fbpx

Implementar o “Vem, e Segue-Me” vai ser mais fácil do que você imagina

implementar

Praticamente desde a conferência geral estamos comemorando o fato de ter reuniões de duas horas na Igreja.  Contudo, precisamos focar no porquê de o bloco de reuniões ser mais curto e não apenas no fato de termos uma hora a menos. O foco é o novo recurso da Igreja, Vem e Segue-Me.

Depois do anúncio da redução no bloco de reuniões e do Vem, e Segue-Me, a Igreja enviou um e-mail aos membros intitulado “Mudanças trazem um equilíbrio entre a instrução do evangelho no lar e na Igreja”. Ele explicou:  . “(…) Essa programação de domingo propicia mais tempo para a noite familiar e para o estudo do evangelho no lar aos domingos ou em outros momentos, conforme as pessoas e as famílias escolherem. Um novo recurso, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, fornece ideias para o estudo pessoal e familiar do evangelho e para as noites familiares”.

Ainda sente insegurança para usar o Vem, e Segue-Me? Temos uma amostra de esboço (usando a semana de 7-13 de janeiro do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2019) detalhando como devemos usar o recurso em nosso lar toda semana.

1. Fazer a leitura das escrituras sugeridas em conjunto no domingo

Orientações do manual “Vem, e Segue-Me” para a semana de 7-13 de janeiro.

No domingo, em família ou individualmente, dependendo das suas circunstâncias, leia as escrituras sugeridas para cada lição. Você pode fazer isso logo depois das reuniões da Igreja (ou depois daquela sua soneca de domingo, sabe?) ou a qualquer hora durante o dia que for melhor para sua família.

Dica de profissional: Obviamente ler os capítulos na íntegra é maravilhoso, mas as famílias com crianças pequenas podem ter dificuldades em manter a atenção das crianças por muitos capítulos. Em vez disso, você pode ler apenas as escrituras correlacionadas com as perguntas. Considere ler a pergunta como uma família antes de ler as escrituras associadas e, em seguida, pedir a cada membro da família que pondere a pergunta enquanto você lê as passagens das escrituras. Isso pode proporcionar discussões reforçadas, mais concentradas, com maior participação uma vez que cada membro da família sabe o que deve procurar.

2. A medida que ler, foque nas perguntas destacadas

Ideias para Mateus 1 e Lucas 1

A primeira semana no manual, “31 de dezembro—6 de janeiro: Somos responsáveis por nosso próprio aprendizado”, contém um parágrafo que diz: “Que buscais?’ Jesus perguntou a Seus discípulos (João 1:38). Podemos nos fazer a mesma pergunta, pois o que encontraremos este ano Novo Testamento dependerá muito do que buscamos. ‘Buscai, e encontrareis’ é a promessa do Salvador (Mateus 7:7). Portanto, pergunte-se aquilo que vier à sua mente enquanto estuda e então busque as respostas diligentemente”.

Isso significa que as ideias apresentadas em Vem, e Segue-Me permitem uma leitura guiada das escrituras. Ao invés de ler sem rumo (que, na minha experiência, pode levar ao tédio e à falta de atenção), ao usar as sugestões do Vem, e Segue-Me os leitores têm propósito, o que realça seu foco e torna as escrituras mais pessoais e significativas.

O manual também nos exorta a perguntar aos membros da família como podemos aplicar o que aprendemos durante nosso estudo. Para a semana de 7-13 de janeiro, sugere-se: “Ao ler e ponderar Mateus 1 e Lucas 1, anote as impressões espirituais que receber. Que verdades doutrinárias você encontrou? Quais mensagens terão mais valor para você e sua família?” As ideias de estudo neste esboço podem ajudá-lo a ter mais entendimento do assunto.

3. Faça uma atividade em família em qualquer dia da semana

Depois de ter a lição do evangelho, você está livre para fazer sua atividade familiar (que pode ou não pode estar relacionada com a lição de domingo — cabe a você) em qualquer dia da semana. As segundas-feiras vão continuar sem reuniões da igreja, para que esse dia ainda possa funcionar melhor para muitas famílias. No entanto, o dia e a atividade podem ser ajustados para atender às necessidades da sua família.

Usar o recurso Vem, e Segue-Me não precisa ser complicado, e na verdade não é. Ao reservar tempo para implementá-lo em sua rotina de domingo e seguir seus ensinamentos, unir sua família será mais fácil do que nunca.

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Novo currículo “Vem, e Segue-Me” para Primária, estudo pessoal e familiar

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *