Os últimos oito meses têm sido desafiadores para todos. Estamos passando por uma situação inesperada de pandemia em conjunto com todos os outros problemas e desafios que já vivenciávamos.
Além de todas as perdas, restrições e adaptações geradas pela COVID-19, também lidamos com depressão, ansiedade, luto, desemprego, desastres naturais, e tantos outros problemas que nos desanimam.
Vamos refletir sobre a seguinte pergunta feita pelo Élder Tad. R. Callister: “Podemos ser otimistas em meio à turbulência?”
Nas escrituras aprendemos através dos exemplos de santos fiéis que apesar de parecer impossível, podemos ser otimistas e esperar pelo melhor.
Aprendemos com Paulo que “Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.
Por mais de dois meses Joseph ficou preso e isolado na Cadeia de Liberty, em meio ao seu desespero, lamentou junto ao Senhor e aprendeu que aquele era um breve momento e que ao perseverar triunfaria sobre os seus inimigos.
Há um pouco mais de 11 anos, o presidente Thomas S. Monson ensinou que nosso “futuro é tão brilhante quando [nossa] fé”.
“Ninguém passa pela vida sem problemas e desafios, e mesmo tragédias e infortúnios. Afinal, em grande parte, estamos aqui para aprender e crescer por meio desses acontecimentos em nossa vida. Sabemos que há momentos em que teremos sofrimento, pesar e tristeza. Contudo, foi-nos dito: “Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria.”
O próprio Jesus Cristo passou por momentos muito turbulentos durante os dias que antecederam a Expiação, e ao ver o temor e medo nos olhos de seus amados seguidores, Ele ensinou: “no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Ao refletir sobre o otimismo o Élder Callister ensina:
“O otimismo pode não ser o equivalente à fé, mas certamente é um trampolim na direção certa. De fato, é tanto um componente necessário de fé quanto um fruto da fé. É uma evidência poderosa de nossa fé em Jesus Cristo e em Seu poder para nos curar e salvar, mesmo que nossas provações pareçam momentaneamente insuportáveis.”
“O otimismo acresce combustível ao fogo da fé, por outro lado, o negativismo é como água sobre suas chamas. O negativismo e o pessimismo são territórios de Satanás; o positivismo e o otimismo são os territórios de Deus.
O otimismo é um raio de luz no que poderia ser um mundo escuro. É um reflexo das palavras do Salvador: “Eu sou a luz do mundo”.
Que possamos ser otimistas mesmo quando tudo parece estar errado. O otimismo fortalece nossa fé, e por meio de nossa fé em Cristo recuperamos nossas forças e seguimos em frente na esperança de dias melhores.
Fonte: Church News