fbpx

Ei, você! Já disse “muito obrigado” para alguém hoje?

agradecer ser grato obrigado

Sabemos muito bem reclamar todos os dias, mas e agradecer… Huuuum, tarefa difícil hein? E por falar em agradecer, você já agradeceu alguém hoje?

Uma vez li uma frase que dizia: “Não é que as pessoas felizes são gratas, as pessoas gratas é que são felizes”, e demorei um tempo para entender isso. Não é a felicidade que gera a gratidão, e sim o contrário. Quando somos gratos, somos felizes e isso muda tudo a nossa volta, até as oportunidades de pregar o evangelho.

Oprah Winfrey também disse sábias palavras sobre a gratidão:

“Seja grato pelo que tem e acabará tendo mais. Ao se concentrar no que não tem, jamais terá o suficiente”.

Já notou como isso é verdade?

A gratidão muda nosso estado de espírito, e com isso mudamos o mundo a nossa volta. O livro O Segredo de Rhonda Byrne é perfeito em todos os sentidos e ainda mais quando fala sobre o poder que a gratidão tem. Quando resolvemos ser gratos ficamos cheios de energia positiva, que atrai mais energia positiva. Por outro lado, quando resolvemos ser rancorosos e reclamar atraímos mais problemas e frustrações para nossa vida. Já percebeu que quando algo dá errado e reclamamos parece que o dia todo é um caos? É porque emitimos emoções em uma frequência negativa que atrai mais coisas semelhantes!

O nosso cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento por vez. Diga-me, entre a infelicidade e a felicidade qual deles você escolhe? Permita-se ocupar o cérebro com a gratidão e colha como resultados a tranquilidade e o equilíbrio necessários para superar os obstáculos que a vida naturalmente nos impõe, olhando tudo com positividade e leveza, e alcançando assim o que deseja com mais facilidade e menos estresse. Assim como Joseph, podemos entender que tudo nos servirá de experiência e será para nosso bem.

Quem é grato vê o “copo meio cheio”. Conseguem com facilidade ver o lado bom de todos os acontecimentos, mesmos os ruins, e este otimismo é uma atitude facilitadora em todo e qualquer relacionamento social.

Muito se fala sobre a gratidão em estudos nas áreas da filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Estes  estudos  trazem à luz também a função histórica, social e psicológica de ser grato.

Robert A. Emmons, professor da psicologia da Universidade da Califórnia e grande pesquisador, um dos principais estudiosos sobre gratidão da última década, correlaciona o sentimento de gratidão com a formação da personalidade moral de um indivíduo, atribuindo a ela o desenvolvimento da gentileza, generosidade e do desprendimento. Também em seus estudos, ele conseguiu correlacionar positivamente que a gratidão inspira a felicidade e afirma que a gratidão diária tem a capacidade de promover o bem-estar do indivíduo.

Outros estudos importantes desenvolvidos por Sara Algoe e por K. E. Bonnie, psicólogos e neurocientistas americanos, correlacionam a gratidão com a promoção e manutenção dos relacionamentos, por meio da reciprocidade que ela estimula entre quem fez a boa ação e quem a recebe. Assim, a gratidão tem uma função de equilíbrio social, além de haver uma reprodução do comportamento – reciprocidade – o que gera o que vimos por exemplo, no filme “A Corrente do Bem”. Em outras palavras, eu faço o bem para alguém, esse alguém faz o bem para outra pessoa e assim sucessivamente.

Não estamos dizendo que as pessoas gratas e gentis não têm problemas! Todos nós os temos e eles fazem parte de nossa experiência mortal. No entanto, o que diferencia as pessoas gratas das demais é que em vez de reclamarem elas observam o que podem aprender com a situação. Elas são gratas pelos mínimos detalhes, como o simples fato de estarem vivas e respirando!

E o mais legal é que as pessoas estão sempre nos observando. É muito bom receber algo de alguém que é de bem com a vida não é? E como seria bom se as pessoas conhecessem o evangelho por meio de nossos simples atos de gentileza e de nosso exemplo de gratidão.

Nosso silêncio diz muito sobre nós. As pessoas raramente vão dar abertura para os missionários, por exemplo, se os membros que eles conhecerem forem “carrancudos” e “reclamões”. Naturalmente, elas vão pensar que todos os membros da Igreja são assim também! Por outro lado, se os membros que elas conhecerem forem pessoas positivas, gratas e gentis, será outra história!  Se alguém conhecer o evangelho por nosso intermédio, qual será a impressão dela sobre os membros?

“Todo membro é um missionário”, ensinou o Presidente David O. Mckay. E Francisco de Assis (dito São Francisco de Assis) ensinou: “Pregue o Evangelho em todo tempo, se necessário, use palavras”. Essas duas citações nos ensinam que a todo o momento somos missionários, sem muitas das vezes estarmos pregando! A melhor forma de falar sobre o evangelho é com nosso exemplo. E que melhor exemplo poderíamos dar que sermos pessoas positivas e gratas?

Nosso Pai Celestial nos ama e espera que sintamos Seu amor por nós em todos os momentos. Devemos ser gratos pelo sacrifício expiatório de Cristo que possibilita sermos melhores a cada dia. Sejamos gratos pelas bênçãos do evangelho em nossa vida e pelas boas dádivas que diariamente Dele recebemos.

“A gratidão transforma o que você tem em suficiente”

Melody Beattie

E então, que tal dizer obrigado para alguém hoje?

Relacionado:

O poder da gratidão em nossa vida

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Bumblebee
Informações para os pais sobre o filme “Bumblebee"
6 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Novo Testamento

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *