fbpx

Algo que talvez não entendemos direito sobre a negação de Pedro

A Negação de Pedro de Carl Heinrich Bloch mostra Pedro momentos depois que ele negou que Cristo três vezes. Um incidente tão importante que todos os quatro evangelhos o incluíram. A vergonha profunda de Pedro por ter negado conhecer o Filho de Deus é clara no rosto sombreado. Muitas vezes interpretamos as ações de Pedro como um ato de covardia. Como naqueles momentos finais ele não conseguiu ficar ao lado do Salvador. Que ele escolheu a sua própria vida em vez da de Cristo.

Mas será que Pedro poderia ter diferentes razões para a sua negação?

Em 1971, o Presidente Spencer W. Kimball deu um discurso na Universidade Brigham Young intitulada “Pedro, meu irmão”. Nele, o Presidente Kimball relata sobre um tempo quando ele ouviu um ministro condenar Pedro por sua covardia. Mas o Presidente Kimball não conseguiu conciliar as palavras do ministro com suas próprias crenças. Ele via Pedro como um homem de grande fé e coragem, condizente com um apóstolo do Senhor.

Pedro pode não ter tido fé suficiente para permanecer à tona, mas ele teve fé suficiente para dar o primeiro passo.

pedro

Art: “Christ Walks On Water”

O Presidente Kimball relata algumas vezes antes da crucificação de Cristo onde Pedro demonstrou uma enorme coragem e fé. Quando Cristo chamou Pedro para ser apóstolo, Pedro, “deixando logo as redes, [O seguiram]”. Quando Cristo andou sobre o mar da Galileia, Pedro disse: “manda-me ir ter contigo por cima das águas”.

Pedro afundou, e Cristo admoestou Pedro pela sua falta de fé. Mas nenhum dos outros discípulos chegou a pedir para juntar-se a Cristo na água. Bem antes de Cristo dizer a Pedro que ele iria negá-Lo, o próprio Pedro disse: “estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte”. Finalmente, quando Cristo é levado para ser julgado, Pedro segue seu Senhor sozinho.

Então, como reconciliamos esse homem escolhido que tem fé com o homem que negou seu Salvador? O Presidente Kimball oferece uma solução.

“Ele tinha sido proibido pelo próprio Redentor de resistir à crucificação que estava próxima.”

Quando Cristo disse a Pedro, “nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás”, Cristo não profetizou um momento de fraqueza de Pedro. Cristo disse a Pedro que ele precisaria negar conhecer a Cristo.

Então por que Jesus faria isto, principalmente quando o Livro de Mórmon afirma “Ai do mentiroso, porque será lançado no inferno”? Primeiro, precisamos entender que o Presidente Kimball disse:

“Pedro jamais negou a divindade de Cristo. Ele apenas negou sua associação ou sua convivência com o Cristo, que é uma questão diferente”.

Se Pedro tivesse declarado o Salvador, a multidão teria matado Pedro também. Mas ele não negou seu testemunho. Pedro ainda tinha fé suficiente em seu Salvador para saber que Ele é o Redentor.

O Presidente Kimball sugere que as lágrimas amargas de Pedro eram lágrimas de entendimento. Que naquele momento, Pedro percebeu que Cristo morreria e não escaparia das mãos dos homens maus como tinha escapado antes. Ele sentiu que tudo em que ele acreditava tinha acabado com a morte de Cristo.

Mas Pedro não sabia o que Cristo o tinha chamado para fazer. Pedro batizou três mil pessoas no dia de Pentecostes. Ele recebeu a visão para batizar os gentios. Escreveu duas epístolas.

Pedro cura um homem coxo de nascença, como registrado em Atos 3.

Cristo precisava de Pedro para continuar Seu trabalho. É por isso que Cristo pediu a Pedro que negasse conhecê-lo.

Veja bem, o Presidente Kimball não argumenta que esta interpretação é a única. Eu também não. Como um homem falho, Pedro era sujeito à fraqueza humana. O medo naquele momento poderia ter superado a sua fé. Sua devoção ao evangelho após a morte de Jesus poderia vir da escuridão que ele sentiu em negar Cristo. Ele pode ter esperança nesta interpretação, que mesmo se pecarmos, podemos nos tornar melhores.

Pois após muitas tribulações vêm as bênçãos. Portanto vem o dia em que sereis coroados de muita glória; ainda não é chegada a hora, mas está próxima. – D&C 58:4

Pense de modo mais profundo sobre essa história. Você ganhará uma melhor compreensão do caráter de Pedro e como nós podemos comparar sua história a nós. Muitos missionários servem em países onde eles não podem pregar o evangelho abertamente. Muitos que seguem o evangelho de modo fiel precisam enfrentar provas de que eles acreditam no impossível, como uma doença terminal ou um membro da família que sai da Igreja.

Mas Cristo um plano especial para cada um de nós. Podemos não entender por que o Senhor nos pede para fazer certas coisas. Mas, podemos ter fé em Sua promessa de que “depois de muitas tribulações vêm as bênçãos”, assim como aconteceu com Pedro.

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Lição aprendida com Pedro quando ele andou sobre as águas

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *