fbpx

Dicas Para Mães com Crianças Pequenas na Sacramental

dia do senhor
mulher com criança tomando o sacramento

Imagem via LDS.org.

Esse artigo foi escrito no site LDS.org/blog e traduzido para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.

Por Irinna Danielson

Eu tenho uma criança de dois anos de idade. E ela é terrível. Bem, não todo o tempo. Mas no último domingo na igreja (onde nós devemos nos comportar da melhor maneira), ele era o garoto propaganda do terror.

Eu sabia que as coisas iam ser difíceis no momento em que pediram ao meu marido para ajudar na distribuição do sacramento. Ótimo. Eu e meus quatro filhos, incluindo o já mencionado “terror de dois anos de idade”, sozinhos em nosso banco.

As coisas ficaram ruins antes mesmo de começar o hino sacramental. Em primeiro lugar, o bebê estava puxando para fora os hinários e os jogando no chão. Depois disso, uma luta sobre barras de cereal de frutas fez minha criança de quatro anos de idade chorar, e enquanto eu tentava cobrir a boca e consolá-la, minha criança de dois anos de idade quase conseguiu empurrar sua irmã mais velha para se libertar e correr pelo corredor. Sim, hoje eu era “a mãe que não consegue controlar seus filhos”. Eu imediatamente parei o choro da criança de quatro anos de idade, corri para agarrar a de dois anos de idade, e fomos para o hall de entrada.

Ele não se acalmou quando chegamos lá. Na entrada, meu filho estava correndo pelo corredor tentando fugir de mim, ele tentava rabiscar uma folha de inscrição que havia sido deixada em uma cadeira, e quando ele com sucesso abriu as portas de vidro para sair para o estacionamento, eu quase o deixei ir. Quase.

Não houve momento de silêncio para reflexão. Não houve tempo para refletir sobre o seu significado.

Até aquele momento, três outras mães, tentando controlar seus filhos indisciplinados, se juntaram a mim na entrada. A oração sacramental tinha sido proferida, e um portador do sacerdócio educadamente saiu para o saguão para nos dar a oportunidade de participar desta ordenança sagrada. A única coisa era que eu não estava me sentindo como se estivesse participando de qualquer coisa sagrada. Não houve momento de silêncio para reflexão. Não houve tempo para refletir sobre o seu significado. Não havia nenhuma experiência espiritual fortalecedora. Pareceu que eu estava comendo um pedaço de pão, bebendo um copo de água, e tentando o meu melhor para ter certeza que meu filho pegasse apenas um.

Eu não estava lidando bem com isso, especialmente depois de ler alguns dias antes dezenas de respostas maravilhosas que as pessoas deram nas mídias sociais sobre como elas faziam do sacramento algo especial. Eu pensei: “Eu não consigo fazer qualquer uma dessas coisas, especialmente com este meu filho. É impossível para uma mãe como eu ter uma experiência espiritual durante o sacramento”.

Pensei que o domingo foi arruinado. Voltei para a capela após o sacramento quando a reunião de testemunhos começou. O primeiro testemunho que ouvi mudou toda minha perspectiva sobre aquele dia.

Uma irmã contou como ela estava lendo em suas escrituras no livro de Mosias e se deparou com um versículo que falou sobre ter um “testemunho luminoso.” Ela amava o pensamento de ter um testemunho brilhante como profetas e apóstolos nas escrituras e queria fazer mudanças em sua vida para desfrutar essa bênção. Ela tem quatro filhos jovens, assim como eu, e ela falou sobre o quão agitados eles podem ser aos domingos. Para combater essa loucura, ela contou como ela começou a orar fervorosamente por experiências espirituais todos os domingos que a ajudassem a tornar o seu testemunho mais brilhante. Ela ficou emocionada quando disse que a cada vez que orava com fé para uma experiência que fortalecesse seu testemunho no domingo, algo vinha. Às vezes isso acontecia na igreja, às vezes isso só acontecia quando ela chegava em casa, e às vezes esses ternos momentos não vinham senão no final do dia. O ponto era que essas experiências vinham. Enquanto orava com fé, o Pai Celestial respondeu sua oração para ter uma experiência que fortalecesse seu testemunho todos os domingos.

Durante esses três minutos na reunião sacramental meus filhos estavam todos tranquilos. Eu fui capaz de ouvir o seu testemunho, e foi exatamente o que eu precisava ouvir. Quando senti o Espírito, meus olhos se encheram de lágrimas também. Eu precisava orar pedindo ajuda quando se tratava dos domingos. Mas eu também senti que eu precisava parar e me dar uma pausa. Experiências espirituais não estão limitadas aos poucos minutos em que o sacramento é passado. Isso é o ideal mas não é a realidade para muitos. Meus filhos nunca vão sentar-se perfeitamente reverentes (pelo menos por alguns anos). Meu filho de dois anos de idade nunca se divertirá com o seu “livro do sacramento” preenchido com imagens de Jesus. Mas isso não significa que o domingo deve ser um fracasso. Às vezes, tudo que você precisa é um momento, apenas um minuto para sentir o Espírito que irá revitalizá-lo o suficiente para a próxima semana. Naquele domingo, aquele testemunho de apenas três minutos foi o rejuvenescimento que eu precisava.

Eu comecei a perceber que o Pai Celestial está se esforçando para me ensinar algo muito importante agora, algo que vai abençoar minha vida de maneiras surpreendentes – @denavey (Instragram)

Sim, os domingos podem parecer longos e difíceis. Mas, como @denavey, a esposa de um bispo e mãe de seis (três são rapazes com menos de quatro anos de idade), escreveu no Instagram: “Eu comecei a perceber que o Pai Celestial está se esforçando para me ensinar algo muito importante agora, algo que vai abençoar minha vida de maneiras surpreendentes”.

Para cada mãe lutando com uma criança na reunião sacramental – você não está sozinha.

No Instagram, @jodeespencer escreveu: “Com 4 crianças pequenas com idade inferior a 6 é preciso algum trabalho para fazer a reunião sacramental mais do que apenas uma outra reunião qualquer. Eu descobri que sempre que eu busco o espírito diligentemente … Eu O encontro. E quando eu tenho o espírito comigo meus filhos veem isso e eles então sentem também. Eles se sentam mais reverentemente, eles ouvem mais, e eles dão o seu melhor para pelo menos deixar mamãe e papai ouvirem e mergulharem no espírito e aprenderem algo”.

“Eu tenho crianças pequenas, e pensar no Salvador e no que eu preciso melhorar durante a semana é muitas vezes difícil durante o sacramento”, comentou natabc15. “Eu descobri que se eu tomar algum tempo no sábado à noite para refletir sobre a minha semana e fazer uma lista de coisas que estou fazendo bem e coisas que preciso melhorar estarei mais bem preparada para o sacramento no domingo”.

estudar orar servir

Imagem via LDS.org.

Esses comentários e o testemunho da irmã de minha ala me ajudaram a criar uma lista com três coisas que me ajudam a lidar melhor com meus filhos na reunião sacramental. Talvez estas coisas também a ajude.

  1. Preparar
  2. Orar
  3. Paciência

Podemos fazer da reunião sacramental algo especial nos preparando durante a semana ou mesmo no domingo de manhã. Dessa forma, mesmo que você vá para o saguão de entrada com uma criança rebelde durante o sacramento, você terá refletido sobre como pode se lembrar sempre de Jesus Cristo e como você pode servir melhor a Ele.

Ore para que experiências espirituais venham aos domingos para ajudar a fortalecer seu testemunho, e aprenda a reconhecer essas experiências quando elas vierem, tanto na igreja quanto em casa. Tenha fé que se você orar por experiências que elevem seu testemunho, elas virão.

E, finalmente, tenha paciência. Testemunhos brilhantes não se desenvolvem durante a noite. Nem crianças reverentes.

Para cada mãe lutando com uma criança na reunião sacramental, não desista.

“Tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento.” (D&C 121:7)

Eu tenho uma criança de dois anos de idade. E ela é terrível. Bem, não todo o tempo. E é nisso que eu me apoio. Lembre-se dos momentos especiais e ternos que você tem com seus filhos. Seus esforços estão funcionando, mesmo que não pareça 99 por cento do tempo.

Irinna Danielson é nativa da Flórida e se formou pela Universidade Brigham Young com um diploma em jornalismo impresso. Ela é uma esposa e mãe de quatro filhos lindos e abraçou toda a loucura que isso traz.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Viver Providente em Tempos de Crise Econômica
Estudioso da Igreja escreve sobre Sacerdócio e Questões de Gênero

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *