Guardar o Dia do Senhor é um mandamento que vem sendo cumprido por cristãos há milhares de anos. Este é um dia sagrado e especial para reverenciar e louvar nosso Pai Celestial. Para as crianças essa talvez seja uma tarefa um pouco mais difícil que requer uma pitada de criatividade dos pais.

Na Conferência Geral de Abril de 2012 a Sister Cheryl A. Esplin disse: “Ensinar nossos filhos a compreender é mais do que apenas dar-lhes a informação. Trata-se de ajudar nossos filhos a gravar a doutrina no coração, de modo que se torne parte de seu próprio ser e se reflita em suas atitudes e em seu comportamento, por toda a vida.”

Portanto para que a doutrina da observância do Dia do Senhor seja gravada no coração das crianças apenas palavras não bastam, elas precisam apreciar este dia, tornar o Dia do Senhor deleitoso como aconselhou o Presidente Russel M. Nelson. Atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, pinturas, trabalhos manuais, as possibilidades são inumeráveis e auxiliam os pais no ensino do evangelho no lar.

Cada família tem necessidades diferentes, mas as dicas abaixo podem ajudar a sua família a ter um domingo divertido e reverente, o que não deve existir é o desânimo. A constância e a perseverança são chaves importantes para o sucesso e fortalecimento da vida familiar.

1. Usem esse dia para fazer a História da Família

Criem sua própria árvore genealógica, usando papéis, cartolinas, fotos, tintas, deixe que as crianças usem sua criatividade e que busquem ter mais amor por seus antepassados, isso será divertido e proveitoso.

2. Assistam a bons filmes

Temos hoje um vasto acervo de filmes, desenhos animados e documentários sobre as escrituras, a vida dos profetas, suas jornadas e seus ensinamentos. Depois peça as crianças que desenhem sobre o que aprenderam e reforce as doutrinas que foram apresentadas no filme, mesmo sendo divertido é possível ensinar.

3. Caça Tesouro

Essa brincadeira é simples e bastante conhecida, basta um pouco de criatividade para tornar sua casa um cenário de uma grande aventura. Espalhe pistas, usando citações e versículos que levam ao tesouro. E claro, presenteie as crianças com um tesouro desejado – quem sabe muitos chocolates, com certeza o esforço será maior. Cada vez que encontrarem uma pista falem sobre a doutrina ou o princípio ensinado, mas de forma rápida, crianças não são muito pacientes e não vão querer esperar para saborear o tesouro.

4. Façam fantoches

Envolva sempre as crianças, confeccionando fantoches usando papéis, sacos, retalhos de tecido, botões, tudo que possa contribuir para a criação. Façam fantoches de profetas, animais, pessoas da família, personagens que possam ser usados para contar uma história e ensinar as crianças. Permita que elas criem suas próprias histórias, relatem o que aprenderam durante as aulas na primária ou na noite familiar.

5. Aprenda uma nova música

O hinário Música para as Crianças e a seção para as crianças da revista A Liahona contém várias opções de hinos que ensinam e divertem as crianças. Façam uma votação para a escolha da música, se houver alguém que toque algum instrumento peça que acompanhe, ou simplesmente batam palmas, estalem os dedos, usem copos e qualquer objeto que os ajudem a criar som. E divirtam-se cantando e aprendendo juntos.

6. Façam cartões e cartas

Escrever cartas e confeccionar cartões são atividades que podem não apenas beneficiar vocês e seus filhos, mas também aqueles que os receberem. Infelizmente esse costume de enviar cartões e cartas está desaparecendo e essa pode ser uma excelente oportunidade de ensinar os filhos o valor dos sentimentos expressos através de palavras escritas em um papel colorido, com adesivos, desenhos, cola colorida, enfim vale tudo.

7. Jogo da Memória

Este é um jogo simples que pode envolver todos os membros da família, podem criar times e campeonatos. Quem sabe confeccionar um jogo da memória com fotos dos profetas, objetos relacionados ao ensino do evangelho, como: templos, gravatas, pão, escrituras, estrela, animais e muitos outros, a criatividade é a chave.