Para a maioria dos santos dos últimos dias, a conferência geral é um verdadeiro banquete espiritual. É um momento de inspiração, comunhão e fortalecimento da fé.

No entanto, é importante reconhecer que outras pessoas podem ter experiências diferentes — especialmente quando muitos daqueles que amamos escolhem deixar A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Nesses casos, onde os membros da família podem ser de diferentes religiões, a conferência geral pode ser um desafio. Pode ser solitário assistir às sessões sozinho, sentindo que não há com quem compartilhar sua fé. Em outros casos, ensinamentos sobre a perda de promessas eternas podem causar confusão e dor nas crianças quando um dos pais deixou a Igreja.

É possível que famílias com diferentes crenças encontrem uma forma de fazer a conferência funcionar para elas? Acredito que sim, se todos estiverem dispostos a amar, dialogar e encontrar um meio-termo.

conferência geral diferentes religiões
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Comece com respeito mútuo

É fundamental que haja respeito uns pelos outros, o que inclui as opiniões e experiências de ambos os lados. Se um parceiro ou familiar estiver decidido a converter o outro ao seu modo de pensar, a paz dificilmente prevalecerá.

Reserve um tempo para comunicar como você se sente a respeito da conferência geral e escute com real interesse. Esforce-se para entender a perspectiva do seu ente querido e como você pode atender às necessidades dele de uma maneira saudável, que honre ambas as crenças.

Antes da conferência, conversem sobre quais limites gostariam de estabelecer e que acordos podem fazer para que a família se sinta unida e em paz.

Uma porta de entrada: Música e Palavras de Inspiração

Música e Palavras de Inspiração é um programa de rádio e televisão produzido pelo Coro do Tabernáculo na Praça do Templo. Embora seja transmitido aos domingos, há uma apresentação especial antes da sessão da manhã de sábado da conferência geral.

Como o programa é feito para um público amplo, pode ser uma ótima opção para famílias de diferentes religiões. Assistir juntos, talvez durante uma refeição, pode se tornar uma tradição adaptada para o fim de semana da conferência, permitindo um tempo de qualidade em família.

Depois, aqueles que se sentirem à vontade podem continuar assistindo à conferência ou fazer outra atividade.

Foque nos princípios em comum

Se membros da família têm receios sobre alguma mensagem da conferência geral e não querem assistir (ou preferem que as crianças não assistam), considerem analisar os discursos depois, juntos, em busca de princípios que vocês compartilham como família.

Assistam a trechos individuais ou histórias como parte de uma noite familiar ou compartilhem de outras formas que funcionem para vocês. Usem os princípios que têm em comum para unir e fortalecer a família, mesmo que doutrinas específicas não sejam compartilhadas por todos.

Encontrem o que funciona para vocês

Se for possível, conversem e se comprometam a encontrar formas de vivenciar a conferência geral juntos. Isso pode incluir algumas das ideias já mencionadas ou:

  • Escolher apenas uma sessão para assistir em família.
  • Ver os discursos favoritos depois que a conferência terminar.
  • Ouvir a conferência enquanto participam de outra atividade juntos.
  • Assistir à conferência geral em um horário alternativo.

O objetivo do evangelho de Jesus Cristo é aproximar as pessoas de Deus e unir as famílias. Com esforço, comunicação e amor, a conferência geral pode se tornar um momento de conexão, em vez de divisão, para famílias de fé mista.

Se você faz parte de uma família assim, como tem encontrado paz e união durante a conferência?

Fonte: LDS Daily

Veja também