fbpx

Perguntas e Respostas: “Qual é a história das vestimentas sagradas?”

a alegria do templo

Pergunta

Jesus Cristo usava roupas sagradas? Quando elas começaram a ser usadas?

Resposta

As roupas sagradas usadas pelos Santos dos Últimos Dias, tanto as que são usadas dentro do templo quanto as que são usadas fora, existem como parte de um cenário abrangente relacionado com vestes sagradas. Quando Moisés foi instruído pela primeira vez sobre a verdadeira adoração do templo, foi-lhe ensinado sobre as roupas específicas que os descendentes de Arão deveriam usar e as roupas adicionais separadas para o sumo sacerdote (Êxodo 28).

Cada item das roupas sagradas serviam como um lembrete do dever do sacerdote e do padrão de dignidade que ele deveria seguir para oficiar em sua responsabilidade (Ex 28:36-38). Antes de Moisés, Israel deu a seu filho José uma túnica especial com marcas para mostrar sua preferência (Gênesis 37:3). Essa túnica se tornou um modelo para o Capitão Morôni marcar sua própria túnica em sinal de um convênio nacional (Alma 46:11-27). Mesmo antes de tudo isso, a túnica de pele de Adão (Gen 3:21) aparece repetidamente na tradição associada ao direito de nascença por convênio (O Livro de Jasher 7 & 27).

Os homens judeus na época de Cristo usavam cinco artigos de vestuário: touca, sapatos, vestimenta de baixo com gamadia, vestimenta exterior e cinta (Doctrinal New Testament Commentary 1:820). Estes itens foram aumentando de acordo com a lei mosaica passada para Israel. Eles usavam pequenas franjas azuis na bainha, lembrando-os de obedecer estritamente aos mandamentos que lhes foram dados (Números 15:37-40).

Além disso, alguns judeus e cristãos deste período e um pouco mais tarde marcaram suas vestimentas com as letras ro e gama (r e g em grego), como visto na imagem. Eu pessoalmente vi uma dessas peças, com o que chamam de gamadia, em uma escavação em Massada. O propósito dessas marcas não estava bem documentado, mas alguns estudiosos atualmente especulam que elas têm um significado religioso ou relacionado a um ritual.

Por respeito à roupa sagrada do templo da atualidade, não vou embarcar numa comparação direta entre estas roupas sagradas e as que usamos hoje. Eu, no entanto, acho que deixei claro que os princípios por trás das vestimentas sagradas datam especificamente para os tempos do Novo Testamento e do Antigo Testamento, com temas gerais se desenrolando já na época de Gênesis.

Fonte: Ask Gramps

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *