fbpx

Saiba como o profeta Joseph Smith comemorava o Natal

natal de joseph smith

Celebrar o Natal antigamente em Nauvoo era bem simples, mas a comemoração era tão feliz quanto é hoje.

Consegue imaginar ir para a escola no Natal? E um Natal sem árvore, luzes, cartões de Natal ou presentes? Embora seja difícil de imaginar o Natal sem estas coisas, isto descreve o dia de Natal dos primeiros membros da Igreja que viveram em Nauvoo.

O Profeta Joseph Smith nasceu em 23 de dezembro de 1805, apenas dois dias antes do Natal. Não existe registro de quaisquer maneiras específicas como ele comemorava seu aniversário, mas em 1843, com 38 anos, o profeta escreveu que passou o dia se preparando para uma comemoração — uma comemoração de aniversário, mas de outra pessoa. Ele preferiu passar o dia de seu aniversário preparando-se para o Natal, o aniversário do Salvador.

“Sábado, 23 de dezembro de 1843 — estou em casa, aconselhando os irmãos que me chamaram, fazendo meus afazeres domésticos e os preparativos para o jantar de Natal” (History of the Church, 6:133).

Natal em Nauvoo

Quando a América foi colonizada em meados de 1.600, a maioria dos pioneiros não acreditava que o Natal deveria ser um momento de festividades. Eles evitavam as tradições “impuras” de Natal da Inglaterra. Para a família de Joseph e muitos dos santos com ancestrais da Nova Inglaterra, o dia de Ação de Graças era tradicionalmente mais relevante do que o Natal. Mas durante a vida do Profeta Joseph Smith, o dia de Natal gradualmente tornou-se reconhecido como um dia de celebração, bem como um dia sagrado.

O Natal era pouco festivo naqueles dias. Alguns registros mostram que os filhos dos santos em Nauvoo frequentavam a escola no dia 25 de dezembro porque o Natal não era um feriado reconhecido no estado de Illinois. As árvores de Natal não eram comuns e alguns santos trocavam presentes de Natal ou cartões. Ao invés de focar em dar e receber presentes, os membros da Igreja na década de 1840 passavam a noite de Natal com a família e os amigos, desfrutando de uma boa refeição, música e dança.

Embora não haja nenhum registro do que eles serviam nesses jantares em Nauvoo, os pratos provavelmente continham ingredientes usados em todo o inverno — farinha, açúcar, feijão, milho, carne seca e frutas desidratadas. As celebrações de Natal provavelmente incluíam alguns dos doces favoritos dos santos, como sorvete feito de neve, açúcar e aromatizantes, doces feito de melaço e biscoitos feitos com tâmaras ou figos.

Natal com o profeta

No livro History of the Church, o profeta registrou algumas celebrações de Natal memoráveis. Esses registros mostram o quanto ele apreciava os natais que passou com a família e amigos. Um destes ocorreu no dia de Natal de 1835.

“Sexta-feira, 25 de dezembro de 1835 — me diverti muito em casa com minha família o dia inteiro. É Natal, a única vez que tive esse privilégio tão satisfatório durante um longo período” (2:345).

Oito anos depois, no dia de Natal de 1843, o profeta registrou outro Natal memorável. A celebração começou bem cedo de manhã quando cantores fizeram uma apresentação em frente da casa dele por volta da 1h da manhã. Esta visita surpresa, deixou o profeta muito feliz. Ele escreveu que o canto “fez com que um sentimento de prazer percorresse [sua] alma” (History of the Church, 6:134).

O dia continuou com uma grande festa. Naquela tarde, Joseph e Emma receberam cerca de 50 casais para jantar, e Joseph escreveu o seguinte sobre o encontro:

“Segunda-feira, 25 de Dezembro — uma grande ceia aconteceu em minha casa e passamos a noite com música e dança de uma forma alegre e amigável” (History of the Church, 6:134).

O aniversário do Salvador

Apesar de o Natal, para os santos em Nauvoo ter sido muito diferente do Natal de hoje, o objetivo era o mesmo —comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Poucos homens compreendem a glória que foi o nascimento de Cristo tão bem quanto o próprio profeta, pois Joseph tinha visto o Salvador, “sim, à direita de Deus”, e era uma testemunha de “que Ele vive!” (D&C 76:22-23).

Fonte: LDS.org

Relacionado:

Como deve ter sido o Natal dos pioneiros santos dos últimos dias

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *