fbpx

Missionária diagnosticada com câncer vê os milagres da ministração

Santos dos Últimos Dias em Lima, no Peru, estão ministrando a uma jovem missionária que está passando por um tratamento de câncer.

Eles sentem o amor do Salvador através da ministração, uma experiência que os têm inspirado a continuar servindo.

Faltavam somente 5 meses para Escarly Albujar terminar sua missão em La Paz, na Bolívia, quando os médicos encontraram um tumor do tamanho de uma bola de futebol no meio de seus pulmões. A vida dela deu uma reviravolta ainda maior quando ela recebeu a notícia de que teria que deixar a sua missão e retornar imediatamente para o Peru e iniciar o tratamento.

“Eu não podia acreditar,” disse Albujar. “Eu pensei, ‘Por que eu?’” Apesar de seu diagnóstico, ela implorou ao seu presidente de missão, Presidente Fabian Vallejo, para que permitisse que ela continuasse servindo, pensando que poderia iniciar o tratamento depois que terminasse sua missão. Felizmente, ele entendeu a seriedade da doença. No dia seguinte, 10 de dezembro de 2019, Albujar pegou o primeiro voo para Lima, para iniciar o tratamento e diagnosticar o tipo de câncer ela tinha.

Em Lima, Albujar foi imediatamente levada a uma clínica especializada. Depois de muitos testes, os médicos diagnosticaram que ela tinha um linfoma não-Hodgkins, e que estava se espalhando rapidamente. Disseram que ela teria que iniciar o tratamento com radioterapia e quimioterapia assim que possível. A mãe de Albujar, Martha López, que não é membro da Igreja, deixou tudo para trás em Chincha, Peru, viajou para Lima, para cuidar de sua filha.

Os milagres da ministração

Os membros da Igreja em Lima, souberam da situação de Albujar e não hesitaram em ministra-la da maneira que o Salvador faria. A Ala Santa Cruz, da estaca Limatambo, mostrou que não estava somente preocupada com a melhora de Albujar, mas também com o bem-estar espiritual e temporal de toda a família dela.

O bispo Yuichiro Shindo explicou que dentro da área da ala existem muitas clínicas, então os membros tinham conhecimento e experiência das necessidades de famílias como a de Albujar. O bispo, o presidente do quórum de élderes e a presidente da sociedade de socorro, dividiram as tarefas de coordenação médica, moradia, comida e o mais importante, o bem-estar espiritual da família.

Gregoria Huaz, que acabou de se mudar, foi designada como ministradora de Albujar. “Fui imediatamente a clínica para visita-la… e eu a vi tão jovem e indefesa que senti uma imensa dor… voltei para casa, me ajoelhei e implorei ao Pai Celestial que abençoasse Escarly,” disse Huaz. A partir daquele momento, ela se sentiu inspirada a como ajudar melhor Albujar e sua família.

Quando Albujar começou a quimioterapia, a mãe dela não tinha lugar para dormir. Ela dormia nas camas de quartos vazios da clínica, até que por causa do número de pacientes, isto se tornou impossível. O quórum de élderes ajudou a pagar por um hotel perto da clínica para que Martha Albujar pudesse descansar. As irmãs da Sociedade de Socorro a ofereciam desjejum, almoço e jantar. E porque a família Albujar não entendia sobre plano de saúde, membros da ala e casais missionários se revezavam nas longas filas em clínicas com ela. Eventualmente, eles a ajudaram a se mudar para um apartamento.

Durante o Natal e o Ano Novo, a família Albujar nunca se sentiu sozinha. Os membros decoraram uma pequena árvore de Natal no quarto de Albujar e casais missionários juntaram dinheiro para comprar um Ipad para ela poder ler as escrituras, ouvir as músicas da Igreja e se comunicar com os familiares em Chincha.

Os jovens da ala também foram incluídos na ministração. Eles convidaram os irmãos gêmeos mais novos de Albujar para atividades, buscando e os levando depois das atividades. Martha Albujar disse que era muito grata por seus filhos poderem sair e se distrair enquanto sua outra filha se recuperava.

Outro ato de ministração memorável foi quando Cesar Augusto Ontero, que retornou de sua missão em Iquitos, viajou com toda a sua família de Piura (15 horas ao norte do Lima) para visitar Albujar. Ele também foi diagnosticado com câncer enquanto estava servindo como missionário, fez o tratamento na mesma clínica que Albujar e obteve resultados milagrosos. A visita dele e sua família trouxe esperança e forças para a família de Albujar.

Durante os últimos sete meses de luta e medos, a ala se tornou uma segunda família para a família Albujar. A jovem Escarly ficou dois dos sete meses que está em tratamento em coma, durante esses períodos a sua família adotiva se juntou em jejum e oração para o seu bem-estar. Agora, sempre que um irmão ou irmã da Igreja chega a porta do apartamento de Albujar, sua mãe os recepciona, sabendo que eles vêm para visitar e orar por sua filha.

Mesmo com toda a ministração que a Ala Santa Cruz tem oferecido, “Ainda não terminamos,” disse o bispo Shindo. “Há mais comprometimento com a ministração em nossa ala.” Um grande espírito de serviço tem preenchido a ala, ele disse, especialmente naqueles que estão envolvidos com a família Albujar. Ele tem sentido o amor do Salvador através da ministração, uma experiência que os têm inspirado a continuar servindo.

Lição aprendida

Apesar de Albujar inicialmente não entender  por quê ela tinha que passar por essa provação, ela sente que o Senhor nunca a abandonou. “Eu sei que Ele vive e que Ele sempre estará lá por mim,” ela disse. “Por causa dessa provação, eu aprendi e fiquei mais forte. Sou muito grata ao Senhor por me dar uma nova oportunidade.”

Ela sabe que não importa quanto tempo vivemos, mas os atos bons que fazemos durante o nosso tempo na terra. “Não sei se viverei por pouco ou muito tempo, “ ela disse, “mas tudo o que peço ao Senhor, é que eu não perca a esperança e a fé. …anseio viver, casar, ter uma família, mas seja qual for a vontade do Senhor, eu aceito. Aprendi a curtir, sorrir e viver da melhor maneira que posso a cada dia, como se fosse o meu último.”

Atualmente, Albujar está aguardando para o seu último exame, o PET scan, e espera estar livre do câncer.

Albujar disse que vê a diferença em sua mãe, que agora lê o Livro de Mórmon, ora constantemente e vai à igreja sempre que possível. Quanto a ela, Albujar disse que estabeleceu metas de aprender inglês e estudar o manual Vem e Segue-Me com sua mãe.

Fonte: ChurchofJesusChirst.org

Relacionado:

Jovem descobre câncer terminal 13 dias antes de partir em uma missão, mas acha outra maneira de servir

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *