fbpx

O que os profetas e apóstolos dizem sobre video games?

Pergunta

Qual é a opinião da Igreja sobre os videogames?

Resposta

Caro amigo,

Obrigado pela sua pergunta. 

Jogar videogames são hobbies como ir ao cinema, andar de patins, acampar ou escalar. Não há nada de errado em ter um hobby, mesmo que seja um tipo que as pessoas não entendem.

Porque os videogames são muito novos (eles estão no mercado em torno de 40 anos) e porque alguns jogos tem conteúdos questionáveis, existem pessoas que acreditam que jogar video games deveria ser proibido. 

Acredito que essa atitude é muito extrema, e exprime um pouco de ignorância por parte dessas pessoas.

Equilíbrio

Uma coisa que os hobbies fazer é unir pessoas. Um pai pode levar o filho para pescar num sábado pela manhã e fortalecer o relacionamento entre pai e filho e os laços familiares. Uma mãe pode levar a filha para jogar boliche que terá o mesmo efeito. Algumas famílias gostam de boliche ou pescaria, e algumas gostam de videogames.

Muitos de nós constroem lindas memórias ao jogar nossos jogos favoritos em família. Infelizmente, algumas pessoas que dizem que videogames deveriam ser evitados, falham em compreender que cada família tem gostos diferentes, e só porque esses interesses são diferentes do que o delas, não significa que eles são imorais.

Agora, o senso comum é necessário. Dever ser óbvio que alguns jogos são inapropriados, e não vou falar alguns deles aqui para evitar dar mais atenção do que eles já têm. Como todas as mídias eletrônicas, existem escolhas boas e morais, e existem as escolhas questionáveis. Ter como regra geral jogar ou não videogame, é o mesmo que evitar todos os tipos de filme, somente porque alguns sejam inapropriados.

O Presidente Nelson disse o seguinte na última conferência:

“Há alguns meses, recebi uma carta comovente de uma querida irmã. Ela escreveu: “[Minhas filhas e eu] sentimos que estamos em uma competição cruel pela atenção dividida de nosso marido e de nossos filhos com os programas esportivos diários, videogames, informações sobre o mercado de ações e os infindáveis comentários de todos os jogos esportivos [imagináveis] aos quais assistem. Parece que estamos perdendo nosso lugar na primeira fileira da arquibancada com nosso marido e com nossos filhos por causa do lugar permanente deles na primeira fileira da arquibancada com [os esportes e os jogos]”.

Irmãos, seu dever primordial como portador do sacerdócio é amar e cuidar de sua esposa. Tornem-se um com ela. Sejam companheiros dela. Ajudem-na a querer ser sua esposa. Nenhuma outra atividade na vida deve ter prioridade sobre a edificação de um relacionamento eterno com ela. Nada na televisão, no celular ou no computador é mais importante do que o bem-estar dela.

Façam uma análise de como vocês têm dispendido seu tempo e onde estão gastando suas energias. Isso mostrará onde está seu coração. Orem para que seu coração esteja em sintonia com o coração de sua esposa. Procurem fazê-la feliz. Busquem seu conselho e a ouçam. Os conselhos dela vão melhorar suas ações.

Irmãos, todos nós precisamos nos arrepender. Temos que nos levantar do sofá, deixar de lado o controle remoto e sair de nossa inércia espiritual. É hora de vestir nossa armadura completa de Deus para que participemos do trabalho mais importante na Terra. É hora de “[lançar nossa foice] e [ceifar] com todo o [nosso] poder, mente e força”. As forças do mal jamais foram tão avassaladoras como são hoje. Como servos do Senhor, não podemos ficar adormecidos enquanto a batalha se intensifica.”

Algo para ter em mente

Então amigo, não é o hobby em si que é moralmente errado ou não, é como você utiliza ele. Os videogames consomem todo o seu tempo? Você só pensa em jogar? Então isso não é mais um hobby, e sim um vício. Então o Senhor pode desaprovar esse comportamento. Você joga somente algumas vezes por semana, como uma forma de desestressar e passar tempo com a sua família? Então não há um problema.

Fonte: AskGramps

Relacionado:

O problema do vício em videogames – advertência dos profetas

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *