
Este artigo foi publicado em LDS.net e traduzido para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.
Por Kylie Ravsten
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias lançou novas opções de tamanho e modelo para o garments de mulheres.
Uma das principais alterações feitas nos garments das mulheres é a opção de selecionar uma cintura natural ou um tamanho diferente da parte inferior da cintura do garment, de acordo com Church News. As roupas de cintura naturais foram lançadas pela primeira vez em Outubro de 2015. As peças de vestuário de cintura baixa, que chega até a parte alta do quadril, serão lançadas globalmente entre Março e Junho de 2016.

Ambos os estilos de cintura estarão disponíveis em todos os tecidos e permitem um maior conforto no quadril, cintura, cochas e pernas.
Serão lançadas também peças da parte superior com gola quadrada disponíveis em todos os tecidos, exceto nos estilos chemise. Estas partes superiores do garment vem com comprimentos mais longo para assegurar a cobertura completa quando combinadas com as peças inferiores de garments com cinturas mais baixas, diferentes opções de tamanho de busto para um ajuste mais personalizado e mangas que fiquem retas sob a roupa.
Estas mudanças são, além das alterações introduzidas em Maio de 2015, uma resposta a uma pesquisa da Igreja realizada em Janeiro de 2015.
Ao comprar roupas pelo Deseret Book ou Serviços de Distribuição, as mulheres com investidura podem pedir para experimentar roupas se não tiverem certeza de um tamanho específico. As mulheres que ainda não possuem investidura não podem provar as roupas, mas um vendedor pode ajudá-las a inspecionar a peça fora do pacote.
Uma vez adquirido, o garment pode ser devolvido, mesmo que a embalagem esteja aberta, de preferência no prazo de 90 dias após a compra.




Otimo , esses elasticos na cintura encomoda muito . Parabens !
Adorei! Eu sentia mesmo essa necessidade de ajuste! Os que comprei de outubro pra cá são de cintura alta e fico sufocada pq apertam o estômago. A gola quadrada também é uma excelente ideia. Estávamos limitadas a usar roupas com gola redonda ou V, quadrada fica aparecendo a pontinha nas laterais. A ideia das mangas retas também ajudará bastante a não “formar pano” por debaixo das roupas! O ajuste do busto é importantíssimo, até hoje nenhum tamanho ou tecido se ajustou adequadamente para mim. Acho que, acima de tudo, deve ser uma vestimenta confortável e essas mudanças em nada comprometem os limites padrão de exposição do corpo. Também sugiro a oferta de tecidos mais confortáveis e que acumulem menos calor, pois nenhum dos oferecidos faz essa função adequadamente.
Nossa legal essas mudanças , amei a questão da manga reta tenho muita dificuldades com as mangas dos meus pois sempre estão caindo e uso o tamanho ideal para o meu corpo , louca pra usar essas novidades!!
[email protected]
Nao e o que acontece na loja de Sao Paulo eles nao aceitam troca, se a embalagem foi aberta
`Gostaria de saber sobre garments inteiros , de uma peça só , ouvi dizer que existe esse modelo , mas não aqui no Brasil, é verdade? existe algum site para compra?
Como sempre, a Igreja molda-se aos estilos mundanos pra poder preservar,ou ampliar sua popularidade.
Entendo, pois ela está globalizada. Então, deve mostrar-se flexível aos costumes mundanos se quiser ser mais aceita.
Olá Jane,
Respeitamos mas discordamos de seu posicionamento para uma mudança sutil com pouca ou nenhuma relevância de um ponto de vista doutrinário. Afirmar que a Igreja está “moldando-se aos estilos mundanos” por fazer uma leve alteração e personalização de peças de garments, que são itens pessoais, é insensato e exagero desnecessário. É verdade que a Igreja em muitos casos precisa se adaptar ao mundo atual. Isso é natural e é exatamente essa a razão de existirem profetas, que recebem revelações para o contexto em que vivemos. Poucas religiões valorizam padrões morais tanto quanto a Igreja de Jesus Cristo. Afirmar que ela está “se adaptando ao mundo para ser mais aceita” simplesmente não condiz com a realidade de quem vive o Evangelho fielmente.
De qualquer forma, agradecemos por compartilhar sua opinião.
Abraço
Que pena que a senhora não compreendeu devidamente as mudanças, cara irmã. As mudanças realizadas em nada alteram o padrão de exposição ao corpo como já conhecido por todos nós.
Abraços!
Não vejo dessa forma, os padrões não serão alterados, apenas adaptações para um melhor conforto das pessoas que usam. Ainda deve se usaros padrões de vestimenta estabelecidos pelo Senhor
É vdd redebtemente tentei fazer uma troca e nã consegui pq tinha aberto a embalagem foi quando comprovei que havia comprado o tamanho errado. A irmã foi super gentil, mas me explicou que eu não poderia trocar porque a embalagem tinha sido aberta.
Serio que estão falando de coisas sagradas em redes sociais?
Olá Emykl,
Tudo o que diz respeito ao Evangelho é sagrado e procuramos no site tratar de cada um assunto com reverência e respeito. Sobre postarmos um artigo sobre garments, não há absolutamente nada de anormal ou desrespeitoso nisso. Se notar, a própria Igreja recentemente publicou um vídeo explicando e demonstrando imagens e filmagens dos garments para que não membros possam entender o uso.
O link do vídeo você encontra aqui: https://www.lds.org/media-library/video/2014-01-1460-sacred-temple-clothing?lang=eng
O objetivo é abordar de maneira positiva aquilo que críticos abordam de maneira negativa quando simplesmente só se encontra as versões negativas na internet. Precisamos mudar alguns conceitos.
Grande abraço
Noticia maravilhosa, adorei!
Por favor, um tecido que não produza calor. O verão, em Porto Alegre, é insuportável.
Amei as pequenas alterações pois tenho muitas dificuldades com a parte inferior , como sou pequena os garments ficam muito altos na cintura e os elásticos muito apertados .Obrigada
Acho interessante as mudanças, pela questão do conforto… E apesar de também não concordar muito com a opinião da Jane, a respeito… Entendi o ponto de vista, mas acredito que quem guarda os convênios que faz no templo, vai usar os garments corretamente, da maneira como deve ser, mas quem costuma dar um “jeitinho”, pra adaptar os garments a roupa (sendo que a roupa deve se adaptar ao garment e não ao contrário) vai continuar fazendo isso do mesmo jeito…
Adorei, os justes eram necessários,me sentindo valorizada, pois na hora de vestir nós mulheres é que sabemos quando está desconfortável apertando ou causando valor excessivo.
O mais importante sempre é manter o padrão e os convênios sagrados.
Excelente! Ansiosa em poder comprá-los!
Interessante…
Adorei as alterações, pois não tem nada de mundanas, apenas foram ajustadas para um maior conforto e adaptação ao corpo. Ainda sugiro a opção de shortd mais longos nas pernas, pois marcam muito e machucam.
PARABÉNS!
Muito boa às mudanças. Porém, acho que o tecido das calças deveriam ser mais elástico para comprimir mais o abdomem. Os atuais cedem muito.
Nossa, quanta gente desatualizada e desinformada…estou pasma…só podem ser pessoas inativas, não tem outra explicação do fato de não saberem que ja se fala de garments em redes sociais e ja faz anos! Inadimiscivel alguem achar que a Igreja está se adaptando aos estilos mundamos pra ser aceita. Qual membro ativo e fiel nao sabe que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias é uma das Igrejas mais conhecidas e respeitadas no mundo? E essas mudanças nos garments só me prova que a Igreja está dando atenção as necessidades e o conforto dos membros, e incentivando-os a obedecerem seus convênios sagrados e a usarem regularmente os garments. Qualquer pessoa que tem um pouco de bom senso, noção da doutrina da Igreja e sensibilidade espiritual, entende isso. Só tenho a agradecer aos responsáveis por estas mudanças. E agora só estou esperando ansiosamente por trazerem os garments no tecido Carinessa, utilizado nos EUA, acho que nós também merecemos os garments nesse tecido maravilhoso! Obrigada! 🙂
Não concordo com a irmã que falou que ‘a Igreja está adaptando-se ao mundo ou algo parecido’, mas acho desnecessário falar sobre dignidade e fidelidade, espiritualidade… referindo aos comentários de nosso irmão. Seja ele ou ela membro ou não. As mudanças nos garments não mudam nossos padrões de vestimentas nem o simbolismo e sentido sagrado dos mesmos. Mudanças são sempre bem vindas. Sempre usamos um modelo padrão e mudar isso depois de tantos anos assusta algumas pessoas. Nosso papel é ajudar as pessoas membros ou não, a ver o evangelho de Cristo estabelecido na terra e reconhece-lo e aceitar Cristo como seu Salvador.
o calção poderia ser tipo aquelas cintas de compressão porque pra vestir calça é uma luta só kkkk
5
3
Todas as mudanças são muitíssimo bem vindas, porque se é que acreditamos que a igreja é verdadeira e que a primeira presidência e o quórun dos 12 só tomam decisões após orarem e receberem o aval do Pai celestial, nada teremos a reclamar ou duvidar, Se é que acreditamos que nosso Profeta vivo é o porta voz do pai celestial na terra, não há o que questionar. Me admira ver que existem membros que duvidam disso e são capazes de levantar suspeitas de que a igreja está fazendo isso por interesse em se adequar ao mundo pra ganhar mais adeptos !!!
Eu sinceramente não entendo o que essa pessoa etá fazendo na igreja, já que ela tem essa concepção!
Masss mesmo com todas essas providenciais mudanças, o que mais me incomoda é o tecido dos garments, que ainda não são produzidos no Brasil em função do clima de cada região.
Eu sou de Salvador e o verão aqui esse ano foi muito causticante. Nesse caso torna-se de fato sacrificante o uso do garment e houve situações em que passei mal e precisei tirar por uns momentos pra não piorar o mal estar..
Também vou ficar na torcida pra que os garmentes passem a ser confeccionados com o tecido carinessa, para nós daqui do Brasil, especialmente as regiões quentes. Imagino que deve ser de um material mais fresco.
aprendi no Templo que as coisas de Deus não mudam mas sim renovam, eu confio 100% na voz dos profetas, pra mim o que eles dizem é mandamento, não questiono nunca, pois é como se o próprio Deus falando pra mim, eu não leio as escrituras, eu as estudo para ter melhor entendimento, e elas testificam claramente sobre a veracidade da igreja.
Você é uma fofa Tiana! Amei sua curta e coerente postagem. Bjux
SUGESTÃO:
Seria muito bom se fosse possível fazer a cava da axila do garment feminino um pouco mais aberta.
De uma forma que não encoste na Axila, pois o suor + desodorante+ o tecido do garment + a roupa, da uma mistura estranha e o cheiro pessoalmente me incomoda, não sei que é apenas comigo isso.
O tecido amarela nessa região, mesmo com o uso de Vanish e Água sanitária danifica a peça.
Acho que essa pequena alteração não influencia no padrão de nossas roupas.
Apenas deixaria as axilas “respirar” .
Espero ansiosamente por isso, pois onde moro o clima é intenso..
Ou é muito calor, ou é muito frio e nos obrigamos nos encher de roupas, o que não impede que suemos.
Fico feliz em saber que o Senhor conhece nossas necessidades, e faz pequenas modificações para que possamos ter mais conforto, não alterando nossos padrões.
Amo esse evangelho, Amo meu Salvador e sou feliz por fazer parte da família do Senhor.
Éricka, também tenho a mesma opinão que você, quanto a cava.
Um abraço!