fbpx

O Sábado Foi Feito Para a Mamãe, e Não a Mamãe Para o Sábado

O que a mamãe quer no domingo

Recentemente na igreja, nós nos sentamos na frente de uma das famílias mais legais de nossa ala. Você poderia dizer que seus filhos estavam tendo um daqueles dias. A mamãe parecia estar lidando com um batalhão, o que não é uma visão incomum para uma reunião sacramental de domingo. Cerca de 15 minutos mais tarde, essa mesma mamãe veio caminhando em direção a mim no corredor, tentando segurar a mão de uma criança inquieta. Quando passamos um pelo outro no corredor, ela olhou para mim com uma cara de cansaço e disse bem baixo: “Eu preciso de um dia de folga!” Isso me fez pensar por um segundo. As mães têm um dia de descanso? Ou um dia para sentir o Espírito? Para muitas mães a resposta seria um firme não!

Nós ouvimos muitos discursos sobre o Dia do Senhor recentemente – e por um bom motivo. Mas eu me pergunto se eu estive ignorando uma das coisas mais importantes que posso fazer no Dia do Senhor, que é ajudar a minha esposa a ter um dia de descanso. O presidente Nelson disse recentemente que o Salvador “queria que entendêssemos que o Dia do Senhor era Sua dádiva para nós, oferecendo-nos verdadeiro alívio dos rigores da vida cotidiana e uma oportunidade para renovação espiritual e física”.

Será que minha esposa tem uma “oportunidade para renovação espiritual e física”? Ela nem precisa responder a essa pergunta porque a resposta é óbvia para mim. A coisa é, as mães são geralmente incríveis. Elas normalmente suportam e servem sem recompensa imediata ou reconhecimento. Elas não são rodas que rangem, o que significa que, infelizmente, elas nem sempre obtêm a “graxa”.

Meu lar

Eu cresci num lar onde minha mãe fazia tudo. Ela não reclamava enquanto estava servindo todo mundo, dia e noite, sete dias por semana. Ela só fazia isso. E agora eu tenho uma esposa que faz o mesmo. Ela nem sequer pensa duas vezes ou recua nas coisas que eu considero insuportáveis e cansativas feitas durante a semana. E quando chegamos no domingo, é apenas mais um daqueles dias corridos. Ela precisa de uma pausa, mas ela nem sequer considerou isso. Ela só continua dando sua vida por nós – e eu preciso fazer melhor. “Será que o Dia do Senhor é realmente deleitoso para vocês e para mim?”, Pergunta o presidente Nelson. As mães não param para pensar sobre isso. Elas apenas se mantêm em movimento.

Minha esposa e eu estávamos assistindo nossos filhos nadando no sábado e pareceu-me um bom momento para perguntar a ela como eu poderia ajudar a tornar o Dia de Senhor um dia deleitoso para ela. Eu perguntei a ela, timidamente, “Hey querida, se você pudesse descrever o dia do Senhor ideal para você, como seria?” Ela nem sequer precisou pensar na resposta. Boom! Uma coisa depois da outra. Levou cerca de 1,5 segundos para recitar uma lista de coisas. Ela estava animada apenas pela ideia de eu haver perguntado isso a ela. Eu pedi a ela para falar mais devagar enquanto eu pegava meu celular para começar a tomar algumas notas.

"Jantar em família". Imagem via LDS.org.

“Jantar em família”. Imagem via LDS.org.

“Se eu pudesse realizar meu desejo de um dia de domingo perfeito”, ela continuou, “ele teria essas coisas” (em nenhuma ordem em particular):

1. Uma Boa Refeição

Sim, as mães gostam de comer no domingo também. Mas talvez, apenas talvez, elas não queiram cozinhar essa refeição. Alguns caras gostam de cozinhar ou possuem inteligência emocional suficiente para perceber que a mamãe provavelmente já cozinhou seis ou mais refeições na semana. (Você vai ver esses homens especiais montandos em carros no céu com Elias do lado.) Mas, falando sério, mesmo se você é péssimo na cozinha, apenas a tentativa de fazer uma refeição e servi-la para a sua esposa e a família vai descansar os pés cansados e levantar o seu ânimo. O domingo é um grande dia para fazer uma refeição para uma mamãe cansada. Quando eu executo gestos como estes, é como se uma luz visível brilhasse dentro dela. Uma renovação espiritual e física está ocorrendo.

2. Uma Casa limpa

Às vezes a casa pode tomar uma surra durante a semana. Sábado chega rápido e nós ainda estamos fazendo um monte de coisas. O esporte das crianças, atividades, etc… Você sabe como é. Mas depois vem o domingo de manhã. As crianças estão jogando as roupas em todo lugar procurando aquele sapato perdido, e todo mundo está atrasado. Os banheiros foram destruídos por todos que estavam se preparando, e aquela bagunça não vai se arrumar sozinha enquanto estamos na igreja. Eu levaria 5 a 10 minutos para chamar as crianças para me seguir e me ajudar a arrumar um pouco a bagunça para que o Espírito possa habitar no lar no domingo.

"Mamãe lendo". Imagem via LDS.org.

“Mamãe lendo”. Imagem via LDS.org.

3. Um Pequeno Tempo só “Meu”

Lembra da mulher na igreja que eu mencionei anteriormente que precisava de um dia de folga? Interessante que minha esposa compartilhou o mesmo sentimento quando eu perguntei a ela para descrever seu domingo ideal. As mães raramente, ou nunca, tem “dias de folga”. E a maioria delas não está pedindo por um dia fora. A maioria delas amam a sua vida e amam seus filhos. Se elas saírem, elas acabarão sentindo saudades e vão querer voltar para casa. Mas o que elas querem de vez em quando é um tempo “meu”, apenas um tempo para pensar, para se esticar, para respirar, para tomar banho, para estudar, ou para tirar uma soneca em paz. Domingo, aparentemente, passou a ser um grande dia para dar um tempo só para minha esposa.

4. Criar Laços Usando o Tempo Com a Família

Os dias da semana estão ocupados. Os sábados são ainda mais movimentados. O domingo foi dado para nos acalmarmos e nos leva a refletir sobre as coisas que são de maior importância – as coisas do céu. Quando a mamãe imagina o céu, ela vê imagens da sua família unida, feliz, rindo, conversando, curtindo um ao outro, e com vínculos. “Criar Laços” não consiste em pegar o jornal esportivo, sentar confortavelmente na cadeira, e entrar e sair de um sono até que o jantar esteja pronto. Domingo é um dia para se concentrar em Deus, e é difícil se concentrar em Deus sem focar na família. A unidade da família é o objetivo e o propósito do plano de Deus, e se Deus tinha quaisquer planos específicos em mente para o domingo, eu creio que era para trazer as famílias mais próximas umas das outras. Unir as famílias talvez seja uma das principais finalidades do Dia do Senhor.

5. Devocional Dirigido pelo Papai

Quando eu falho, minha esposa segura a carga maior. Ela está sempre lá se nos esquecemos de orar. Quando eu estou abatido por causa de uma longa e estressante segunda-feira, e me esqueço da reunião familiar, lá está ela para preencher as lacunas. Ela me lembra de quão importante é para os nossos filhos ouvir o pai ensinando a doutrina e prestando seu testemunho. Para ela, o evento culminante do domingo em nossa família é quando eu inicio e conduzo conversas cheias do Espírito que levam os nossos filhos mais perto de Cristo. As aulas na igreja são ótimas, e o tempo de compartilhar é divertido, mas para ela há algo divino num pai dedicado trazendo para perto do lar os poderes do céu. Ela viu seu pai fazê-lo, e agora cabe a mim continuar essa tradição justa.

"Minha família na Igreja". Imagem via LDS.org.

“Minha família na Igreja”. Imagem via LDS.org.

Estas cinco coisas que minha esposa rapidamente listou como atributos de seu Dia do Senhor ideal não são tão difíceis de se fazer. Não são difíceis de forma alguma. E talvez eu não consiga fazer tudo certinho todos os domingos, mas posso definitivamente “tentar, com um pouco mais de afinco, ser um pouco [melhor]”, como o Presidente Hinckley costumava dizer. Às vezes a mamãe parece ser invencível, mas sua bateria poderia receber uma carga fresca de vez em quando, queira ela ou não. Muitas mães anseiam que o domingo se torne prazeroso novamente. Eu acho que é hora de fazermos isso acontecer!

 

Artigo original publicado no site LDS.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
O Futuro Glorioso do Brasil
Serão com Atleta Jason Smyth no Rio de Janeiro

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *