fbpx

Como celebrar o Natal em um Domingo

natal em um domingo

Eu cheguei na seguinte conclusão: Véspera de Natal em um domingo é tudo de bom.

Eu me lembro de celebrar o Natal em domingo quando eu era mais novo. A coisa que eu achava mais incrível era que tínhamos que ir somente a uma reunião no domingo. Admito que ainda acho incrível. Além disso, o Natal em um domingo geralmente é menos agitado e mais reverente, mas quando você espera este dia o ano inteiro, você não quer que seja um feriado meio parado.

Mas quando eu comecei a pensar nas circunstancias do Natal este ano, eu posso honestamente dizer que estou muito animado para celebrar o Natal em um domingo. Eu não vou ser tentado a ficar de pijamas o dia inteiro abrindo presentes e comendo sem parar. Ao invés disso, eu vou ter um motivo extra para pensar menos em mim mesmo e adorar o Salvador em palavra e música, juntamente com outros crentes. Vou continuar a pensar Nele durante todo o dia. E começo a apreciar a razão dos católicos, e outras religiões, frequentarem reuniões logo antes ou durante o Natal. É uma maneira maravilhosa de lembrar o verdadeiro significado deste dia.

Dito isso, a celebração deste ano será bem semelhante para todas as famílias membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Veja algumas ideias de como poder celebrar o Natal e guardar o Dia do Senhor.

Prepare o grande almoço ou jantar no Sábado

Sim, talvez isso quebre a tradição de algumas famílias de se fazer um banquete no Natal, mas permita-me compartilhar uma citação que eu gosto muito sobre tradições. Lloyd Newell (do programa Música e a Palavra Proferida) Disse:

“O que deu certo na última vez, o que deu certo a 20 anos atrás, talvez no seja mais a melhor tradição para a família agora. Ajustar tradições e evitar fazer ‘o que sempre foi feito’ é saudável para as famílias.”

Antes de ler esta citação alguns anos atrás, eu era uma pessoa estilo “tradição ou nada”. As coisas tinham que ser feitas da maneira que sempre tinham sido feitas anteriormente. Mas ao ler isto, eu percebi que nós não somos feitos para tradições, elas são feitas para nós. Quando elas não dão certo, é besteira comprometer nosso valioso tempo (ou nossa sanidade) tentando fazê-las dar certo. Então este ano, pense se suas tradições combinem com o Dia do Senhor, e faça algo diferente se elas não combinarem.

Escreva cartões de agradecimento um para os outros

E gentilmente encoraje sua família a usar o tempo precioso do Dia do Senhor para escrever agradecimentos do fundo do coração. Esta atividade de Dia do Senhor as vezes passa batida, mas é uma grande oportunidade de usar o tempo sagrado deste dia especial.

Tenha uma lição “silenciosa” sobre o nascimento do Salvador

Uma lição silenciosa é dada em reverência, geralmente se usando um vídeo, músicas, ou recursos visuais, onde ninguém fala nada. Eu lembro de ter uma lição assim anos atrás quando eu era da organização das Moças, e eu ainda lembro esta experiência que nutriu meu testemunho. Esta é uma lição que explora o nascimento do Salvador, mas por causa de sua reverência, permite uma introspecção extra. Esse tipo de lição funciona melhor com adolescentes e adultos, mas se você tiver crianças, considere fazer uma peça de teatro do nascimento do Salvador.

Uma nota final

Muitas tradições familiares combinam com o Dia do Senhor. Mas o Natal combina tanto com o Espírito de Domingo que eu não posso esperar para esse dia chegar. O espírito de adoração vai fazer esse dia ainda mais especial, e tenho certeza que depois eu vou me perguntar por que eu nunca celebrei o Natal desta maneira antes.

Fonte: LDS Living

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Robson Lampert Severo
Robson L. Severo dirige os esforços da organização More Good Foundation nos países falantes de língua portuguesa. @robsonlsevero
Decoração
4 Dicas para Ajudá-lo a Entender Melhor A Investidura no Templo
Orar
Como Orar Para Mudar a Si Mesmo Pode Mudar Todo o Resto

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *