fbpx

3 coisas que você deve saber sobre o cancelamento de um selamento

O casamento e a família são as doutrinas centrais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conforme ensinado pelo Élder Boyd K. Packer:

“O propósito fundamental de cada ensinamento e de cada atividade da Igreja é que pais e filhos sejam felizes no lar, selados por um casamento eterno e ligados às gerações de sua família”.

No entanto, para algumas pessoas, essa não é a uma realidade. Talvez um cônjuge tenha quebrado os convênios do templo de alguma forma. Agora que? E o cônjuge que permanece fiel? E quanto aos seus filhos?

Essas situações podem ser confusas ou dolorosas para os envolvidos. Principalmente porque os líderes da Igreja sempre falam sobre um ‘ideal’.

Embora o selamento no templo para um casal do convênio seja o ideal, não precisamos nos preocupar se tudo está perdido se não tivermos o ideal neste momento.

Precisamos apenas ter fé no Pai Celestial e em Seu plano para nós. Vou explicar um pouco melhor.

O casamento e sua importância

O convênio do casamento é, nos termos mais simples, a união de um homem e uma mulher em parceria com Deus, de acordo com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O homem e a mulher fazem um convênio um com o outro e com Deus.

Se o marido e a mulher forem fiéis ao selamento no templo, aos seus convênios e aos mandamentos de Deus, eles podem viver juntos como marido e mulher e com seus filhos na presença de Deus. Esta é a exaltação. O Élder L. Tom Perry ensinou:

“Toda a teologia de nosso evangelho restaurado se concentra na família e no novo e eterno convênio do casamento”.

Acreditamos que cada um de nós é realmente um filho ou filha espiritual de nosso Pai Celestial e que vivemos com Ele antes de vir para a Terra.

Acreditamos que o casamento e os laços familiares podem continuar além da morte, se realizados sob a devida autoridade em Seus templos sagrados. Em resumo, o Élder Perry disse:

“Cremos que famílias tradicionais fortes não são apenas a unidade básica de uma sociedade, uma economia e uma cultura de valores estáveis, mas que também são as unidades básicas da eternidade e do reino e governo de Deus.

Cremos que a organização e o governo do céu serão edificados em torno de famílias e de seus parentes”.

A família é o núcleo fundamental da Igreja e da sociedade. Da mesma forma, o alicerce de uma família forte é um casamento forte.

As bênçãos de ser selado no templo

As bênçãos relacionadas ao casamento no templo são descritas em Doutrina e Convênios 132:19-20, que diz:

“E também, em verdade vos digo: Se um homem se casar com uma mulher pela minha palavra, que é a minha lei, e pelo novo e eterno convênio e for selado pelo Santo Espírito da promessa por aquele que foi ungido, a quem conferi esse poder e as chaves desse sacerdócio e for dito a eles: Surgireis na primeira ressurreição… herdareis tronos, reinos, principados e poderes, domínios, todas as alturas e profundidades. Então serão deuses, pois não terão fim; portanto, serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos”.

Os filhos de um casal que foi selado no templo nascem sob convênio. Os pais cujos filhos nasceram após o selamento no templo podem selá-los.

Os filhos e pais têm todas as bênçãos e privilégios do selamento no templo. O Presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Embora a salvação seja uma questão individual, a exaltação é uma questão familiar.5 Somente aqueles que forem casados no templo, cujo casamento tenha sido selado pelo Santo Espírito da Promessa é que continuarão como marido e mulher depois da morte e receberão o mais alto grau da glória celestial ou exaltação”.

Quando o marido e a mulher são selados no templo, seus convênios não apenas os unem um ao outro, mas também aos filhos. Portanto, os convênios do templo permitem que estejamos unidos a nossos antepassados ​​e descendentes em uma grande corrente humana.

Convênios quebrados

Vivemos em um mundo decaído com pessoas imperfeitas que cometerão erros. No entanto, por causa da Expiação do Salvador, podemos nos arrepender e ser perdoados.

Da mesma forma, podemos ser curados quando somos feridos pelos erros de outras pessoas. Até mesmo erros que afetam negativamente os casamentos e convênios no templo.

Às vezes, porém, o casamento não pode sobreviver quando um dos cônjuges não é fiel a seus convênios. O que isso significa para o cônjuge que permaneceu fiel? O Presidente Nelson explicou:

“Se são casados com uma pessoa que tenha quebrado seus convênios, sua disposição de permitir que Deus prevaleça em sua vida vai permitir que seus convênios com Deus permaneçam intactos. O Salvador vai curar seu coração partido. Os céus se abrirão quando vocês buscarem saber como seguir em frente. Vocês não precisam divagar nem duvidar”.

Aqueles que permanecerem fiéis a seus convênios receberão as bênçãos prometidas. O Manual da Igreja diz:

“Membros divorciados que continuam selados ao ex-cônjuge costumam ficar preocupados em relação ao selamento existente. O selamento não será compulsório na vida pós-mortal nem para o homem, nem para a mulher. Se os convênios do templo forem quebrados e não houver arrependimento, o selamento entre marido e mulher é revogado. No entanto, aqueles que guardam os convênios retêm as bênçãos individuais oferecidas pelo selamento. Elas permanecem mesmo que seu cônjuge tenha quebrado os convênios ou se separado”.

No entanto, este é apenas o caso se o selamento não tiver sido cancelado. Depois que a Primeira Presidência aprova o cancelamento de um selamento, as bênçãos individuais associadas a este selamento não estão mais vigentes.

Um selamento cancelado

Um casal que se divorcia civilmente não recebe automaticamente o divórcio no templo ou o cancelamento de seu selamento.

O cancelamento de um selamento deve ser solicitado e só pode ser aprovado pela Primeira Presidência. O Presidente Gordon B. Hinckley disse:

“A minha maior responsabilidade é julgar os pedidos de cancelamento de selamento no templo após o divórcio civil. Cada caso é considerado em seus méritos individuais. Oro por sabedoria, pela orientação do Senhor ao lidar com os convênios sagrados feitos nos ambientes mais sagrados e de natureza mais eterna”.

Uma mulher que já foi selada deve receber o cancelamento desse selamento antes de ser selada a outro homem nesta vida.

O homem que se divorciar de uma mulher a quem é selado, deve receber uma autorização de selamento da Primeira Presidência antes de ser selado a outra mulher. Porém, você não precisa solicitar o cancelamento do seu selamento anterior.

Os filhos que nasceram sob convênio ou foram selados aos pais continuarão a ser selados a eles mesmo que o selamento dos pais seja posteriormente cancelado.

Ter fé no plano de Deus

Nosso Pai Celestial é amoroso e justo. Ele sabia que todos nós cometeríamos erros e que alguns erros prejudicariam pessoas inocentes. Alguns erros podem levar ao divórcio e à separação de uma família.

No entanto, a promessa do evangelho é que tudo ficará bem no final. O Presidente Nelson ensinou:

“Todos devemos lembrar que, no devido tempo e à maneira do Senhor, nenhuma bênção será negada a Seus santos fiéis. O Senhor julgará e recompensará cada pessoa de acordo com seu sincero desejo, bem como suas ações.”

Precisamos apenas ter fé em Suas promessas. Como disse o Élder Jeffrey R. Holland:

Algumas bênçãos vêm-nos logo, outras vêm depois, e outras não nos chegam nesta existência, mas para os que aceitam o evangelho de Jesus Cristo elas certamente virão”.

Fonte: Third Hour

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *