fbpx

Alinhamento de planetas em dezembro emitirá luz semelhante à “Estrela de Natal”

No dia 21 de dezembro, os planetas Júpiter e Saturno se alinharão e emitirão a luz em uma bela estrela brilhante. Esta será a primeira vez que eles se alinham desta maneira desde a Idade Média.

De acordo com a Forbes, os dois planetas parecerão com um “planeta duplo” e oferecerão uma extraordinária quantidade de luz. De acordo com o astrônomo Patrick Hartigan, da Rice University, a última vez que os dois planetas se alinharam desta maneira foi no dia 4 de março de 1126.

“Alinhamentos entre esses dois planetas são raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara devido à proximidade entre os planetas. Você precisaria voltar até um pouco antes do amanhecer do dia 4 de março de 1226 para ver um alinhamento tão próximo entre estes dois objetos,” disse Hartigan.

Esse fenômeno espetacular poderá ser visto de qualquer lugar da Terra.

“Os planetas aparecerão no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol, visto do hemisfério norte, e embora eles estejam mais próximos em 21 de dezembro, o alinhamento poderá ser visto todas as noites da semana. Embora o evento ocorra em direção ao horizonte, será brilhante o suficiente para ser visto no crepúsculo. Tudo o que você precisa é de uma vista desobstruída para o sudoeste e observar esta direção cerca de 45 minutos após o pôr do sol onde estiver”, afirma a revista Forbes.

Para visualizar o evento no período da noite, você precisará de um telescópio regular. Porém, para uma visão mais clara, o telescópio de um astrônomo ou um telescópio universitário funcionariam melhor.

Alinhamentos como esses, chamados de “conjunções”, não são necessariamente raros, mas alguns deles são extremamente raros ou ocorrem apenas uma vez a cada centenas de anos. Os astrônomos especulam que a Estrela de Davi mencionada em Mateus, foi apenas uma conjunção tripla excepcionalmente rara entre Saturno, Júpiter e Vênus. Um desses astrônomos foi Johannes Kepler, um dos maiores astrônomos de todos os tempos.

Fonte: Christian Headlines

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *