fbpx

Jesus Cristo foi o último profeta? | Papo de Fé

Em 1842 Joseph Smith, o primeiro profeta e presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, escreveu 13 crenças fundamentais da religião. A número 9 da lista diz o seguinte:

“Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus.”

O que isso significa?

Resumindo, como exemplificado através da história do mundo, acreditamos em revelação contínua. Os profetas têm revelado as vontades de Deus desde o início dos tempos. Há certos períodos de tempo onde as pessoas rejeitam os profetas e essa ajuda é temporariamente perdida, mas quando as pessoas estão preparadas, Deus sempre fala com seus filhos através dos profetas. E não estou falando só sobre pessoas com dom de profecia, estou falando sobre servos de Deus autorizados, como Abraão, Moisés e Pedro.

Acreditamos que Deus revelou verdades no passado, você pode ler sobre elas na Bíblia Sagrada e no Livro de Mórmon. Além disso, acreditamos que hoje Deus ainda revela verdades, orientações e conselhos para nós. Você poder ouvir essas verdades pelo menos a cada 6 meses na Conferência Geral. Também acreditamos que há muitas coisas que ainda não sabemos que Deus pode revelar no futuro, o que é muito interessante.

Profeta pregando

Algumas religiões acreditam que a revelação e a orientação profética cessaram depois da morte de Jesus Cristo e dos apóstolos. Concordamos que o martírio dos servos autorizados de Deus naquela época e o afastamento dos ensinamentos originais de Cristo, trouxeram um período de apostasia para a Igreja antiga, mas depois que o mundo estava novamente preparado, acreditamos que Deus chamou profetas e continuará a chamar até que o próprio Cristo retorne.

Algumas religiões citam Hebreus 1 para mostrar que a Bíblia ensina que não haveria mais profetas depois de Cristo:

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, por quem fez também os mundos.”

Acreditamos que nessa passagem Paulo expressa o quão abençoado foi o povo daquela época por terem sido ensinados pela próprio Cristo. Ele basicamente diz, “Homens, aqueles profetas antigos são maravilhosos, mas esse cara, Jesus, é o filho de DEUS!” Não acreditamos que diz “Ah, aliás, nunca mais haverá outro profeta.” Na verdade, a Bíblia até menciona profetas, alguns pelo nome, que existiram ou existiriam depois de Cristo.

Porém, diferentes religiões podem interpretar escrituras de diferentes maneiras, todos nós só estamos tentando fazer o nosso melhor aqui. Nós acreditamos que a Bíblia claramente destaca o padrão profético de Deus, e acreditamos que esse padrão continua até hoje.

No entanto, o princípio de revelação não é exclusivo para os profetas, e não é exclusivo para os Santos dos Últimos Dias! Você pode receber revelação através do Espírito Santo para você e para a sua vida. Pais e mães podem receber revelação para suas famílias. A revelação não é uma ciência exata. Ela acontece de muitas formas e por diversas razões.

Na verdade, você provavelmente já teve algum tipo de revelação. Por exemplo, você já leu as escrituras e então algo surgiu na sua mente e você pensou, “Claro, isso faz muito sentido”. Isso provavelmente foi uma revelação. Ou talvez um dia você teve aquele sentimento de que precisava muito entrar em contato com aquele amigo e que você não sabia o motivo, mas você só seguiu aquela inspiração e foi a resposta para a oração daquele amigo. Provavelmente não foi uma coincidência.

Deus está tentando se comunicar conosco através de Seu Espírito e através de Seus profetas.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *