fbpx

Guia completo de filmes Santos dos Últimos Dias

É sábado à noite e você está procurando um filminho relax para assistir? Ou é um domingo de tarde e você gostaria de assistir um filme apropriado para o Dia do Senhor?

Para te ajudar a não ficar escolhendo o que assistir na Netflix por tanto tempo que faz você cair no sono nos 15 primeiros minutos do filme, fizemos essa listinha com todos os filmes que conhecemos sobre a Igreja, da Igreja e que falam sobre membros da Igreja.

Vamos começar?

Filmes oficiais da Igreja

Conheça os Mórmons

Esse filme é um documentário sobre o cotidiano de seis famílias de membros da Igreja. Ele mostra para todos que os Santos dos Últimos Dias são pessoas bem normais e comuns, com desafios comuns, sujeitas a todas as provações, mas que buscam no Senhor uma força para continuar vivendo com fé e expandindo as bênçãos para outras pessoas.

A Serviço do Senhor

Com certeza já ouvimos que o Presidente Monson cuidou das viúvas de sua ala quando era um jovem bispo. Também conhecemos o serviço abnegado que prestou durante toda a sua vida. Este filme nos ensina mais a respeito da vida e ministério, uma biografia que nos emociona e nos motiva com os exemplos deste extraordinário servo de Deus.

Juntos Para Sempre

Todo mundo um dia já se questionou a respeito da vida, seu propósito e como alcançar a felicidade. Outros têm problemas no casamento, ou em manter a família unida. O evangelho tem as respostas para tudo, é o que sempre ouvimos, mas muitas vezes não conseguimos processar muito bem essas informações. Em um formato de entrevistas, este documentário mostra exemplos de como lidar com a perda, aceitação e como evitar que a família se desmorone.

O Monte do Senhor

Este filme é baseado no registro dos diários de Wilford Woodruff, e conta sobre os sacrifícios que os pioneiros de Salt Lake fizeram durante quarenta anos para construir o templo. Este filme chama atenção para alguns dos fatos marcantes que aconteceram como provação para testar a fé na construção do templo que é um hoje um dos principais ícones da Igreja.

O Livro de Mórmon, Um Tesouro Inestimável

Um filme em três partes sequenciais, onde na primeira parte é um resumo sobre o surgimento do Livro de Mórmon nos últimos dias, a segunda é sobre a conversão e o testemunho de Parley P. Pratt. O destaque vai para a terceira parte do filme, que conta sobre Vincenzo di Francesca, um italiano do norte da ilha da Sicília, que desde criança estudou sobre religião. Até que aos dezessete anos ele se muda para a cidade de Nova Iorque, onde após se tornar um ministro diplomado protestante, encontra na rua um livro perdido, sem identificação e com a primeira folha faltando. Os nomes diferentes daquele livro, como Alma, Néfi, Morôni, chamam sua atenção e ao estudar e receber um testemunho, começa a utilizar seus ensinamentos em suas pregações.

Eu, Para Isso Nasci

Esta produção é a versão completa de outro filme da Igreja chamado “O Cordeiro de Deus”. Uma obra muito bem feita sobre os acontecimentos antes da morte e crucificação do Salvador Jesus Cristo, e que vai até sua morte, passagem pelo mundo dos espíritos e ressurreição. Nos ajuda a sentir e compreender pelo espírito o princípio da expiação pelos pecados da humanidade.

O Legado

Este filme conta sobre a jornada de algumas famílias de Santos dos Últimos Dias, nos primeiros dias da Igreja, e sobre seus sacrifícios para viver retamente e manter a fé diante das provações e sobreviver ao fogo do ourives que houve nos pioneiros. Como toda história dos pioneiros, essa também não deixa de ser emocionante.

Joseph Smith, O Profeta da Restauração

Este filme conta sobre a vida do profeta Joseph Smith, com o foco em todos os seus esforços e sacrifícios que ele teve de realizar para cumprir a obra que Deus lhe confiou. Temos uma visão mais particular dos eventos ocorridos desde sua infância até seu martírio em Carthage junto de seu irmão, Hyrum.

Os Testamentos De Um Rebanho E Um Pastor

Este filme é uma história fictícia, porém os eventos e circunstâncias são reais e relatadas no Livro de Mórmon. A história se passa no período da véspera do nascimento de Cristo, quando Samuel, o lamanita, prediz Sua vinda, e os dias antes de Sua morte. Fala sobre Helã de Moriâncumer e sua família, e a perseguição que os justos perseguiam por crer na vinda do messias. Um dos melhores filmes produzidos pela Igreja com o final que até hoje, mesmo após eu ter assistido inúmeras vezes, ainda emociona.

Filmes não produzidos pela Igreja

The RM (O Missionário Retornado)

Muitos jovens rapazes da Igreja saem para servir como missionários de tempo integral; são ótimos missionários e esperam receber todas as bênçãos prometidas quando retornar. Principalmente quando todos te apoiam quando você deixa o lar. Mas imagine se quando você retorna, sua namorada noivou com outro, seu emprego prometido não existe mais, e seus pais se mudaram e esqueceram da data do seu retorno? Jared Phelps precisa vencer esses e outros desafios para continuar perseverando no pós-missão. Um destaque especial para a trilha sonora do filme.

The Best Two Years (Os Melhores Dois Anos)

Este filme relata a história de quatro missionários que estão servindo missão na Holanda. Élder Rogers, um missionário que costumava ser um bom missionário e ao passar por problemas pessoais, passa a ter dificuldades em viver como um missionário. Recebe então, um companheiro recém-chegado do Centro de Treinamento Missionário (CTM) que é exatamente o tipo de pessoa de quem ele sempre zombou. Em um tom de comédia, esta é uma emocionante história recomendada principalmente para quem está se preparando e deseja servir um dia como missionário.

The Home Teachers (Os Mestres Familiares)

Greg Braze é um membro da Igreja que vai à Igreja todos os domingos com sua esposa e filhos, mas não vive estritamente os ensinamentos. Quando um membro chamado Nelson Parker, que tinha se mudado recentemente para o bairro, é designado seu companheiro de mestre-familiar, os planos mudam. Dois comportamentos distintos são retratados nesta comédia e nos leva a questionar o que é certo e o que é errado ao realizar nossas obrigações e responsabilidades como membros da Igreja e como tratar nossos irmãos da fé.

Reféns em Saratov

Baseado em uma história real de 1998 quando dois missionários de tempo integral foram sequestrados na Rússia. Eles e suas famílias acabam ficando numa real situação de teste de fé, compaixão, perdão e perseverança. Este filme possui algumas cenas de muita tensão e senti-me profundamente tocado. Creio que todos os que também já foram missionários de tempo integral podem tentar se imaginar na situação dos missionários retratados nesta história.

The Singles Ward (A Ala dos Solteiros)

Escrito e produzido por Kurt Hale, este filme conta a história de Jonathan Jordan, um membro da Igreja que se divorciou e acabou se afastando do evangelho. Vivendo de shows de stand up comedy que faz sobre o estilo de vida de membros da Igreja, ele volta a frequentar a Igreja novamente após se apaixonar por Cammie Giles, uma membro da ala de solteiros da região. Outra comédia romântica que nos leva a refletir sobre julgamentos que fazemos a respeito das outras pessoas.

Orgulho e Preconceito, Uma Comédia dos Últimos Dias

Este filme é uma releitura do livro homônimo de romance da escritora britânica Jane Austen.

Ambientado em Provo, Utah, nos dias atuais, esta comédia romântica conta a história de Elizabeth Bennet, uma aspirante a escritora, que com suas colegas de quarto tentam tocar suas vidas amorosas, ela então conhece o Fritzwilliam Darcy, um britânico arrogante e milionário. Com aspectos e referências à obra original, mesmo quem não é conhecedor do livro de Austen ou da cultura Santo dos Últimos Dias vai gostar deste filme. Um destaque para os mais atentos: este filme tem um “easter egg” relacionado a outro filme relacionado com os Santos dos Últimos Dias.

Mobsters and Mormons (Mafiosos e Mórmons)

Produzido também pela Halestorm, este filme chegou até mim sob o título de tradução livre (creio eu) “monstros e mórmons”, e conta a história de Carmine, um membro de uma máfia da Filadélfia – em sátira da máfia italiana – que é pego pela polícia em uma emboscada mal sucedida, decide cooperar com a polícia e acaba entrando para o programa de proteção à testemunha.

Ironicamente eles são alocados em Utah, sob nova identidade, onde encontram todo o tipo de estereótipo de membros da Igreja. Com uma mensagem que nos leva a refletir sobre nossa condição como Santos dos Últimos Dias, esta comédia não só arranca boas risadas, mas nos mostra como podemos realmente estarmos sendo vistos pelos não-membros mundo afora.

Brigham City

Diferente da maioria dos filmes dessa lista, se trata de um mistério policial. Ambientado na pequena e fictícia Brigham City, que possui o mesmo nome de uma cidade real também em Utah. Uma cidade pacata tão tranquila, que os moradores sequer trancam suas portas, tem sua realidade alterada pelo medo e desconfiança. Enquanto que Wes Clayton, o xerife da cidade, que também possui o chamado de bispo em sua ala, tenta proteger os cidadãos e conciliar o trabalho com seu chamado eclesiástico.

Um suspense muito bom, que nos faz ficar tentando deduzir quem é o vilão no final da história. Um detalhe interessante, o filme foi produzido, dirigido e estrelado por Richard Dutcher no papel do Xerife Clayton.

Charly

Baseado no livro homônimo do escritor Santos dos Últimos Dias, Jack Weyland, este filme conta a história de Sam, um estudante da BYU que mora em Utah, missionário retornado e membro modelo. Ele tem sua vida transformada quando vai receber no aeroporto a nova-iorquina Charlene Riley, chamada de Charly.

Charly acaba virando sua vida de cabeça para baixo, e Sam descobre que muitas vezes nossa vida não é como planejamos. Esta história emocionante vai causar risos, e choros até em marmanjões, que não podem deixar de ver esse filme.

O Outro Lado do Céu

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de John Groberg, que serviu missão na década de 1950 em Tonga, quando a Igreja se iniciava naquele país arquipélago. Baseado no livro de lembranças da época da missão que o próprio Groberg escreveu, o filme possui um tom de comédia e apesar de ter sido produzido pela Europa Filmes, o diretor captou bem o espírito e a mensagem do livro. É uma história emocionante de muita fé, e perseverança mostrando um verdadeiro serviço de amor a Cristo e ao próximo.

O Outro Lado do Céu 2

Kolipoki está de volta! Nessa continuação, John Groberg e sua esposa estão mais velhos e são chamados para servir juntos em Tonga, agora como Presidentes de Missão. As coisas começam a mudar quando o sexto filho da família nasce com uma grave doença. É uma história que mostra a superação de barreiras entre religiões e a união na fé.

Luta Pela Fé

Também baseado em uma história real, este filme conta a história de Willard Bean, um lutador de boxe que é chamado a servir uma missão juntamente com sua esposa. A missão? Palmyra – muitos anos depois de Joseph Smith. A população ainda é bem hostil e o irmão Bean tenta resolver as coisas usando suas habilidades únicas de pugilista, para descobrir que o amor e o serviço são ferramentas muito mais eficazes.

Também pode ser interessante: Elder John Groberg conta uma história milagrosa sobre seguir o Espírito Santo

Missão dos Anjos

Neste emocionante filme, conhecemos Rachel Taylor, que é uma moça que foi chamada para servir na Missão Áustria Viena. Ela precisa aprender um idioma totalmente diferente, conviver com outras missionárias que são muito diferentes dela ao mesmo tempo que precisa compartilhar o evangelho com pessoas de uma cultura muito diferente. É um filme que nos mostra que mesmo que servir uma missão de tempo integral não seja fácil, é uma experiência extremamente gratificante.

17 milagres

Este talvez seja um dos filmes mais famosos do diretor T.C. Christensen. O filme é baseado em experiências que ocorreram com membros da Companhia Willie de Carrinhos de Mão, que passaram por grandes desafios relacionados ao clima e falta de provisões. O sofrimento desses Santos pioneiros foi muito grande, mas igualmente incrível foram os milagres que os acompanharam.

O Resgate de Efraim

Baseado em fatos reais, esse filme conta a história de Efraim Hanks, um Santo dos Últimos Dias pioneiro que ajudou a Companhia Martin de Carrinhos de Mão. Também dirigido por T.C. Christensen, O Resgate de Efraim é um filme emocionante que nos ajuda a reconhecer a mão do Senhor em todas as coisas.

Emma Smith: Minha História

Produzido pela Sociedade Histórica de Joseph Smith e Emma Hale Smith, o filme conta a história de Emma Smith, sua vida antes e depois da morte do profeta Joseph Smith, sobre seus filhos adotivos. Esse filme retrata como Emma foi uma mulher forte, bondosa e temente a Deus.

Tempo de Glória (The Work and the glory)

Dirigido por Russell Holt, Tempo de Glória é uma trilogia baseada no livro de mesmo nome, que retrata a família Steed, que recentemente se mudou para Vermont. Os irmãos Nathan e Joshua começam a se interessar pela mesma moça ao mesmo tempo que vivenciam os conflitos religiosos da região.

Santos e Soldados

Também uma trilogia, que é dirigida por Ryan Little, e ambientada na Segunda Guerra Mundial. Os personagens principais fazem parte do exército dos EUA, que lutam por suas vidas, seu país, ao mesmo tempo que precisam lidar com o clima rigoroso e as situações de uma guerra.

Milagre em Cokeville

Em 1986, alunos da Escola Fundamental de Cokeville são mantidos reféns dentro da própria escola. Baseado em fatos reais, o filme conta histórias milagrosas vividas pelas crianças, que fazem até muitos adultos duvidarem do que aconteceu. É um filme emocionante que mostra o poder da oração!

E então? Qual desses filmes é a sua escolha para domingo de tarde?

Esquecemos seu filme favorito?

Deixe nos comentários que adicionaremos na lista!

| Entretenimento

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *