. O Morian estava entusiasmado para viver isso e eu não podia recusar essa oportunidade.”
O Instituto Curitiba Portão convida todos a participarem, presencialmente ou online. Para jovens entre 18 e 35 anos, a frequência gera certificado ao final de cada curso. Pessoas com mais de 35 anos também são bem-vindas a desfrutar desse momento de aprendizado e convivência.
Para participar do Instituto em Libras e obter mais informações, entre em contato com Kétolly Sousa pelo e-mail: [email protected]
Leia também:
- Jovem missionária ensina LIBRAS e vê milagres em Uberaba
- Missionário surdo mostra como a Libras abre portas para o evangelho
- Evangelho em língua de sinais: Conferência no Japão fortalece inclusão e fé